domingo, 2 de junho de 2024

 3ª Enfermidade da Fé: Maus olhos


Temos falado sobre as enfermidades da fé, e a terceira são os maus olhos.




O Senhor Jesus falou do perigo dos maus olhos, do perigo de olhar com maus olhos para si mesmo, para os outros, para Deus, para a Obra de Deus, para as circunstâncias…




Quando a pessoa se olha com maus olhos, ela se exclui do plano de Deus.


Quando olhamos com maus olhos só vemos os defeitos, as falhas, e nos esquecemos de que todos temos coisas positivas e negativas.




Há quem olhe para Deus com maus olhos, e O veja como um ditador, como Alguém que pune… Deus é Amor, mas a base do Amor é a Justiça. E, às vezes, passamos por certas coisas para amadurecermos na fé, para que possamos exercitar a fé. Caso contrário, a fé será como um músculo que, se não for exercitado, enfraquece e não consegue proteger os ossos.




Deus não nos isola dos problemas, mas se olharmos apenas para os problemas, nos lamentaremos e veremos apenas trevas e não o poder de Deus.




Se você olha com bons olhos, então você exercita o poder da Justiça e todo o seu ser se ilumina:




São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! Mateus 6:22,23




Temos que vigiar sobre como olhamos para os outros, para Deus e para as circunstâncias. Veja sempre o lado bom de tudo para tirar uma lição.




Os maus olhos farão você pecar. O significado do pecado é errar o alvo. E para acertar o alvo, você tem que usar o olhar, seus olhos têm que estar abertos, limpos e claros para acertar.




Os maus olhos deixaram muitas pessoas doentes. Há muita gente carregada com maus olhos querendo arrancar algo de alguém. Veja o que está escrito em Deuteronômio 15:9-11:




Guarda-te, que não haja palavra perversa no teu coração, dizendo: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão; e que o teu olho seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao Senhor, e que haja em ti pecado.Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a tua mão.


Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra.




A pessoa com maus olhos se faz de vítima com tudo. Se é jovem, é porque é jovem; se é idosa é porque tem muita idade; se é rica é porque é rica, e se é pobre e porque é pobre etc.




A pessoa com maus olhos não tem equilíbrio.


Deus diz que não devemos querer apenas receber, porque mais bem-aventurado é quem dá do que aquele que recebe (Atos 20:35).




Olhe tudo com bons olhos, veja o lado bom das pessoas, das circunstâncias, mesmo que sejam adversas…




Isso não quer dizer que você não vai analisar as coisas, as informações que chegam até você, porque você deve ser prudente e não ingênuo, já que existem pessoas mal-intencionadas:




Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Mateus 10:16




Tenha bons olhos, sem ser bobo.


Só perde quem tem maus olhos. Você vai ser tentado a olhar com maus olhos, os irmãos de Jesus olharam para Ele com maus olhos, mas Ele não olhou assim para eles.




Não olhe a Obra de Deus com maus olhos.


Como você vê Deus quando Ele lhe pede algo?


Pergunte a si mesmo onde estão os seus maus olhos.




Vivemos num mundo onde o mal cria suas armadilhas e, se não vigiarmos o olhar para nós mesmos, para Deus, para a Sua Obra, para os outros e para as circunstâncias, cometeremos erros.


O ser humano tem o dom de achar erros nos outros. Talvez mais uma doença do que um dom, na verdade. Há quem encontre erro até em Deus, como os que acharam defeitos em Jesus quando andou nesta Terra. E foi Ele mesmo Quem nos alertou sobre os perigos desta doença:

Se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Mateus 6.23

Quer dizer, eu posso não saber que você tem maus olhos para comigo. Portanto, seus maus olhos não me afetarão. Mas a você, sim. Como?

Quando temos maus olhos para com alguém, começamos a procurar defeitos nele. A ordem que damos ao nosso cérebro é: “Essa pessoa é má. Encontre provas disso.” Daí começamos a ver tudo mau:

A pessoa chegou atrasada? É preguiçosa.

Chegou cedo? Quer se mostrar para o patrão.

É bonita? Tá se achando. É feia? Bem feito!

Tem dinheiro? É ladrão. Não tem dinheiro? É um zé ninguém.

Faz boas obras? É só para inglês ver. Não faz boas obras? É egoísta.

Destaca-se pelo que faz? Quer aparecer. Não aparece? É um zero à esquerda.

Essa busca por defeitos não tem fim. Você se torna uma pessoa amarga, odienta, rancorosa, cuja língua só tem veneno. Se você tem maus olhos para com alguém, não há como esse alguém lhe agradar. O problema está com você, não com a outra pessoa.

Seu estado é tão sério que as vítimas dos seus olhos maus nem precisam puni-lo, criticar ou se defender. Você já tem a própria punição: a escuridão que há aí dentro de você. Uma raiva que nunca acaba. Uma pessoa amarga que só consegue atrair amigos iguais a você — que odeiam as mesmas pessoas. Um sentimento de que você é o único “perfeito”, mesmo sabendo que tal coisa não existe.

Mas por que você não enxerga isso?

Ah, desculpe a pergunta, me esqueci de que você está na escuridão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRA

  Um dos maiores equívocos que cometemos é limitar a obra de Deus à nossa experiência. Julgamos que tudo quanto Deus quer e poder fazer em n...