quarta-feira, 9 de outubro de 2024

VERGONHA

 NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO DO CRISTO 


O termo 'evangelho' tem origem no grego 'euangelion', que significa 'boas novas' ou 'boa mensagem'. Na Bíblia, o evangelho é a mensagem central da salvação em Jesus Cristo, enfatizando Sua vida, morte, ressurreição e retorno futuro em glória. É a mensagem de esperança e redenção para toda a humanidade, revelando o amor e a graça de Deus. O Evangelho de Jesus Cristo é a base da fé cristã e tem o poder de transformar vidas.


Introdução 


I. NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO 


Paulo disse (Rm 1:16): "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego"


Mas, às vezes, parece que temos vergonha do evangelho. Podemos ficar relutantes em falar a familiares ou aos amigos. Então, hoje vamos encontrar algumas passagens nas ESCRITURAS para nos encorajar a contar [as boas novas] aos outros quando nos sentirmos relutantes em fazê-lo. 

 

NÃO DEVEMOS NOS ENVERGONHAR [DO EVANGELHO DO CRISTO] PORQUE:

 

1°) O evangelho "é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" - Romanos 1.16 - Nossos conhecidos não têm outra maneira de serem salvos a não ser por ouvir e crer no evangelho. Nós devemos contar a eles.

 

2°) Jesus não Se envergonha de nós - Hb 2.11-12:


▪︎ 11 Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, 12 Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.


Se Jesus não tem vergonha de nos chamar de irmãos depois de tudo o que fizemos, não devemos ter vergonha de chamá-lo de nosso Senhor depois de tudo o que Ele fez por nós!


3°) Deus através de nós é glorificado - 1 Pedro 4. 13-16: 13) Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 14) Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. 15) Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; 16) Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.


Devemos trazer glória a Deus em nossos corpos e espíritos, e não há maneira melhor de fazer isso do que ser participante dos sofrimentos de Cristo. Se sofremos por contar aos outros sobre Cristo, é para a glória de Deus.


4°) Deus não nos deu o espírito de medo - 2Tm 1.7-12: 7) Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 8) Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, 9) Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; 10) E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; 11) Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios. 12) Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele diia.


- É, geralmente, o medo que nos impede de dizer o que o Senhor quer que digamos. Mas não devemos ter medo de participar das aflições do evangelho, porque Deus é capaz de guardar aquilo que Lhe confiamos em Suas mãos. Você não tem nada a perder (Filipenses 1.20-21): 20) Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. 21) Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.


5°) São eles, e não nós, que devem ter vergonha - Tito 2.7-8: 7) Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, 8) Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de vós.


- Jesus Cristo, através de Suas falas, colocou os fariseus em [grande] vergonha (Lc 13:17): 17) E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele. Deveríamos fazer o mesmo ao responder às provocações dos outros com as palavras de Deus (2 Tm 2:15; 1Pe 3:15-16) 


(2Tm 2:15): Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 


(1Pe 3:15-16): 15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 16 Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos [envergonhados] os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. 

 

▪︎ Não temos nada do que nos envergonhar quando se trata de Jesus e do evangelho. Não devemos deixar que essa emoção nos retenha quando Deus está nos levando a contar a outra pessoa sobre ele.


(Hélio Meneses Silva)


***

REFLEXÃO 


II. O TESTEMUNHO DO EVANGELHO 


"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" (Romanos 1.16)


O apóstolo Paulo disse três coisas importantes sobre o evangelho: "eu estou pronto"; "eu sou devedor"; "eu não me envergonho". Muitos se envergonham do evangelho; outros são a vergonha do evangelho. Mas, nós, povo de Deus, não podemos nos envergonhar do evangelho, pois ele é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê. O evangelho nos apresenta Cristo, aquele que se fez pecado por nós para que nós fôssemos feitos justiça de Deus. Não há salvação fora do evangelho. Não há salvação fora de Cristo. Não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos! 


III. QUÃO GLORIOSO É O EVANGELHO


"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé" (Romanos 1:16-17 ACF)


● A Carta de Paulo aos Romanos é o maior tratado teológico do Novo Testamento. Nessa epístola, o apóstolo dos gentios fala sobre o evangelho, já no início de sua missiva. O versículo em tela é uma espécie de introdução e síntese de toda carta. Destacaremos aqui, alguns pontos importantes:


1°) A definição do evangelho. A palavra “evangelho” significa boas novas. Boas novas do céu à terra. Boas notícias de Deus aos homens. Boas novas de salvação eterna e não apenas de bênçãos temporais. O evangelho trata do glorioso fato do amor de Deus aos pecadores indignos. Seu amor por nós é abundante, imerecido e provado. O evangelho é uma nova de grande alegria para todo povo. É a notícia mais auspiciosa e alvissareira entregue aos homens: a notícia de que o Salvador, o Messias, o Senhor veio ao mundo, para ser o nosso glorioso Redentor.


