segunda-feira, 29 de julho de 2024

ONESIMO

 I. O EVANGELHO PROPORCIONA UTILIDADE!

“Ele antes era inútil para você, mas agora é ÚTIL, tanto para você quanto para mim.” (Filemom 11)
O apóstolo faz um jogo de palavras nesse versículo, expressando assim uma verdade espiritual e para destacar o poder do evangelho.
Onésimo significa “O ÚTIL”. Pelo visto, antes de se tornar cristão, esse escravo era tudo menos útil para o seu senhor. Aparentemente ele antes era falso, mentiroso e ladrão.
Por trás desse nome há uma tragédia escondida – talvez até uma tragédia familiar. Sabe-se que naquela época os pais colocavam nomes em seus filhos com o qual expressavam uma esperança ou um desejo. Onésimo, no entanto, havia destruído totalmente essa esperança e decepcionado os seus pais. Ele era o flagrante oposto daquilo que se esperava dele. – Agora, porém, ele encontrou a Jesus e, a partir desse momento, dava toda a honra ao nome dele. Ele se tornou útil.
II. O PODER DO EVANGELHO PODE TRANSFORMAR TOTALMENTE UMA PESSOA:
Onésimo, um escravo e ladrão inútil, tornou-se um amado e fiel irmão em Cristo: “Ele irá com Onésimo, fiel e amado irmão, que é um de vocês” (Colossenses 4.9). Pedro, um pescador que jogava a rede em vão, tornou-se um homem cuja sombra era suficiente para curar pessoas: “De modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava” (Atos 5.15). Um agitado homem possesso se tornou um calmo discípulo de Jesus: “Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas” (Marcos 5.5). – “Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo” (Marcos 5.15).
João, o discípulo vingativo, tornou-se o apóstolo do amor: “Mas o povo dali não o recebeu porque se notava que ele se dirigia para Jerusalém. Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: ‘Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?’” (Lucas 9.53-54). – “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1João 4.7). A mulher samaritana de má fama se tornou uma testemunha da verdade: “‘Não tenho marido’, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: ‘Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade’” (João 4.17-18). – “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: ‘Ele me disse tudo o que tenho feito’” (João 4.29,39).
Saulo, o sanguinário perseguidor de cristãos, tornou-se Paulo, um homem de coração bondoso e um advogado para Onésimo: “Muitas vezes ia de uma sinagoga para outra a fim de castigá-los e tentava forçá-los a blasfemar. Em minha fúria contra eles, cheguei a ir a cidades estrangeiras para persegui-los” (Atos 26.11). – “Prefiro fazer um apelo com base no amor... em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso. Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração” (Filemom 9-10,12).O carcereiro insensível tornou-se um amigo compassivo: “Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado. Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco” (Atos 16.23-24). – “Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles...” (Atos 16.33).
O evangelho é o poder de Deus que salva, que transforma, que cria novas pessoas: “Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos” (1Coríntios 12.2). – “Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo” (Efésios 2.13).
(Norbert Lieth)
***
III. VIDAS TRANSFORMADAS, RELACIONAMENTOS RENOVADOS
REFERÊNCIA: (FILEMOM 1-25)
● Vida cristã é relacionamento. Esta carta é um manual de relacionamento. Trata de amor, perdão, restituição e reconciliação. Vejamos o contexto e as circunstâncias em que esta carta foi escrita:
1°) Filemon era um homem rico, dono de escravos, convertido pelo ministério de Paulo (v. 19), que morava em Colossos. Ele era um homem que tinha uma vida espiritual exemplar: 1) Fé em Jesus (v. 5); 2) Amor para com todos os santos; 3) O coração dos santos era reanimado por seu intermédio (v. 7).
2°) Esta carta é enviada a Filemon, sua esposa Áfia e seu filho e pastor Arquipo, bem como a toda a igreja que se reunia na casa de Filemon (v. 2).
3°) Paulo estava preso em Roma. E por providência de Deus, o escravo que havia fugido da casa de Filemon e também havia roubado de Filemon (v. 18), foge para Roma e vai parar exatamente onde Paulo estava. E Paulo o levou a Cristo (v. 10).
