domingo, 7 de julho de 2024

A COROA



"E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça, e lhe vestiram roupa de púrpura. E diziam: Salve, Rei dos Judeus. E davam-lhe bofetadas. Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem" (João 19:2-3,5 ACF)


Introdução 


A coroa de espinhos significa muito mais do que um simples objeto de tortura confeccionado pelos soldados que maltrataram Jesus. O significado da coroa de espinhos com a qual Jesus foi coroado também simboliza a forma com que Jesus carregou a maldição divina sobre a natureza por causa do pecado.


I. QUANDO JESUS RECEBEU A COROA DE ESPINHOS?


Após Jesus ter comparecido perante o Sinédrio, perante Pôncio Pilatos e até perante Herodes Antipas, Ele foi condenado à pena de morte por crucificação. Mas antes de ser crucificado, Jesus foi submetido a uma seção de tortura física e psicológica.


Isto começou com Ele sendo açoitado violentamente (Mateus 26:27). A seção de açoites promovida pelos romanos era tão intensa e cruel, que muitos condenados não resistiam aos ferimentos provocados por ela.


Depois de ser açoitado, Jesus Cristo foi levado pelos soldados até o quartel do governador. Ali se reuniu em torno dele todos os soldados que estavam disponíveis. Então de forma muito sádica, eles começaram a se divertir escarnecendo de Jesus.


Primeiro eles o despiram e vestiram-no com um mano que simulava a realeza. Depois eles o coroaram com uma coroa de espinhos e lhe deram um cetro. Então, com numa terrível zombaria perversa, aqueles soldados começaram a fingir que estavam o reverenciando como o rei dos judeus. Para eles, aquela coroa de espinhos não representava uma coroa imperial, mas uma coroa apropriada para um suposto rei dos judeus.


Na sequência, eles começaram a cuspir no rosto de Jesus. Mesmo Ele já tendo sido coroado com a coroa de espinhos, os soldados ainda pegaram o cetro que tinham lhe dado para espancá-lo na cabeça (Mateus 27:27-30). Evidentemente isto deve ter resultado em dolorosas perfurações em sua fronte. Por causa do fluxo sanguíneo da região, pode-se afirmar que o rosto, pescoço e até partes de seu tronco ficaram lavadas de sangue.


COMO ERA A COROA DE ESPINHOS?


A Bíblia Sagrada não diz detalhadamente como era a coroa de espinhos. Nem mesmo é dito que espécie de planta foi utilizada para confeccioná-la. Tudo o que se sabe é que os soldados encontraram próximo ao local onde estavam, alguns ramos espinhosos.


Considerando algumas características daquela região, antigas tradições até sugerem algumas possíveis plantas como tendo servido de material para tecer a coroa de espinhos. Uma dessas plantas chega a ter longos espinhos de quase trinta centímetros.


Mas estudiosos afirmam que naquela área existem muitas variedades de plantas espinhosas. Dessa maneira é impossível alguém indicar qual delas foi usada pelos solados para fazer a coroa de espinhos. Pode-se concluir apenas que a coroa de espinhos foi feita de ramos flexíveis o bastante para modelá-los no formado de uma coroa.


O SIGNIFICA DA COROA DE ESPINHOS 


Tão cedo na Bíblia os espinhos aparecem relacionados à Queda do homem e o sofrimento subsequente a ela. Quando Adão e Eva pecaram, a natureza também sofreu a maldição divina por causa do pecado. Então os espinhos e abrolhos são mencionados na narrativa bíblica como representando o resultado dessa maldição (Gênesis 3:17,18).


Por este motivo, a coroação de Jesus com uma coroa de espinhos retrata o Cristo carregando sobre si a maldição divina em relação à terra, com o objetivo de livrar tanto a natureza quanto a nós, dessa maldição.


Por isto o apóstolo Paulo escreve sobre como a criação aguarda com ardente expectativa o dia em que estará livre de todo efeito do pecado em conexão com a glorificação dos redimidos (Romanos 8:19-25). Mas o mais importante é saber que Cristo cumpriu sua missão com perfeição. O mesmo que foi coroado com uma coroa de espinhos, hoje está coroado de glória e honra, exaltado à destra de Deus (Atos 2:33; Hebreus 2:9; 1 Pedro 1:21). 


(Daniel Conegero)


Conclusão 


Após os julgamentos simulados e flagelação subsequente de Jesus, e antes de ser crucificado, os soldados romanos "tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus!" (Mateus 27:29, ver também João 19:2-5). Embora uma coroa de espinhos fosse extremamente dolorosa, ela tratou-se mais de uma zombaria do que de dor. Aqui estava o "Rei dos Judeus" sendo espancado, cuspido e insultado por, presumivelmente, soldados romanos de baixo nível. A coroa de espinhos foi a finalização de sua zombaria, tomando um símbolo de realeza e majestade, uma coroa, e transformando-a em algo doloroso e degradante.


