Provérbios 16.1 declara: “O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor.”
As pessoas pensam e falam livremente, sem coação externa, mas o Senhor governa soberanamente tudo para a Sua glória e objetivos.
As pessoas pensam que o coração – a pessoa por dentro – é a sua possessão mais sagrada e que ninguém pode saber ou tocar, até mesmo o Senhor. Mas Provérbios 21.1 afirma que Ele tem o governo de cada coração. O texto diz: “Como correntes de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este o dirige para onde quiser.”
Nenhum homem pode agir, pensar e falar sabiamente sem a graça de Deus. Nada surpreende ou desaponta a vontade dAquele que tudo governa e dispõe.
O Senhor governa tudo e todos. Ele governou o coração perverso dos irmãos de José (Gn 45.8; 50.20); de Faraó (Êx 4.21; 14.4), dos cananeus (Js 11.19-20) e de tantos outros reis, profetas e autoridades na história.
Na verdade, nenhuma pessoa jamais fez uma escolha em seu coração ou articula uma palavra que não tenha sido governada totalmente pelo Altíssimo. Ele sempre está no controle de cada motivação, proposta e interesse do coração. Ele usa processos humano – tanto os pensamentos como as palavras – para atingir os Seus objetivos. Ele está no governo sempre.
Por isso, humilhe-se diante desse Senhor, Deus e Soberano. Glorifique e honre-O. Ponha a sua confiança nEle; clame a Ele, obedeça-O e agradeça-O em tudo. Aprenda a descansar sua vida nEle, pois Ele está soberanamente no governo de tudo e todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário