terça-feira, 9 de julho de 2024

BATALHA

 BATALHAR PELA FÉ 


Israel Reis 


"Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-v e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos" (Jd 3 ACF)




Na Bíblia, a exortação para lutar 'earnestly' pela fé é encontrada em (Judas 1:3), onde o apóstolo Judas encoraja os crentes a se manterem firmes na fé que foi uma vez entregue aos santos. Essa exortação nos lembra da importância de defendermos a verdade da Palavra de Deus e permanecermos fiéis, mesmo diante de adversidades e oposições.


(Dic. Strong)


Introdução 


Os mestres gnósticos haviam introduzido um novo evangelho, que na realidade não era o evangelho. Judas o autor sagrado assevera que não pode haver nenhum novo evangelho, mas ou menos como o apóstolo Paulo em cf. (Gl 1.7-9). Cristo trouxe-nos a revelação final de Deus. Se maiores revelações porventura tiverem de ser dadas, terão de estar centralizadas em Cristo. A declaração diz que Cristo é a revelação final do NT. Aquilo que degrada de sua divindade, de sua humanidade, de seu senhorio e de seu poder de salvar é que é automaticamente falso. O autor sagrado não fecha a porta da investigação na verdade, mas contende que toda a VERDADE deve estar centralizada no Cristo anunciado pelos apóstolos. 


Os fiéis em Cristo têm o solene encargo de BATALHAR pela FÉ que Deus entregou aos apóstolos e demais santos cf. (Fp 1.27; 1Tm 1.18; 1Tm 6.12). É a verdade estabelecida e inalterável, comunicada pelo Espírito Santo e incorporada no Novo Testamento. 


A palavra BATALHAR gr. (epagonizomai) descreve a luta que o cristão fiel deve travar na defesa da fé. Significa, literalmente, "contender", estar sob muita pressão, ou travar uma luta. Devemos esforçar-nos ao máximo na defesa da Palavra de Deus e da Fé segundo o Novo Testamento, mesmo que isso nos for custoso e agonizante. Batalhar pela fé significa tomar posição firme contra aqueles que, dentro da igreja visível negam a autoridade das Escrituras ou distorcem a FÉ original anunciada por Cristo e pelos apóstolos. Significa também pregar essa FÉ como verdade Redentora a todos os povos.


▪︎ Embora a salvação daqueles a quem Judas havia escrito não estivesse em perigo, os falsos mestres que pregavam e viviam na prática de um evangelho FALSO estavam desviando os que precisavam ouvir o verdadeiro evangelho. Judas escreveu esse chamado IMPERATIVO para que os cristãos travassem uma guerra contra o erro em todas suas formas e lutassem vigorosamente pela VERDADE, como um soldado a quem foi confiado uma tarefa sagrada de proteger um tesouro santo cf. (1Tm 6.12; 2Tm 4.7).


▪︎ Uma convocação é feita para uma batalha espiritual. As armas desta batalha são espirituais (Ef 6.12-18). O objetivo é defender a fé das inovações e invasões por parte de alguns homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. 


● Pontos fundamentais são comentados nesses versículos que identificam seitas e movimentos religiosos contrários a Palavra de Deus: 


1°) Negam a graça de Deus em Cristo Jesus, adicionando outros referenciais para a salvação. 


2°) Negação de Deus afirmando que Ele seria uma força impessoal, ou de Seus atributos, ou mesmo questionando sua existência. 


3°) Negação do domínio e senhorio de Jesus como Cristo, isto é, o Messias prometido no Antigo Testamento, e cumprido como testifica o Novo Testamento. 


4°) Negação da Divindade de Jesus Cristo. 


5°) Ou negação de Sua humanidade. 


6°) Ainda outros negam a moralidade que as Escrituras imputem àqueles que são transformados pelo poder do Espírito Santo. Diante de tantas afirmações que contrariam os ensinos das Escrituras, devemos ouvir a convocação para a batalha pela fé. Batalha esta, que diferente das humanas, não mata, mas dá vida àqueles que ouvem: e apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; e salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne (Jd 22-23). 


{Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que recebestes, seja anátema} (Gálatas 1.8-9 ACF)


SÃ DOUTRINA 


• "Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes" (Tito 1.9 ACF)


A Bíblia nos manda "batalhar arduamente pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos" (Judas 3). Para batalhar arduamente pela fé, é necessário às vezes corrigir e repreender (2 Timóteo 4.2); é preciso ocasionalmente repreender os homens severamente (Tito 1.13); às vezes é necessário se opor a um companheiro cristão (Gálatas 2.11); é preciso também debater e poderosamente contradizer falsos professores, o apóstolo Paulo debateu contra os contradizentes em público cf. (Atos 9.29; 18.28).


• "E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e também disputava contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo" (Atos 9:29 ACF)


• "Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo" (Atos 18:28 ACF)


▪︎ "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, corrijas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério" (2Tm 4.2-5 ACF)


▪︎ Guerreemos pela fé-doutrina de uma vez por todas havendo sido entregue aos santos. Guerreemos contra mestres dissimulados e ímpios.


● ALGUNS FATOS BÍBLICOS SOBRE FALSOS ENSINADORES:


1°) Jesus alertou acerca de falsos ensinadores (Mt 7.15-17).

2°) Paulo alertou acerca de falsos ensinadores (Atos 20.29-30; 2Tm 3.13; 2Tm 4.3-4).

3°) Pedro alertou acerca de falsos ensinadores e disse que muitos os seguiriam (2Pe 2.1-2).

4°) João alertou acerca de falsos ensinadores (1 João 2.18-20).

5°) Judas alertou acerca de falsos ensinadores (Judas 3-4).


ALGUNS FATOS SOBRE DOUTRINA


1°) A Bíblia é dada para doutrina (ensinar) (2 Tm 3.16-17).

2°) Temos que continuar na doutrina dos apóstolos (Atos 2.42).

3°) Os pregadores devem se dedicar à doutrina (1Tm 4.13).

4°) Nenhuma doutrina falsa deve ser permitida (1Tm 1.3).

5°) Nossa doutrina deve ser incorrupta (Tito 2.10).

6°) Temos que nos desviar/ separar da falsa doutrina (Rm 16.17).


"Ó amados, toda diligência usando eu para vos escrever a respeito da salvação (que temos) em comum, necessidade tive de vos escrever exortando a fervorosamente batalhardes pela Fé de uma vez por todas havendo sido entregue aos santos" (Judas 3) LTT)


(Israel Reis)


***

REFLEXÃO 


A SÃ DOUTRINA 


"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as SÃS palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, contendas, blasfêmias, ruins suspeitas, Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que ganho seja piedade; aparta-te dos tais" (I Timóteo 6:3-5 ACF) Apóstolo Paulo 


POR QUE A SÃ DOUTRINA É TÃO IMPORTANTE?


Paulo ordena Tito: "Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina" (Tito 2:1). Tal mandato torna óbvio que a doutrina SÃ é importante. Mas por que é importante? Será que aquilo em que acreditamos realmente importa?


▪︎ A sã doutrina é importante porque a nossa fé é baseada em uma mensagem específica. O ensino geral da igreja contém muitos elementos, mas a mensagem primária é explicitamente definida: 


▪︎ "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (I Coríntios 15:3-4 ACF)


Esta é a boa notícia inequívoca, e é para vir "antes de tudo". Mude essa mensagem, e a base da fé muda de Cristo para outra coisa. Nosso destino eterno depende de ouvir "a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação" (Efésios 1:13, veja também 2 Tessalonicenses 2:13-14).


▪︎ A sã doutrina é importante porque o evangelho é de confiança sagrada, e que não nos atrevamos a adulterar a comunicação de Deus com o mundo. Nosso dever é entregar a mensagem, não mudá-la. Judas transmite uma urgência para proteger a fé sã: "me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (Judas 1:3, veja também Filipenses 1:27). "Batalhar" carrega a ideia de lutar por algo vigorosamente, ou seja, com todo o seu esforço. A Bíblia inclui um aviso para não adicionar ou retirar da Palavra de Deus (Apocalipse 22:18-19). Ao invés de alterar a doutrina dos apóstolos, recebemos o que nos foi transmitido e mantemos "o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus" (2 Timóteo 1:13).


▪︎ "Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho" (Filipenses 1:27 ACF)


▪︎ A sã doutrina é importante porque aquilo em que acreditamos afeta o que fazemos. O comportamento é uma extensão da teologia, e existe uma correlação direta entre o que pensamos e a forma como atuamos. Por exemplo, duas pessoas estão no topo de uma ponte; uma acredita que pode voar, e a outra acredita que não pode voar. Suas próximas ações serão bastante diferentes. Do mesmo modo, um homem que acredita que o certo e o errado não existem naturalmente se comportará de maneira diferente de um homem que acredita em padrões morais bem definidos. Em uma das listas de pecados da Bíblia, são mencionadas coisas como rebelião, assassinato, mentira e raptores de homens. A lista conclui com "tudo quanto se opõe à sã doutrina" (1 Timóteo 1:9-10). Em outras palavras, o ensino verdadeiro promove a justiça, já o pecado floresce onde a "sã doutrina" se opõe.


▪︎ A sã doutrina é importante porque devemos confirmar a verdade em um mundo de falsidade. "muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora" (1 João 4:1). Há joio entre o trigo, e lobos entre o rebanho (Mateus 13:25; Atos 20:29). A melhor maneira de distinguir a verdade da falsidade é conhecer a verdade.