2°) A natureza do evangelho. O evangelho é o poder Deus. Porque Deus é onipotente, o evangelho também o é em sua essência. Ninguém pode resistir o poder de Deus. Sua vontade é soberana. É impossível deter sua mão onipotente. Mas, o evangelho não é o poder que destrói, mas o poder que salva. É o poder dirigido a resgatar o perdido pecador. É o poder destinado a tirar das trevas aqueles que estavam imersos em densa escuridão. É o poder de perdoar pecadores indignos e fazer deles vasos de honra para Deus.


3°) O propósito do evangelho. O evangelho é o poder de Deus para a salvação. Não há possibilidade de o pecador ser salvo, exceto pelo poder do evangelho. O evangelho está centrado na pessoa e na obra de Cristo. Ninguém pode ser reconciliado com Deus senão por meio de Jesus, pois ele é o único Mediador entre Deus e os homens. Ninguém pode ter acesso a Deus, exceto por Jesus, pois é a porta do céu e o caminho para Deus. Não há salvação em nenhum outro nome dado entre os homens, exceto o nome de Jesus. Aquele que, arrependido de seus pecados, põe sua confiança em Jesus é salvo; esse tem a vida eterna.


4°) O instrumento de apropriação das bênçãos do evangelho. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. A salvação é pela graça mediante a fé. A graça é a causa meritória e a fé a causa instrumental. Tomamos posse da salvação pela graça, por meio da fé. Todo aquele que crê é salvo, e só aquele que crê. O evangelho não é o poder de Deus para a salvação dos incrédulos, mas apenas para aqueles que creem e só para aqueles que creem. Fora da fé em Jesus não há salvação.


5°) O alcance do evangelho. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Isso significa que o evangelho é universal em seu alcance. Por meio dele, Deus chama aqueles por quem Cristo morreu, procedentes de toda tribo, língua, povo e nação. Judeus e gentios, homens e mulheres, velhos e crianças, ricos e pobres, doutores e analfabetos, enfim, todos que creem em Cristo, são salvos.


6°) A nobreza do evangelho. Diante da sublimidade do evangelho Paulo escreve: “porque não me envergonho do evangelho…”. Há alguns que se envergonham do evangelho; há outros que são vergonha do evangelho; mas nós devemos nos gloriar no evangelho e dele jamais nos envergonharmos. Devemos viver pelo evangelho e para o evangelho. Devemos sofrer e morrer pelo evangelho. Devemos pregar o evangelho. O evangelho é nosso maior tesouro, nosso maior legado, nossa maior alegria!


Conclusão 


IV. O COMPROMISSO COM O TESTEMUNHO DO EVANGELHO!


‹‹Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé›› (Rm 1.14-17 – ACF)


O APÓSTOLO PAULO MENCIONA TRÊS DISPOSIÇÕES INABALÁVEIS DO SEU CORAÇÃO EM RELAÇÃO AO EVANGELHO:


 “Eu estou pronto” (Rm 1.15); “eu sou devedor” (Rm 1.14) e “não me envergonho” (Rm 1.16). Temos aqui três verdades: A obrigação do evangelho: “sou devedor”; a dedicação ao evangelho: “estou pronto”; e a inspiração do evangelho: “não me envergonho”. Vamos examinar esses três compromissos com o evangelho.


a) Em primeiro lugar, eu estou pronto a pregar o Evangelho (Rm 1.15). A demora de Paulo em ir a Roma não era falta de desejo do apóstolo, mas impedimentos circunstanciais alheios à sua vontade. Esse atraso, na verdade, enquadra-se no sábio arbítrio de Deus, pois resultou na escrita desta epístola, que tem merecido o encômio de ser “o principal livro do Novo Testamento e o evangelho perfeito”. Paulo sempre esteve pronto a pregar. Ele pregava em prisão e em liberdade; nas sinagogas e nas cortes; nos lares e nas praças. Pregava em pobreza ou com fartura. Ele chegou a dizer: “ai de mim, se não pregar o evangelho” (1Co 9.16). Pregar o evangelho era a razão da sua vida.