II. PARA OS CRISTÃOS, A COROA DE ESPINHOS É UM LEMBRETE DE DUAS COISAS: 


a) Jesus foi, e é, na verdade, um rei. Um dia, todo o universo vai se curvar a Jesus como o "Rei dos reis e Senhor dos senhores" (Apocalipse 19:16). O que os soldados romanos pretendiam como um escárnio era na verdade uma imagem de dois papéis de Cristo: primeiramente, do servo sofredor, (Isaías 53) e em segundo lugar, do conquistador Rei-Messias (Apocalipse 19). 


b) Jesus estava disposto a suportar a dor, os insultos e a vergonha para o nosso benefício. A coroa de espinhos e o sofrimento que com ela veio já passaram há muito, e Jesus já recebeu a coroa de que é digno. "vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem" (Hebreus 2:9).


▪︎ Há ainda mais simbolismo incorporado na coroa de espinhos. Quando Adão e Eva pecaram, trazendo o mal e uma maldição sobre o mundo, parte da maldição sobre a humanidade era "… maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo" (Gênesis 3:17-18). 


▪︎ Os soldados romanos, sem saber, tomaram um objeto da maldição e formaram-no em uma coroa para aquele que iria nos livrar dessa maldição. "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)" (Gálatas 3:13). Cristo, em Seu sacrifício expiatório perfeito, nos libertou da maldição do pecado, da qual um espinho (ou cardos) é um símbolo. Embora intencionada a ser um escárnio, a coroa de espinhos foi, de fato, um excelente símbolo de quem é Jesus e o que veio realizar. 


(Gotquestions)


▪︎ "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" (Gálatas 3:13 ACF)


REFLEXÃO 


ISAÍAS 53


III. POR QUE JESUS SOFREU?


1°) Porque levou sobre si os nossos pecados – (Is 53.5,6,8)


– Quem matou Jesus não foram os açoites, nem os soldados, nem a cruz. Quem matou Jesus fomos nós. Foram os nossos pecados.


– Ali na cruz Ele foi moído pelos nossos pecados. Ali Ele foi torturado. Foi traspassado. Ali o negror dos nossos pecados caíram sobre Ele.


– Ali Ele sorveu o cálice amargo do juízo de Deus, da repulsa que Deus tem pelo pecado. Ali a espada da lei exigiu a sua morte porque Ele foi feito pecado por nós.


– Ali Ele sentiu o próprio desamparo de Deus: Ali Deus julgou o nosso pecado na carne do Seu Filho. Ali Deus condenou a nossa condenação no corpo do Seu Filho. Ali Deus derramou a sua ira que devia cair sobre nós, sobre o Seu Filho. Ali Deus satisfez sua justiça violada por nós, na morte do Seu Filho.


– Cristo morreu pelos nossos pecados. Sua morte foi vicária. Foi substitutiva. Ele tomou o nosso lugar. Na cruz Ele foi abandonado e desamparado para que fôssemos aceitos. Ali Ele foi condenado pela lei para que fôssemos libertos da lei. Ali Ele bebeu o amargo fel para que pudéssemos beber a água da vida. Ali Ele morreu para que pudéssemos ter vida eterna


2°) Porque tomou sobre si as nossas enfermidades – (Is 53.4,5,20)


– Jesus carregou não só nossos pecados sobre a cruz, mas também nossas doenças, nossas enfermidades. Ali no calvário Ele estava abrindo uma fonte de cura. Ali Ele ficou chagado, ferido, moído, enfermado para que hoje pudéssemos receber dele a cura. “Pelas suas pisaduras nós somos sarados.”


– As chagas dele eram as nossas chagas. As feridas dele eram as nossas feridas. A doença dele eram as nossas doenças.


A REAÇÃO DE JESUS AO SOFRIMENTO DA CRUZ


1°. Sendo justo e puro foi para a cruz como Cordeiro sem abrir a boca – (Is 53.7,9)


– Como reagiu Jesus a todo esse sofrimento? Rebelou-se? Não! Ele sofreu como um cordeiro manso, paciente e silencioso. Quando o levaram a morte, ele não lutou, nem bradou por vingança ou por socorro.


– A ovelha não escoiceia os tosquiadores cujas mãos grosseiras a subjugam e a despem da lã. Assim foi Jesus: presa de violência, nem se defendeu, nem agrediu, sofreu em silêncio. Sofreu voluntariamente, sofreu por amor.


2°. Intercedeu pelos seus algozes – (Is 53.12)


– Em vez de vingar-se, de falar impropérios e despejar libelos acusatórios contra seus algozes bestiais, Jesus intercede por eles, ministrando-lhes seu amor e seu perdão.


– “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.”


A RECOMPENSA DE JESUS – (Is 53.11)


– “Ele verá o fruto do seu penoso trabalho e ficará satisfeito.” (v. 11).


– Hb 12.2 “…o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia…”.


