quinta-feira, 18 de julho de 2024

PEROLAS

 PÉROLAS AOS PORCOS 


"Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem" (Mateus 7.6 ACF)


Pérolas | gr. μαργαρίτης - (margarites) | Substantivo Masculino | mar-gar-ee'-tace | Sf. uma pérola; um provérbio, ou seja, uma palavra de grande valor.


Segundo a tradição judaica, as pérolas são mencionadas de forma simbólica na Bíblia como representação de algo de grande valor. No Novo Testamento, Jesus usa a imagem da pérola em parábolas para destacar a importância do Reino dos Céus e da sabedoria espiritual.


Introdução 


A ordem “não jogue pérolas aos porcos” significa que não devemos entregar as coisas de Deus àquelas pessoas que não veem nenhum valor nelas. Essa ordem completa a declaração de Jesus de que não devemos dar aos cães o que é santo.


Isso quer dizer que existem pessoas que se comportam como cães e porcos diante do tesouro do reino de Deus. Elas rejeitam e não apreciam o que temos de mais precioso. Então quando Jesus diz para não dar aos cães o que é sagrado, e nem jogar pérolas aos porcos, Ele está ensinando que devemos avaliar o comportamento das pessoas diante das coisas do Senhor.


I. QUANDO JESUS DISSE NÃO JOGUE PÉROLAS AOS PORCOS?


Jesus fez esse alerta durante seu sermão do monte. Nesse sermão Jesus se dirigiu especialmente aos seus seguidores. Ele passou uma série de instruções sobre como eles deveriam viver e se portar de acordo com a realidade do reino de Deus.


No Evangelho de Mateus, esse sermão está registrado entre os capítulos 5 e 7. A frase “não jogueis pérolas aos porcos” está localizada especificamente no capítulo 7. Nessa porção do sermão o Senhor Jesus faz algumas considerações acerca do julgamento. Inclusive é nesse contexto que ele diz as conhecidas palavras: “Não julgueis para que não sejais julgados“ (Mateus 7:1).


Com essas palavras Jesus não estava proibindo qualquer tipo de julgamento, mas estava proibindo o julgamento hipócrita e indicando o padrão e a forma correta pela qual seus seguidores deveriam julgar adequadamente. Então é na sequência desse ensino que Ele diz: “Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos” (Mateus 7:6).


Nesse sentido essa declaração serve de alerta acerca de uma verdade muito importante. Enquanto o julgamento hipócrita é terminantemente proibido, o julgamento justo é absolutamente necessário. Isso porque para cumprir a ordem de não dar aos cães o que é santo, nem jogar pérolas aos porcos, é preciso que haja um julgamento que possa determinar quem se comporta como cão e porco diante das coisas de Deus.


QUEM SÃO OS CÃES E OS PORCOS?


▪︎ Cães e porcos nesse alerta de Jesus representam todos aqueles que não apreciam e desprezam obstinadamente tudo o que envolve o Evangelho de Cristo. Aqui é preciso entender que os cães naquele tempo eram predominantemente animais selvagens. Eles eram violentos e perigosos. Andavam em bandos e causavam muitos transtornos nas pequenas vilas e cidades.


▪︎ Os porcos, por sua vez, eram considerados animais imundos na Lei Mosaica. Os judeus não podiam ter contato com porcos, pois eles estavam ligados ao conceito de impureza. Então quando Jesus usa como figura os cães e os porcos, ele estava se referindo a dois tipos de animais rejeitados pelos judeus. Dessa forma, seus discípulos puderam entender que existem pessoas que agem como cães e porcos diante da pregação do reino de Deus.


NÃO SE PODE DAR COISAS SAGRADAS AOS CÃES, NEM JOGAR PÉROLAS AOS PORCOS 


Da mesma forma como os cães não entendem as coisas sagradas, ou os porcos não apreciam o valor das pérolas, certas pessoas desprezam e não compreendem o valor das coisas de Deus. Se alguém jogar pérolas aos porcos, eles certamente as pisaram; assim como é muito perigoso interagir com cães selvagens que podem atacar e dilacerar alguém.