b) Em segundo lugar, eu sou devedor do Evangelho (1.14). Há duas maneiras de alguém se endividar. A primeira é emprestando dinheiro de alguém; a segunda é quando alguém nos dá dinheiro para uma terceira pessoa. É no segundo caso que Paulo se refere aqui. Deus havia confiado o evangelho a Paulo como um tesouro que ele tinha que entregar em Roma e no mundo inteiro. Ele não podia reter esse tesouro. Ele precisava entregá-lo com fidelidade. Deus nos confiou sua Palavra. Ele nos entregou um tesouro. Precisamos ir e anunciar. Sonegar o evangelho é como um crime de apropriação indébita.


O evangelho não é para ser retido, mas para ser proclamado. Ninguém pode reivindicar o monopólio do evangelho. A boa nova de Deus é para ser repartida. É nossa obrigação fazê-la conhecida de outros. Proclamar este evangelho em todo o mundo e a toda criatura não é questão de sentimento ou preferência; é uma obrigação moral; é um dever sagrado.


c) Em terceiro lugar, eu não me envergonho do Evangelho (1.16). Paulo se gloria no evangelho e considera alta honra proclamá-lo. Ao considerarmos, porém, todos os fatores que circundavam o apóstolo, nós poderíamos perguntar: Por que Paulo seria tentado a envergonhar-se do evangelho ao planejar sua viagem para Roma? Porque o evangelho era identificado com um carpinteiro judeu que fora crucificado. Porque naquela época como ainda hoje os sábios do mundo nutriam desprezo pelo evangelho. Porque o evangelho, centralizado na cruz de Cristo, era visto com desdém tanto pelos judeus como pelos gentios. Porque pelo evangelho Paulo já havia enfrentado muitas dificuldades. Porém, a despeito dessas e outras razões, Paulo pode afirmar, com entusiasmo: “Porque não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16).


▪︎ ‹‹Hoje há três grupos bem distintos: Primeiro, aqueles que se envergonham do evangelho. Segundo, aqueles que são a vergonha do evangelho. Terceiro, aqueles que não se envergonham do evangelho. Em quais desses grupos você se enquadra? Qual tem sido o seu compromisso com a proclamação do evangelho? Que Deus desperte sua igreja, para que como um exército poderoso, cheio do Espírito Santo, se levante para proclamar com fidelidade o evangelho da graça. Pregar outro evangelho ou sonegar o evangelho é um grave pecado; porém, anunciar o evangelho, é o maior de todos os privilégios!››


‹‹Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!›› (1Co 9.16) – Apóstolo Paulo


(Hernandes Dias Lopes)


V. O EVANGELHO DE CRISTO 


A palavra evangelho significa literalmente BOAS NOVAS e aparece 93 vezes na Bíblia, exclusivamente no Novo Testamento. Em grego, é a palavra euaggelion, da qual derivam as palavras evangelista, evangelismo e evangélico. O evangelho é, em termos gerais, toda a Escritura; em termos mais restritos, o evangelho é a boa notícia sobre Cristo e o caminho da salvação.


A chave para entender o evangelho é saber por que ele é uma boa notícia. Para fazer isso, precisamos começar com as más notícias. A Lei do Antigo Testamento foi dada a Israel durante o tempo de Moisés (Deuteronômio 5:1). A Lei pode ser vista como uma régua de medição, e o pecado é tudo aquilo que não é "perfeito" de acordo com esse padrão. A exigência de justiça da Lei é tão rigorosa que nenhum ser humano poderia segui-la perfeitamente, na letra ou no espírito. Apesar de nossa "bondade" ou "maldade" em relação uns aos outros, estamos todos no mesmo barco espiritual - pecamos, e a punição pelo pecado é a morte, ou seja, a separação de Deus, a fonte da vida (Romanos 3:23). Para que possamos ir para o céu, a morada de Deus e o reino da vida e da luz, o pecado deve ser removido ou pago de alguma forma. A Lei estabeleceu o fato de que a purificação do pecado só pode acontecer por meio do sacrifício sangrento de uma vida inocente (Hebreus 9:22).