4°) No Império Romano havia cerca de 60 milhões de escravos. Muitos deles eram oprimidos. Alguns escapavam roubando os seus senhores. Quando eram capturados, eram marcados com um F (fugitivus) na testa com ferro quente ou eram crucificados. Um escravo não tinha direitos. Não era uma pessoa, mas uma ferramenta viva. Valia de 500 a 50.000 denários.
5°) Quando Paulo levou Onésimo a Cristo, este passou a servi-lo, mas Paulo logo o envia de volta ao seu dono, rogando-o que o receba como se fosse o próprio Paulo, dispondo-se inclusive a pagar o que porventura Onézimo lhe devesse.
Conclusão
IV. NESTA CARTA APRENDEMOS VÁRIAS LIÇÕES:
● VOCÊ NUNCA É TÃO GRANDE COMO QUANDO VOCÊ É HUMILDE – (Fl 1,8,9,14,19)
a) Paulo não se apresenta como apóstolo, mas como prisioneiro de Cristo
▪︎ Quando vai interceder por um escravo, coloca-se no nível dele e em vez de usar sua autoridade de apóstolo, apresenta-se como o prisioneiro de Cristo (v. 1) e o velho (v. 9). Quando vai defender a causa de alguém que o mundo considerava apenas um objeto do seu dono, chama-o de MEU FILHO (v. 10), 'O MEU PRÓPRIO CORAÇÃO' (v. 12).
● Paulo compreende que as circunstâncias podem estar fora do nosso controle, mas não do controle de Deus:
1°) Ele não se considera prisioneiro de Roma ou de César, mas de Cristo – É Cristo quem está no controle da sua vida.
2°) A fuga de Onézimo estava fora do calendário de Filemon, mas não fora controle da agenda de Deus (v. 15,16).
b) Paulo não usa sua autoridade de apóstolo para impor sua vontade a Filemon, mas solicita com amor.
▪︎ Se Paulo não tivesse ganhado o coração de Filemon, Onézimo poderia ter tido uma recepção gelada. Paulo prefere apelar em nome do amor do que ordenar (v. 8,9).
▪︎ Muitas vezes podemos fechar portas em vez de abri-las quando exercemos uma autoridade autoritária, em vez de uma postura humilde.
V. VOCÊ NUNCA DEVE PERDER UMA OPORTUNIDADE PARA ELOGIAR SINCERAMENTE AS PESSOAS – (Fl 4-7)
1°. Paulo destaca a vida fiel de Filemon tanto para com Deus como para com os irmãos – v. 4-5
▪︎ Paulo agradece a Deus em oração pelo relacionamento de Filemon com Jesus e com os irmãos. Qual foi a última vez que você agradeceu a Deus pela vida de uma pessoa e disse isso para ela? Às vezes, nós só falamos para os irmãos os seus pontos negativos, mas e o encorajamento?
2°. Paulo enaltace os efeitos do amor Filemon na vida das pessoas – v. 7
• Paulo não era daquilo tipo de crente que achava que é perigoso fazer elogios sinceros. Diga para as pessoas que elas são uma bênção. Diga para elas que você tem sido abençoado por intermédio da vida delas. Diga para elas que muitos são consolados por intermédio do ministério delas. A casa de Filemon era um oásis.
▪︎ Sua vida tem sido um refrigério para as pessoas que vivem ao seu redor. Quando as pessoas oram por você podem fazê-lo com alegria ou sempre com lágrimas?
● O AMOR CRISTÃO SEMPRE ABENÇOA AS PESSOAS:
1°) Gratidão pelo melhor dos outros – (v. 4; 2) 2°) Procura o bem dos outros – (v. 10. 3)
3°) Lida honestamente com os outros – (v. 12)
4°) Leva o fardo dos outros – (v. 18; 5)
5°) Crê o melhor dos outros – (v. 21).
VI. VOCÊ NUNCA DEVE PERDER A OPORTUNIDADE DE SER UM PACIFICADOR – (Fl 8-16)
▪︎ Paulo usou cinco fortes argumentos para apelar a Filemon, a fim de que recebesse com bom grado a Onézimo de volta. Paulo foi um intercessor, um mediador, um pacificador.