Isso significa que os crentes não devem continuar anunciando a mensagem do Evangelho aos que dela escarnecem. Deve haver um limite! Eles devem exercer com muita prudência o julgamento autorizado por Cristo. Eles devem examinar e medir, com base na reação das pessoas diante do Evangelho, se elas são como cães e porcos.


Esse julgamento, conforme já foi indicado, deve ser feito com muita paciência e atenção. Jesus compara aos cães e aos porcos apenas àquelas pessoas que desprezam e zombam das coisas de Deus. São pessoas blasfemas que rejeitam deliberadamente e definitivamente as boas novas da salvação. Então anunciar o Evangelho a esse tipo de pessoa é o mesmo que dar o que é sagrado aos cães e jogar pérolas aos porcos. 


(Daniel Conegero)


O CONTEXTO 


▪︎ "E ele intensamente desejava encher o seu estômago proveniente de junto das vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, e nenhum homem dava comida alguma a ele" (Lc 15.16 LTT)


▪︎ Em primeiro lugar, vale lembrar que os termos “cães” e “porcos” eram usados simbolicamente para descrever as pessoas que poderiam se tornar agressivas. Os “cães” para os judeus eram aqueles que já haviam se decidido contra o Reino de Deus. Se alguém tentasse pregar o Evangelho a eles, certamente se voltariam contra o pregador.


▪︎ Já os porcos, que eram animais selvagens, estavam sempre famintos por comida e aceitavam qualquer coisa. Caso alguém jogasse pérolas a eles, ao perceber que não era alimento, certamente cuspiriam as joias, pisando nelas depois.


O QUE OS PORCOS COMIAM?


▪︎ Na parábola do filho pródigo, podemos entender um pouco mais sobre a alimentação dos porcos naquela época. Diferente dos dias de hoje, quando muitos pensam que os porcos só comem lavagem ou restos de comida, a Bíblia diz que os porcos comiam sementes, vagens de alfarrobeira.


Quando o filho pródigo foi embora com a sua parte da herança e gastou tudo, se viu numa situação difícil, ao ponto de passar fome.


▪︎ “Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, ele disse: Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!” (Lucas 15.16,17)


▪︎ A alfarroba é doce e tem o sabor muito parecido com o do cacau. Ela parece uma vagem, mas é marrom da cor do chocolate. Aliás, na culinária ela é conhecida como a “substituta do chocolate” e também substitui o açúcar no preparo de muitas receitas.


▪︎ Para os porcos selvagens famintos, as pérolas que são arredondadas poderiam facilmente ser confundidas com as sementes de alfarroba. Portanto, se alguém jogasse pérolas aos porcos, certamente eles as rejeitaram e por razões óbvias. As pérolas não tinham valor algum para eles. Daí a simbologia no livro de Mateus.


▪︎ Quer dizer que você pode ter a intenção de oferecer o melhor às pessoas, mas muitas delas não vão querer. Algumas sequer saberão identificar o valor do que você está oferecendo.


***

REFLEXÃO 


II. QUANDO JOGAMOS PÉROLAS AOS PORCOS 


A LEI E O EVANGELHO 


Depois que Deus fez a promessa a Abraão, ele deu a Lei a Moisés. Por quê? Simplesmente porque ele tinha de fazer as coisas piorarem antes que pudesse melhorá-las. A Lei expôs o pecado, afrontou o pecado e o condenou. O propósito da Lei era, por assim dizer, tirar a tampa da respeitabilidade do homem e expor o que ele realmente é abaixo da superfície — pecador, rebelde, culpado, sob o julgamento de Deus e sem esperança para salvar-se a si mesmo.


Hoje, deve-se permitir que a Lei faça a tarefa que Deus lhe confiou. Uma das grandes falhas da Igreja contemporânea é a tendência de abrandar o pecado e o julgamento. De maneira semelhante aos falsos profetas, nós tratamos da ferida do povo de Deus "... como se não fosse grave" (Jr 6.14; 8.11). Veja como Dietrich Bonhoeffer expõe essa ideia: "É apenas quando alguém se submete à Lei que ele pode falar da graça... Não acho que seja cristão querer chegar ao NT de forma muito rápida e direta". Jamais devemos ignorar a Lei e ir direto ao evangelho. Fazer isso é contradizer o plano de Deus na história bíblica.