▪︎ A sã doutrina é importante porque o fim da doutrina sã é a vida. "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (1 Timóteo 4:16). Por outro lado, o fim da má doutrina é a destruição. "Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo" (Judas 1:4). Mudar a mensagem da graça de Deus é uma coisa perversa, e a condenação por tal ação é severa. Que aquele que pregar outro evangelho ("o qual não é outro") seja anátema cf. (Gálatas 1:6-9).


▪︎ A sã doutrina é importante porque encoraja os crentes. O amor à Palavra de Deus traz "grande paz" (Salmo 119:165), e aqueles que fazem “ouvir a paz… que fazem ouvir a salvação” são verdadeiramente “formosos” (Isaías 52:7). Um pastor deve ser "apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem" (Tito 1:9).


A palavra de sabedoria afirma: "Não removas os marcos antigos que puseram teus pais" (Provérbios 22:28). Se pudermos aplicar isso à sã doutrina, a lição é que devemos preservá-la intacta. Que nunca nos desviemos da "simplicidade e pureza devidas a Cristo" (2 Coríntios 11:3).


(Gotquestions)


Conclusão 


A SALVAÇÃO COMUM; MONUMENTOS DO JULGAMENTO (66 DC.)


"Ó amados, toda diligência usando eu para vos escrever a respeito da salvação (que temos) em comum, necessidade tive de vos escrever exortando a fervorosamente batalhardes pela Fé de uma vez por todas havendo sido entregue aos santos" (Jd 3 LTT)


I. O desígnio do apóstolo ao escrever esta epístola aos judeus e gentios recentemente convertidos; a saber, estabelecê-los na fé cristã, e numa prática e conversa verdadeiramente consoantes e conformes com ela, e numa profissão aberta e ousada, especialmente em tempos de notória oposição, seja por sedução astuta ou por perseguição violenta e desumana. Mas então devemos cuidar com muito cuidado para que seja realmente a fé cristã que acreditamos, professamos, propagamos e lutamos; nem os distintivos discriminatórios desta ou da outra parte, nem qualquer coisa posterior aos escritos inspirados dos santos evangelistas e apóstolos. Observe aqui:


a) A salvação do evangelho é uma salvação comum, isto é, em uma oferta e proposta mais sincera a toda a humanidade a quem a notícia chega: pois assim funciona a comissão (Marcos 16. 15, 16), Vá você por todo o mundo, e pregue o evangelho a toda criatura, etc. Certamente Deus quer dizer o que ele fala; ele não nos ilude com palavras vãs, não importa o que os homens façam; e, portanto, ninguém está excluído do benefício dessas ofertas e convites graciosos, mas aqueles que obstinadamente, impenitentemente, finalmente se excluem. Quem quiser pode vir e beber gratuitamente da água da vida, Apocalipse 22. 17. A aplicação disso é feita a todos os crentes, e somente a esses; é feito tanto para os fracos quanto para os fortes. Que ninguém se desanime por causa de decretos ocultos dos quais pouco sabe e com os quais nada tem a ver. Os decretos de Deus são sombrios, suas alianças são claras. "Todos os bons cristãos se reúnem em Cristo, a cabeça comum, são movidos por um e o mesmo Espírito, são guiados por uma regra, reúnem-se aqui em um trono de graça e esperam em breve encontrar-se em uma herança comum", uma herança gloriosa a ser claro, mas o que ou quão glorioso não podemos, nem atualmente precisamos saber; mas isso excederá amplamente todas as nossas esperanças e expectativas atuais.


b) Esta salvação comum é o objeto da fé de todos os santos. A doutrina disso é aquilo com que todos eles concordam de todo o coração; eles a consideram uma palavra fiel e digna de toda aceitação, 1 Tm 1.15. É a fé de uma vez, ou de uma vez por todas, entregue aos santos, à qual nada pode ser acrescentado, da qual nada pode ser diminuído, na qual nada mais nem menos deve ser alterado. Aqui vamos permanecer; aqui estamos seguros; se dermos um passo adiante, corremos o risco de sermos enredados ou seduzidos.


c) Todos os apóstolos e evangelistas nos escreveram sobre esta salvação comum. Isto não pode ser duvidado por aqueles que leram cuidadosamente seus escritos. É estranho que alguém pense que escreveu principalmente para manter esquemas e opiniões particulares, especialmente aqueles que nunca fizeram nem puderam imaginar. Basta que nos tenham declarado plenamente, por inspiração do Espírito Santo, tudo o que é necessário para cada um acreditar e fazer, a fim de obter um interesse pessoal na salvação comum.


