sábado, 29 de junho de 2024

CULPA

 Caim não enfrentou sua culpa, e este foi um dos fatores que o levaram a se afastar de Deus. Ele saiu da presença do Senhor para não ter de enfrentar o fracasso. Seu pecado aprisionou-o e trancou-o atrás das garras da vergonha, da decepção, do medo e da culpa. A culpa sempre nos afasta de Deus e das pessoas, porque Satanás vem e semeia a vergonha. Se ele não pode nos seduzir com o nosso pecado, ele nos fará pensar em nossa culpa.


* A Culpa nunca confirma nada, ela agride. 

* A Culpa nunca restaura nada, ela fere. 

* A Culpa nunca resolve nada, ela complica. 

* A Culpa nunca serve para unir, ela separa. 

* A Culpa nunca sorri, ela franze a testa. 

* A Culpa nunca perdoa, ela rejeita. 

* A Culpa nunca se esquece, mas sempre se lembra. 

* A Culpa nunca edifica, ela destrói. 


É isso que vemos em Caim. A atitude de não tratar a culpa está estampada em suas palavras: "Meu castigo é maior do que posso suportar [...] e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo". Esconder-se e fugir tornaram-se as opções possíveis na mente culpada de Caim. Instalou-se o erro e sua vida corrompeu-se. A consciência dele já não tinha o discernimento para agir na direção do que seria o mais sábio e correto a fazer. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PASSO

 Cada passo que damos em direção à nossa melhor versão é um reflexo do compromisso que temos conosco mesmos. Ao focarmos em mudar por nós me...