Essa não é a razão pela qual o evangelho não é apreciado hoje em dia? Alguns o ignoram, outros o ridicularizam. Então, em nosso evangelismo moderno, jogamos pérolas aos porcos (e a pérola mais cara é o evangelho). As pessoas não conseguem ver a beleza da pérola, porque não têm o conceito da imundícia do chiqueiro. Nenhum homem aceita o evangelho antes que a Lei, primeiro, revele a esse homem sua própria natureza e essência. É apenas na escuridão profunda do céu noturno que as estrelas começam a aparecer, bem como também é apenas no pano de fundo escuro do pecado e do julgamento que o evangelho brilha.


▪︎ Não admitimos nossa necessidade de abraçar o evangelho, para que este cure nossas feridas, antes de a Lei nos ter injuriado e derrotado. Jamais ansiaremos para que Cristo nos liberte antes de a Lei nos prender e aprisionar. Jamais buscaremos Cristo para ser justificados e viver, antes de a Lei nos condenar e matar. Jamais acreditaremos em Jesus, antes de a Lei nos levar ao desespero. Jamais nos voltaremos para o evangelho, para que este nos leve ao céu, antes de a Lei nos rebaixar até o inferno.


(John Stott)


***

III. CÃES E PORCOS 


"Não deis aos cães aquilo que é santo; nem lanceis as vossas pérolas diante dos porcos, para que estes não as pisem com os seus pés e, havendo-se voltado, vos despedacem" (Mt 7.6 LTT)


*Mt 7:6 Pode "CÃES" se referir a pessoas que, mesmo se lhes falarmos da justiça e bondade de Deus, redobram em extrema imundícia, obscenidade e ferocidade (como perseguidores, hereges e apóstatas) Ou a sodomitas (como em Dt 23:18) Ou a judaizantes e falsos apóstolos (Fp 3:2) Ou a maus pastores (Is 56:10-11)


Porcos animais considerados imundos pelos judeus (Lv 11.7). Pérolas a maior Preciosidade, para os orientais. A parábola pinta o quadro de um rico jogando, a mancheias, Pérolas aos porcos como se fossem ervilhas, irritando aos porcos que dariam mais valor as ervilhas genuínas.


● "Esse princípio é a razão de Jesus não ter realizado Milagres para os que não criam (Mt 13.58). Isso deve ser feito em respeito ao que é santo, não simplesmente por desprezo aos cães e aos porcos. Nada aqui contradiz o princípio de cf. (Mt 5.44). Aquele Versículo regulamenta a maneira de se lidar com os inimigos; Esse princípio regulamenta a maneira como se trata o EVANGELHO diante daqueles que odeiam a verdade" - (John MacArthur)


O QUE É SANTO: Refere-se as evidências do reino como as curas e demonstrações de poder. Mas O QUE É SANTO também deveria incluir a pregação do evangelho do reino. Essa proibição Pode parecer estranha, MAS não devemos continuar a pregar para pessoas que têm rejeitado o Evangelho com desprezo e zombaria malignas cf. (Mt 10.14; 15.14). Os cristãos em Atos aprenderam a colocar Esse princípio em prática cf. (Atos 13.44-51; 18.5-6; 28.17-28). Isso é reiterado em cf. (Tito 3.10-11) e provavelmente fundamentada (Hb 6.4-6).


(Israel Reis)


Antes de tudo, precisamos observar que esse texto esta dentro do conhecido “sermão do monte”, que foi proferido por Jesus aos seus discípulos. “Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo:…” (Mt 5.1-2).


IV. O QUE OS DISCÍPULOS DE JESUS TERIAM EM SUA POSSE QUE ERA SANTO E QUE ERA UMA PÉROLA?


Certamente todas as evidências a respeito do reino de Deus. Os discípulos de Jesus herdam Dele a PÉROLA chamada EVANGELHO, que é a palavra de salvação, a boa notícia, a demonstração do poder e do amor de Deus através de prodígios e da exposição da Palavra. Essa é a pérola santa dada por Deus aos Seus discípulos.


Estaria, então, Jesus orientando a seus discípulos o não compartilhar dessa “pérola” com as outras pessoas? Evidentemente, NÃO!