• Temos nós construídos pontes ou cavado abismos entre as pessoas?
1°. Ele começou com a reputação de Filemon como um homem que abençoava as pessoas – (Filemom 😎
▪︎ As palavras 'POIS BEM' conectam-se com o fato de que Filemon era um homem que reanimava o coração dos santos. Agora, Paulo está lhe dando a oportunidade de refrigerar o seu próprio coração. Filemon tinha sido uma bênção para muitos crentes, agora deveria ser também para um escravo fugitivo que havia se convertido.
2°. Ele usou a linguagem do amor em vez de autoridade apostólica para sensibilizar (Filemom 9)
▪︎ Paulo era apóstolo, era velho e ainda estava preso. Mas em vez de ordenar, pede, suplica. Há um ditado chinês que diz que “pegamos mais moscas com uma gota de mel do que com um barril de fel”.
3°. O terceiro apelo de Filemon foi a conversão de Onésimo – (Filemom 10)
▪︎ Onésimo era apenas um escravo ladrão e fugitivo, mas agora é filho na fé de Paulo e irmão na fé de Filemon. Em Cristo não há escravo nem livre (Gl 3:28). Isso não significa que quando uma pessoa é convertida que sua condição social muda ou que suas dívidas não devem mais ser pagas. Mas significa que Onézimo agora tem uma nova posição diante de Deus e diante do povo de Deus e Filemon tem que levar isso em consideração.
A VIDA DE ONÉSIMO PODE SER DIVIDIDA EM 5 PARTES:
1) Na Casa de Filemon – sua desonestidade; 2) Em Roma – Uma grande cidade de liberdades sem limites e muitas tentações;
3) Sob a influência da pregação de Paulo – Um ouvinte e um convertido;
4) Na prisão, como um ajudante de Paulo – Sua conversão se prova pelo fato de deixar as más companhias, servir a Paulo e estar pronto a voltar ao seu senhor;
5) Na casa do seu senhor novamente – Retorno, reconciliação e alegria.
4°. O quarto apelo era que Onésimo era útil para Paulo em seu ministério em Roma – (Filemom 11-14)
▪︎ O nome Onézimo significa ÚTIL e o nome Filemon (AFEIÇOADO OU AQUELE QUE É GENTIL). Se o escravo que se tornara inútil, agora é útil, não deveria o nome do patrão fazer jús também ao seu significado?
▪︎ Paulo poderia ter mantido Onésimo consigo em Roma, mas resolveu devolvê-lo ao seu senhor, como alguém útil.
▪︎ O evangelho transforma as pessoas: um inútil numa pessoa útil. Um escravo, num irmão; um ladrão em uma pessoa honesta; um fugitivo em alguém que volta para pedir perdão.
5°. O quinto apelo relata a providência divina – (Filemom 15 -16)
▪︎ Como crentes devemos crer que Deus está no controle das situações e circunstâncias mais difíceis (Rm 8:28). A fuga de Onésimo não apanhou Deus de surpresa. Deus o levou a Paulo em Roma para salvá-lo e devolvê-lo como um irmão ao seu senhor.
▪︎ Onésimo foi para Roma como um escravo, mas voltou como um irmão.
▪︎ Paulo com esses argumentos encoraja Filemon a perdoar o seu escravo e a recebê-lo como a um irmão.
VII. VOCÊ NUNCA DEVE DESISTIR DE VER O PODER DO EVANGELHO PREVALECENDO NA VIDA DAS PESSOAS – (Filemom 17-25)
1°) Precisamos aprender que não existem pessoas mais importantes do que outras – (v. 17)
▪︎ Paulo, o apóstolo de Cristo roga a Filemon para receber o escravo convertido como se fosse ele mesmo. Isso quer dizer que não existe uma pessoa mais importante do que outra na igreja de Deus. Somos todos iguais. Somos todos companheiros de jornada.
● ILUSTRAÇÃO: Erlo Stegen ao receber algumas autoridades sul africanas ficou com vergonha dos zulus e fechou a janela para que as autoridades não vissem os negros e o Espírito lhe disse: Ao fechares a janela, ficarei do lado de fora.
