segunda-feira, 1 de julho de 2024

AS DUAS ALMAS


 

Os primeiros dez versículos de Tiago 4 nos trazem ensinamentos e exortações importantíssimas. A Palavra nos adverte contra a cobiça, a carnalidade e a soberba. Fala-nos também sobre a santidade e sabedoria. No fim do verso 8 lemos uma frase emblemática: “... e vós, que sois de ânimo dobre, limpai o coração”. 

 

A expressão “dobre” em português é tradução do termo grego “dipsuchos” que literalmente daria a ideia de “duas almas”, ou “dois pensamentos”. Uma alma quer Deus e a outra deseja o mundo. Uma grita “glória a Deus” e a outra caminha negociando a verdade e a justiça no dia a dia do seu trabalho. Uma fala de santidade, a outra de mundanismo. Ele nos exorta a termos apenas uma alma, que deseja apenas a Deus, Sua verdade e justiça, a glória do Seu Nome.

 

Devemos crer no que é bíblico, e buscar intensamente viver aquilo que cremos. Devemos abraçar os valores cristãos, aplicando-os na vida diária, mesmo nas áreas mais desconfortáveis. Devemos fugir daquilo que promove uma alma dupla, paralela, sem santidade. 

 

Trago a expressão santidade de forma intencional, pois a solução para o ânimo dobre, que ofende a Deus, não é um curso que alimenta o conhecimento ou o envolvimento com as demandas práticas da missão, mas sim a santidade. A Palavra ensina aos que têm ânimo dobre: “limpai o coração”. 

 

Que Ele nos ajude a sermos íntegros de alma e pensamento, com corações limpos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERDÃO

 Paulo recomenda aos cristãos de Corinto que perdoem, recebam de volta e consolem um irmão na fé que pecou, (mas se arrependeu) pois poderia...