● Observe que a ordem para “não dar o que é santo” e “não jogar as pérolas” se refere e indica dois personagens: OS CÃES E OS PORCOS. 


▪︎ O texto mostra que esse tipo de “pessoa” pisa no que é santo e dilacera os que apresentam a pérola, resistindo ferozmente: “para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” (Mt 7.6)


Jesus fala aqui daqueles que resistem e zombam demoniacamente das pérolas santas que os discípulos portam e buscam compartilhar. Os discípulos não devem perder seu tempo com esse tipo de pessoa que mostra claramente que despreza e rejeita veementemente tudo que vem de Deus. Em uma de suas instruções aos doze apóstolos, Jesus lhes manda: 


▪︎ "E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés" (Mateus 10:14 ACF)


● Num dos encontros de Jesus com os fariseus, Jesus declara aos seus discípulos:


▪︎ "Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova" (Mateus 15:14 ACF)


● Da mesma forma, Paulo também aplicou esse princípio: 


▪︎ "E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios" (Atos 18:5-6 ACF)


Assim, fica evidente que não há uma proibição de Jesus de que preguemos e testemunhemos a palavra a todos, mas que, observando esse tipo de resistência blasfema e irreverente diante das pérolas de Deus, não desperdicemos aquilo que temos de mais precioso. O discípulo precisa usar de sensibilidade para perceber que suas pérolas estão sendo pisadas e sair de cena buscando novas oportunidades.


Você já teve alguma experiência de rejeição e zombaria de sua pregação da Palavra por parte das pessoas? 


(André Sanchez)


***

Conclusão 


Dar pérolas aos porcos significa gastar o que temos de precioso em quem não aprecia. Jesus disse que não devemos dar pérolas aos porcos nem o que é sagrado aos cães. Não dar pérolas aos porcos significa reconhecer quando nossos esforços estão causando mais mal que bem.


Em Mateus 7:6, Jesus avisou sobre o perigo de dar pérolas aos porcos e coisas sagradas aos cães. O resultado é a destruição das pérolas e até ataques devastadores contra nós!


V. PÉROLAS E COISAS SAGRADAS 


As pérolas e as coisas sagradas representam o que é valioso em nossas vidas. Pérolas são objetos valiosos, que custam bastante dinheiro. As coisas sagradas eram preciosas porque eram dedicadas a Deus. Ninguém sensato desperdiçaria pérolas ou coisas sagradas, nem as trataria com desprezo.


DEUS NOS DÁ MUITAS COISAS VALIOSAS E SAGRADAS:


● A vida

● O evangelho da salvação

● Dons e talentos

● Sabedoria

● A família


Devemos dar valor a tudo que Deus nos dá. Nossa responsabilidade é tratar as bênçãos de Deus com respeito, partilhando e multiplicando para o bem de muitos.


PORCOS E CÃES 


Os porcos e os cães representam coisas impuras. Na Lei de Moisés, os porcos eram considerados animais impuros, impróprios para comer. Os cães vadios eram animais ferozes, parecidos com lobos, e não era seguro se aproximar deles. Mexer com porcos e cães era se expor à impureza e ao perigo.


● Precisamos ter sabedoria para identificar ações, situações ou pessoas que podem “contaminar” nossas pérolas.


O PERIGO DE DAR PÉROLAS AOS PORCOS 


Jesus nos chamou para pregar o evangelho a todos, dar nossas vidas por nossos irmãos e usar nossos dons e talentos. Não devemos desprezar outras pessoas só porque estão em pecado (Mateus 7:3-5). Todos pecamos e precisamos da graça de Deus! Mesmo as pessoas que achamos que estão em muito pecado podem ser transformadas por Jesus.


Devemos estar prontos para oferecer amor, ajuda e o evangelho a todos mas também precisamos reconhecer quando, em vez de trazer o bem, isso só vai causar mais problemas. Em algumas situações, nossos esforços podem ser desperdiçados e usados contra nós. Nesses casos, não é bom continuar, porque ninguém vai ser ajudado mas várias pessoas (incluindo nós) podem sair prejudicadas.