O evangelho envolve a morte de Jesus na cruz como a oferta pelo pecado para cumprir a exigência de justiça da Lei (Romanos 8:3-4; Hebreus 10:5-10). Sob a Lei, os sacrifícios de animais eram oferecidos ano após ano como um lembrete do pecado e um símbolo do sacrifício vindouro de Cristo (Hebreus 10:3-4). Quando Cristo se ofereceu no Calvário, esse símbolo se tornou uma realidade para todos os que acreditassem (Hebreus 10:11-18). O trabalho de expiação está concluído agora, e isso é uma boa notícia.


O evangelho também envolve a ressurreição de Jesus no terceiro dia. "Ele foi entregue à morte por causa das nossas transgressões e ressuscitado para a nossa justificação" (Romanos 4:25). O fato de Jesus ter vencido o pecado e a morte (a penalidade do pecado) é, sem dúvida, uma boa notícia. O fato de que Ele se oferece para compartilhar essa vitória conosco é a melhor notícia de todas (João 14:19).


Os elementos do evangelho estão claramente declarados em 1 Coríntios 15:3-6, uma passagem fundamental sobre as boas novas de Deus: "Porque primeiro vos entreguei o que também recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; e foi sepultado; e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; e apareceu a Cefas, e depois aos Doze. Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, e a maior parte deles ainda vive, mas alguns já faleceram." Observe, em primeiro lugar, que Paulo "recebeu" o evangelho e depois "entregou"; essa é uma mensagem divina, não uma invenção feita pelo homem. Segundo, o evangelho é "de primeira importância". Em todo lugar que os apóstolos iam, eles pregavam a crucificação e a ressurreição de Cristo. Terceiro, a mensagem do evangelho é acompanhada de provas: Cristo morreu por nossos pecados (comprovado por Seu sepultamento) e ressuscitou no terceiro dia (comprovado pelas testemunhas oculares). Quarto, tudo isso foi feito "segundo as Escrituras"; o tema de toda a Bíblia é a salvação da humanidade por meio de Cristo. A Bíblia é o evangelho.


"Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego" (Romanos 1:16). O evangelho é uma mensagem ousada e não nos envergonhamos de proclamá-la. É uma mensagem poderosa, porque são as boas novas de Deus. É uma mensagem de salvação, a única coisa que pode realmente reformar o coração humano. É uma mensagem universal, tanto para judeus quanto para gentios. E o evangelho é recebido pela fé; a salvação é um dom de Deus (Efésios 2:8-9).


O evangelho é a boa notícia de que Deus ama o mundo o suficiente para dar Seu único Filho para morrer por nossos pecados (João 3:16). O evangelho é uma boa notícia porque nossa salvação, vida eterna e lar no céu são garantidos por meio de Cristo (João 14:1-4). "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos regenerou para uma viva esperança, segundo a sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que não perece, não se contamina nem se altera, reservada nos céus para vós" (1 Pedro 1:3-4).


O evangelho é uma boa notícia quando entendemos que não ganhamos (e não podemos ganhar) nossa salvação; a obra de redenção e justificação está completa, tendo sido concluída na cruz (João 19:30). Jesus é a propiciação pelos nossos pecados (1 João 2:2). O evangelho é a boa notícia de que nós, que antes éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados pelo sangue de Cristo e adotados na família de Deus (Romanos 5:10; João 1:12). "Vede que grande amor o Pai nos tem concedido, o de sermos chamados filhos de Deus, o que realmente somos" (1 João 3:1). O evangelho é a boa notícia de que "agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1).


Rejeitar o evangelho é abraçar as más notícias. A condenação perante Deus é o resultado de uma falta de fé no Filho de Deus, a única provisão de Deus para a salvação. "Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê, já está condenado, pois não crê no nome do Filho unigênito de Deus" (João 3:17-18). Deus deu boas notícias a um mundo condenado: O EVANGELHO DE JESUS CRISTO!


VI. BOAS NOVAS 


A palavra evangelho significa "boas novas", de modo que o evangelho de Cristo é a boa nova de Sua vinda para perdoar os pecados de todos os que crerem (Colossenses 1:14; Romanos 10:9). Desde o pecado do primeiro homem, a humanidade está sob a condenação de Deus (Romanos 5:12). Como todos violam a lei perfeita de Deus por pecarem, todos são culpados (Romanos 3:23). A punição pelo cr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERGONHA

 NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO DO CRISTO  O termo 'evangelho' tem origem no grego 'euangelion', que significa 'boas nov...