COMO JESUS REAGIU DIANTE DO SOFRIMENTO DA CRUZ


1°) ELE SE ENTREGOU COMO SACRIFÍCIO 


▪︎ A morte de Cristo foi substitutiva. Ele foi a cruz em nosso lugar. Nós é que devíamos ter suportado aqueles açoites. Nós devíamos ter carregado aquela cruz. Mas ele tomou o nosso lugar.


▪︎ Ele não tinha pecado: “nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca” (v. 9).


▪︎ Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. “Ele como cordeiro foi levado para o matadouro” (v. 7).


▪︎ “Ele foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo foi ele ferido” (v. 8).


2°) ELE NÃO ABRIU A BOCA PARA PEDIR VINGANÇA AOS SEUS ALGOZES 


▪︎ “e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca” (v. 7).


▪︎ Ele se entregou. Ele voluntariamente foi a cruz. Jesus não se rebelou ao ser preso, julgado, espancado, pregado na cruz. Ele não bradou por vingança ou por socorro.


3°) ELE INTERCEDEU PELOS SEUS ALGOZES 


▪︎ “levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu” (V. 12).


▪︎ Em vez de vingar-se, de falar impropérios e despejar libelos acusatórios contra seus algozes bestiais, Jesus intercedeu por eles, ministrando-lhes seu amor e seu perdão. Ele intercedeu e atenuou a culpa dos seus exatores.


IV. A GLORIOSA RECOMPENSA DA CRUZ


1°. JESUS VENCEU A MORTE 


▪︎ Jesus venceu a morte. Ele tirou o aguilhão da morte. Ele matou a morte. A morte agora não tem a última palavra. Tragada foi a morte pela vitória


• V. 10: “verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos”.


▪︎ Ele ressurgiu. Ele está vivo. Ele venceu a morte. Ele rompeu os grilhões da morte. Ele abriu o túmulo de dentro para fora. Ele conquistou para nós imortalidade. Aleluia!


2°. JESUS REMIU UM POVO PARA DEUS – (Is 53.11-12)


▪︎ Ele nos comprou com seu sangue. Ele tirou-nos da maldição, da escravidão, do império das trevas, da potestade de Satanás, do jugo do pecado. Agora somos livres, somos filhos de Deus.


▪︎ Agora temos a justificação. Somos perdoados. Temos toda a justiça de Cristo em nossa conta.


AGORA SOMOS FILHOS, HERDEIROS, ADOTADOS NA FAMÍLIA DE DEUS!


3°. JESUS CHAMA UM POVO PARA SI – (Is 53.11,12)


– “Ele verá o fruto do seu penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito”


▪︎ V. 11 – “Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte”.


▪︎ Hb 12:2 – “o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia”.


▪︎ A recompensa de Jesus é VOCÊ. É seu arrependimento. É sua volta para ele. É sua conversão. Rejeitar Jesus é crucificá-lo de novo. É cuspir no seu rosto outra vez. Recebê-lo traz-lhe alegria. Cristo suportou tudo para conquistar você. Ele ama você. Você é sua recopensa.


▪︎ Hoje, o Pai quer lhe trazer a Jesus, para alegria de Jesus, para celebração de uma festa no céu!


▪︎ A recompensa de Jesus é VOCÊ! É seu arrependimento. É sua volta para Ele. É sua conversão. Rejeitar Jesus é crucificá-lo de novo. É cuspir em seu rosto outra vez. É zombar e escarnecer dele. Recebê-lo, amá-lo é ministrar alegria a Ele. Cristo suportou tudo para conquistar você e o seu amor! Você é a recompensa de Jesus! Amém.


(Hernandes Dias Lopes)


Pense nisso!


▪︎ "No Éden, Deus deu espinhos como símbolo da maldição da terra por causa do pecado. Na cruz Jesus usou uma coroa de espinhos. Sua glória foi usar nossas maldições sobre sua cabeça" - (Josemar Bessa)


▪︎ Em várias passagens da Bíblia os espinhos representam maldição. Quando Adão e Eva pecaram, a terra ficou amaldiçoada, produzindo espinhos, que dificultam a plantação de comida (Gênesis 3:17-19). Assim como o pecado, os espinhos causam dor e sofrimento.


▪︎ Na cruz, Jesus levou a maldição e o castigo de nossos pecados. No Antigo Testamento, quando uma pessoa vinha fazer um sacrifício, ela colocava sua mão sobre a cabeça do cordeiro, transferindo simbolicamente seu pecado para ele (Levítico 4:32-34). Depois o animal era morto, para pagar o castigo.


Da mesma forma, Jesus simbolicamente levou nossos pecados sobre sua cabeça (Gálatas 3:13). Ele morreu para nos livrar do castigo do pecado. Agora todo aquele que se arrepende e crê em Jesus está livre da maldição do pecado!


"Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos" (Hebreus 2:9 ACF)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ERRO

 “O maior erro que podemos cometer é viver com medo do que os outros vão pensar. A liberdade só é alcançada quando não permitimos que as opi...