2°) Precisamos aprender a nos identificar com as falhas das pessoas – (v. 18-19)
▪︎ Paulo pediu a Filemon para receber a Onésimo como ao seu próprio coração (v. 12). Paulo estava pronto a colocar a dívida de Onésimo em sua própria conta (v. 18,19). Isso é profunda identificação. Temos que ter compaixão pelos que erram. O Cristianismo transforma o pior escravo no melhor dos homens livres.
▪︎ Isso é uma ilustração do que Jesus fez por nós. Lutero disse que todos nós somos ONÉSIMOS. O povo de Deus foi tão identificado com Jesus que o Pai nos recebe como ao seu próprio Filho. Somos aceitos no Amado (Ef 2:6). Fomos vestidos em sua justiça (2 Co 5:21). A palavra “recebe-o” no verso 17 é receber dentro do círculo familiar. Imagine um escravo entrando dentro do círculo familiar do seu senhor. Imagine um pecador entrando na família de Deus!
▪︎ Paulo não sugere que Filemon ignore os crimes de Onésimo. Mas oferece-se para pagar sua dívida. A linguagem do v. 19 soa como uma nota promissória legal. Não bastou o amor de Deus para nos salvar. Ele salvou-nos por sua graça. E graça é amor que paga um preço! Ele pagou a nossa dívida. Isso é a doutrina da imputação. Cristo morreu na cruz e meus pecados foram lançados sobre ele. Quando eu confio nele, sua justiça é lançada sobre mim. Então, Deus me recebe como recebe ao seu Filho.
3°) Precisamos exercitar tanto a restituição como o perdão – (v. 12, 17-20)
▪︎ Uma pessoa convertida tem uma transformação no seu caráter. Ele deixa de ser caloteiro. Ele assume suas responsabilidades. Ele exercita a restituição. Paulo restitui Onésimo e está pronto a restituir o dinheiro que Onézimo roubou.
▪︎ Mas, embora Paulo esteja pronto a pagar a dívida, encoraja Filemon a perdoar. O perdão é a marca de um verdadeiro cristão. Perdoar é cancelar a dívida, é não cobrá-la mais. É deixar a outra pessoa livre.
4°) Precisamos aprender sobre o glorioso poder de Jesus para salvar
▪︎ Jesus apanha um escravo fugitivo e faz dele um homem livre, santo, salvo, útil. Não há caso perdido para Jesus. Não devemos desistir de pregar nem de esperar a transformação das pessoas. Jesus ainda continua transformando escravos em homens livres. O evangelho transforma um escravo em irmão.
5°) Precisamos compreender que uma pessoa convertida se torna uma pessoa útil nas mãos de Deus – (v. 11)
▪︎ Uma pessoa convertida precisa ser uma bênção. Ela tem uma transformação radical na vida. Ela não é mais a mesma. Suas palavras mudam. Sua conduta muda. Suas atitudes mudam. Antes um problema, agora uma bênção.
▪︎ Uma pessoa convertida é uma bênção permanente – (v. 15)
Paulo termina a carta com uma saudação cheia de ensinos: 1) Quando se faz as coisas do jeito de Deus, os resultados sempre transcendem as expectativas – v. 21; 2) Tudo o que Deus faz, o faz através da intercessão do povo de Deus – v. 22; 3) Demas, amou o presente século e abandonou o apóstolo depois de um tempo de caminhada. Isso não signfica perda da salvação, mas alerta que algumas pessoas podem estar envolvidas na obra sem serem da obra.
(Hernandes Dias Lopes)
Pense nisso!