d) Aqueles que pregam ou escrevem sobre a salvação comum devem esforçar-se por fazê-la bem: não devem permitir-se oferecer a Deus ou ao seu povo aquilo que não lhes custa nada, ou quase nada, pouca ou nenhuma dor ou pensamento, 2 Sam 24. 24. Isso seria tratar Deus irreverentemente e o homem injustamente. O apóstolo (embora inspirado) fez todo o esforço para escrever sobre a salvação comum. O que acontecerá então com aqueles que (embora não inspirados) não se esforçam, ou quase nada, mas dizem ao povo (mesmo em nome de Deus) quicquid in buccam venerit - o que quer que venha a seguir, que, para que usem as Escrituras- palavras, não se importa como eles as interpretam ou aplicam? Aqueles que falam de coisas sagradas devem sempre falar delas com a maior reverência, cuidado e diligência.


e) Aqueles que receberam a doutrina desta salvação comum devem lutar seriamente por ela. Sinceramente, não furiosamente. Aqueles que lutam pela fé cristã, ou pelo caminho cristão, devem esforçar-se legalmente, ou perderão o seu trabalho e correrão grande risco de perder a sua coroa, (2 Timóteo 2.5). A ira do homem não opera a justiça de Deus, (Tg 1. 20). Mentir pela verdade é ruim, e repreender por isso não é muito melhor. Observe que aqueles que receberam a verdade devem lutar por ela. Mas como? Como fizeram os apóstolos; sofrendo paciente e corajosamente por isso, e não fazendo os outros sofrerem se eles não aceitarem atualmente todas as noções que temos prazer (comprovadas ou não) em chamar de fé, ou fundamental. Não devemos permitir que sejamos roubados de qualquer artigo essencial da fé cristã, pela astúcia astuta ou pelas pretensões plausíveis de qualquer um que esteja à espreita para enganar, (Ef 4.14). O apóstolo Paulo nos diz que ele pregou o evangelho (lembre-se que era o evangelho) com muita contenda (1 Tessalonicenses 2:2), isto é (como eu entendo), com seriedade, com um zelo sincero, e uma grande preocupação pelo sucesso do que ele pregou. Mas, se entendermos com contenção na aceitação comum da palavra, devemos considerar imparcialmente com quem o apóstolo contendeu, e como, o alargamento que não seria apropriado para este lugar.


II. A ocasião que o apóstolo teve para escrever com esse propósito. Assim como as más maneiras dão origem a boas leis, erros perigosos muitas vezes dão ocasião justa à defesa adequada de verdades importantes. 


AQUI OBSERVE:


1°. Os homens ímpios são os grandes inimigos da fé em Cristo e da paz da igreja. Aqueles que negam ou corrompem um e perturbam o outro são aqui expressamente denominados homens ímpios. Poderíamos ter a verdade com paz (uma coisa muito desejável) se não houvesse ninguém (ministros ou cristãos particulares) em nossas igrejas e congregações particulares, a não ser homens verdadeiramente piedosos - uma bênção que dificilmente pode ser esperada deste lado do céu. Homens ímpios têm escrúpulos apenas para avançar e promover seus próprios fins egoístas, ambiciosos e cobiçosos. Esta tem sido a praga da igreja em todas as épocas passadas, e temo que nenhuma época esteja, ou estará, totalmente livre de tais homens e de tais práticas enquanto durar o tempo. Observe, nada nos separa da igreja, senão aquilo que nos separa de Cristo; a saber, a infidelidade e a impiedade reinantes. Devemos abominar a ideia de rotular determinados partidos ou pessoas com este caráter, especialmente de fazê-lo sem a menor prova, ou, como acontece muitas vezes, sem a menor sombra disso. Esses são homens ímpios que vivem sem Deus no mundo, que não têm consideração por Deus e pela consciência. Devem ser temidos e, consequentemente, evitados, não apenas aqueles que são ímpios por pecados cometidos, mas também aqueles que são ímpios por pecados de omissão, que, por exemplo, restringem a oração diante de Deus, que não ousam reprovar um homem rico, quando é dever de sua função fazê-lo, por medo de perder seu favor e a vantagem que prometem a si mesmos, que fazem a obra do Senhor com negligência, etc.


2°. Esses são os piores homens ímpios que desviam a graça de Deus à lascívia, que encorajam o pecado com mais ousadia porque a graça de Deus abundou, e ainda abunda, tão maravilhosamente, que são endurecidos em suas impiedades pela extensão e plenitude da graça do evangelho, cujo desígnio é reduzir os homens de pecado, e trazê-los a Deus. Assim, portanto, tornar-se desenfreado sob tão grande graça, e transformá-lo em uma ocasião para trabalhar toda impureza com avidez, e endurecer-nos em tal caminho por aquela mesma graça que é o último e mais poderoso meio de nos resgata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CUIDAR

 Cuidar é especialidade do Senhor. Ser escudo e broquel daqueles que O servem faz parte do agir de Deus. Todos os que o Senhor escolheu e ch...