A Bíblia diz que devemos ser astutos como cobras (Mateus 10:16). Agir com amor não significa ser burro nem ingênuo. Precisamos de sabedoria na forma como nos relacionamos com outras pessoas. Por exemplo, não damos os códigos de nossas contas bancárias a pessoas em quem não confiamos, porque nosso dinheiro é valioso e temos famílias para sustentar. Da mesma forma, precisamos medir com sabedoria quanto devemos dar de nós a outras pessoas.


Por vezes, é melhor parar de insistir. Podemos tentar outras táticas, orar pelas pessoas e nos mostrar disponíveis quando a situação mudar.


Dar pérolas aos porcos pode se referir a qualquer situação em que coisas valiosas são desperdiçadas e até usadas contra nós. Nesse sentido, também pode ser um aviso contra usar nossos dons para fazer coisas erradas ou contra darmos pouco valor às bênçãos de Deus.


Pense nisso!


"Não deis aos cães aquilo que é santo; nem lanceis as vossas pérolas diante dos porcos, para que estes não as pisem com os seus pés e, havendo-se voltado, vos despedacem" (Mt 7.6 LTT)


Logicamente, não está em pauta aqui o deixar de evangelizar ou cumprir uma tarefa missionária, pois, caso fosse, haveria contradição bíblica cf. (Mt 28.19; Mc 16.15; etc.).


É necessário lembrar que, para os judeus, os dois animais alistados (cães e porcos) são considerados impuros e, no caso dos porcos, mais especificamente, o Antigo Testamento condena até mesmo seu uso como alimentação (Lv 11.7). A expressão “não deis aos cães as coisas santas” parece ser uma alusão ao ato do sacerdote de lançar a carne do sacrifício (holocausto) para que os cães a comes­sem. Por seu turno, a expressão “deitar aos porcos as pérolas” aludiria à atitude de um homem rico que joga as “pequenas pérolas”, que tinham aparência semelhante às ervilhas, alfarroba e milhos, para que os porcos as comessem.


Entendemos que Jesus se referia às pessoas que apreciam levantar dúvidas a respeito da fé cristã e da inerrância das Escrituras: “as pérolas”, as “coisas santas”. São os incrédu­los ou os ateus, ou até mesmo meros zombadores do evangelho. A estes, a conversão ao evangelho de Jesus Cristo, a não ser pela atuação do Espírito Santo (Jo 16.7,8), é quase impossível. Logo, depreendemos que, para algumas pessoas, este evangelho do reino está limitado, restrito, pelo fato de elas NÃO CREREM. E não somente isso. Mas também por propagarem abertamente, de forma escarnecedora e por todos os meios possíveis, que o evangelho não passa de uma farsa e que a religião é um grande mal à sociedade, semelhante ao que disse Karl Marx, quando declarou que “a religião é o ópio do povo”. Em nosso caso, o protestantismo evangélico, pois não estamos tratando meramen­te de religião, mas do evangelho puro e genuíno de Cristo Jesus, cujo poder pode salvar a humanidade pecadora cf. (Mt 1.21; At 4.12).


▪︎ O precioso evangelho de Cristo, entendido claramente por aqueles que o aceitam como Salvador, não deve estar suplantado debaixo dos pés dos incrédulos, cuja inten­ção é zombar da fé cristã. 


▪︎ Russel Champlin, acerca da continuação do versículo em questão, comenta de forma equilibrada: “Precisamos usar de cautela com tais pessoas [os zombadores], não evitando ajudá-las quando isso for possível, mas sem fazer da nossa religião verdadeiro motivo de zombaria da parte deles”.


▪︎ "E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés" (Mateus 10:14 ACF)


▪︎ "E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios" (Atos 18:5-6 ACF) Apóstolo Paulo 


▪︎ "Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei: Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é che 4Ggado a vós. E digo-vos será mais tolerável naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade" (Lucas 10.10-12) Cristo Jesus 


▪︎ "Ao homem herege, depois de uma e outra admoestaçã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ORAÇÃO

 Hadoukens de Entrou Satanás em Judas, Por Que Nele? - Parte 1 - Pr Neil Barreto - https://www.youtube.com/watch?v=FmEypwDt-l8&feature=y...