VIII. 5 FATOS MAGNÍFICOS DO VALOR DA CARTA DE PAULO A FILEMON
a) A carta de Paulo a Filemon é a mais breve entre as cartas que formam a coletânea paulina e consiste apenas em 335 palavras no grego original. É pequeno no tamanho e profundo em seu conteúdo. O ilustre comentarista bíblico Albert Barnes a chama de uma brilhante e bela gema no tesouro dos livros inspirados.
b) William MacDonald afirma que, embora essa carta não seja doutrinária como as demais missivas do apóstolo, é uma perfeita ilustração da doutrina da “imputação”.
c) Paulo se apresentou como mediador entre Onésimo e Filemon para quitar todo o débito de Onésimo. A dívida de Onésimo foi colocada na conta de Paulo, que se dispôs a pagá-la. Esse fato lança luz sobre a bendita verdade de que nossa dívida impagável não foi colocada em nossa conta cf. (2 Co 5.19), mas na conta de Cristo cf. (2 Co 5.21), e Ele, com sua morte, riscou o escrito de dívida que era contra nós, quitando completamente nosso débito. Além disso, sua justiça completa e perfeita foi colocada em nossa conta (2 Co 5.21).
d) Essa identificação é uma ilustração do que Jesus fez por nós. Lutero disse que todos nós somos Onésimos. Jesus se identificou de tal forma conosco que o Pai nos recebe como ao próprio Filho. Somos aceitos no Amado (Ef 2.6). Fomos vestidos com sua justiça (2Co 5.21). A palavra “recebe-o” no versículo 17 é receber dentro do círculo familiar. Imagine um escravo entrando dentro do círculo familiar do seu senhor. Imagine um pecador (como nós) entrando na família de Deus!
5 FATOS QUE REVELAM O VALOR DESSA EPÍSTOLA:
1°) O valor pessoal – Essa epístola nos mostra de forma eloqüente o caráter do apóstolo Paulo. Transbordam dessa pequena carta seu amor, humildade, cortesia, altruísmo e tato.
2°) O seu valor providencial – Aprendemos nessa carta que Deus pode estar presente nas circunstâncias mais adversas (v. 15). Quando as coisas parecem fora de controle e as rédeas saem das nossas mãos, descobrimos que elas continuam sob o controle soberano de Deus. Aquilo que nos parecia perda é ganho. Deus reverte situações humanamente impossíveis. Ele ainda transforma vales em mananciais.
3°) O seu valor prático – Se não há causa perdida para Deus, também, não há vida irrecuperável. Onésimo era um escravo rebelde e fugitivo. Nada havia nele que o pudesse recomendar. No entanto, pela graça de Deus ele foi salvo, transformado e voltou à casa de seu senhor não como um criminoso, mas como um amado irmão em Cristo, membro da família de Deus.
4°) O seu valor social – O cristianismo venceu a escravidão não pela revolução das armas, mas pelo poder do amor. Na época de Paulo a escravidão era uma dolorosa realidade. Os estudiosos dizem que havia aproximadamente 60 milhões de escravos naquela época. Os escravos não tinham direitos legais. Pela mínima ofensa eles podiam ser açoitados, mutilados e até mesmo crucificados. Porém, a conversão a Cristo uniu na mesma família da fé e na mesma igreja senhores e servos. Amo e escravo foram unidos no Espírito Santo e nessa união foram extintas todas as distinções sociais (Gl 3.28).
5°) O seu valor espiritual – A carta de Paulo a Filemon nos apresenta alguns símbolos notáveis da nossa salvação: Onésimo abandonando seu amo. Paulo encontrando-o, intercedendo em seu favor, identificando-se com ele. O seu oferecimento de pagar a dívida e a recepção de Onésimo por Filemon por causa de Paulo; a restauração do escravo solicitada “em nome do amor” (v. 9). Todas essas figuras lançam luz acerca da nossa grande salvação em Cristo.
Quero desafiar o nobre leitor [a] a ler e reler esta preciosa carta de Paulo a Filemon. Uma carta tão pequena, mas de verdades sublimes e eternas para as nossas vidas.
▪︎ Nele, que nos livrou da escravidão e nos concedeu a verdadeira liberdade.
(Através da Bíblia Livro por Livro/ Myer Pearlman - Ed. Vida / Pág. 383-384
▪︎ "O evangelho é isto: somos muito piores do que imaginamos, e muito mais amados do que poderíamos sonhar." – (Timothy Keller)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATO

 RECONCILIAÇÃO, ATO GRACIOSO DE DEUS O pecado nos separou de Deus e nos tornou inimigos de Deus. O ofendido tomou a decisão e buscar o ofens...