sexta-feira, 5 de julho de 2024

CARTA

 A CARTA AOS GALATAS O ALVARÁ DE LIBERDADE DOS CRISTÃOS 


Compilado Por Israel Reis 


Introdução 


PROPÓSITO E CARACTERÍSTICAS DA CARTA AOS GÁLATAS 


Sabemos que foi o apóstolo Paulo quem fundou as igrejas da Galácia. Todavia, logo depois dos gálatas terem recebido o verdadeiro Evangelho que havia sido pregado pelo apóstolo, surgiram pessoas que começaram a se levantar contra o ministério de Paulo (Gl 4:17) e também a pregar um “outro evangelho” completamente distorcido do que tinha sido ensinado (Gl 1:6,7).


Basicamente esse falso evangelho que estava sendo pregado ensinava que os gentios que se tornavam cristãos deveriam seguir as tradições judaicas e praticar as obras da lei, pois isso influenciaria diretamente no processo de salvação (Gl 6:12).


Assim, esses falsos mestres ensinavam aos gálatas que a fé em Cristo não era o suficiente, mas eles também deveriam praticar a circuncisão cf. (Gl 2:3-5; 5:2,6,11; 6:12-15). Uma das principais táticas dessas pessoas era atacar pessoalmente o apóstolo Paulo.


A defesa feita pelo próprio apóstolo no decorrer da Epístola aos Gálatas nos ajuda a entender um pouco o tipo de artimanha que esses indivíduos estavam utilizando. Em (Gálatas 2:1-10), Paulo fala de sua relação com os apóstolos de Jerusalém, os líderes da Igreja Primitiva, destacando sua autoridade apostólica e legitimidade do Evangelho que ele anunciava. Talvez com isto ele estivesse respondendo algum tipo de acusação que afirmava que, de alguma forma, ele era insubordinado e agia por conta própria, sem a autorização dos anciãos da Igreja.


É possível também que tenham acusado o apóstolo de ter mudado de ideia quanto ao seu parecer com relação aos gentios que se tornavam cristãos, ou seja, sugerindo que Paulo teria inicialmente defendido a circuncisão (Gl 5:11), mas depois mudou seu discurso para poder atrair mais facilmente os gentios (Gl 1:10). Sobre isso, o próprio apóstolo deixou bem claro que sua mudança de pensamento aconteceu em decorrência de uma revelação divina recebida diretamente de Cristo (Gl 1:11-24).


Infelizmente, como toda heresia, rapidamente esse falso evangelho começou a se alastrar entre os gálatas, fazendo com que eles abraçassem o falso ensino, questionassem a autoridade de Paulo e iniciassem um processo de deserção do verdadeiro Evangelho.


Essa era a situação dos gálatas quando o apóstolo escreveu essa epístola (Gl 1:6-7), onde vários crentes queriam estar sob o julgo da Lei e ser, principalmente, circuncidados cf. (Gl 4:21; 5:1).


▪︎ O resultado foi uma série de conflitos e dissensões na comunidade cristã da Galácia (Gl 5:15; 6:3-5).


▪︎ Logo, o principal propósito de Paulo ao escrever a Carta aos Gálatas foi expor a verdade sobre o Evangelho, mostrando a suficiência da obra de Cristo e ensinando que a salvação vem pela fé no Senhor Jesus (Gl 2:5,14).


Na Epístola aos Gálatas, Paulo foi enfático ao afirmar que a salvação é um dom gratuito de Deus, que todo o processo pertence a Ele, isto é, não qualquer participação humana na salvação, e que tudo se resume na graça de Deus e não no merecimento do homem (Gl 1:3,6,15; 2:19,21; 6:18) que apenas pode recebê-la pela fé e não por obras (Gl 2:15,16).


O apóstolo também demonstrou toda a sua indignação ao explicar que aqueles agitadores negavam completamente os pontos principais do verdadeiro Evangelho de Cristo (Gl 3:1; 5:12). Também alertou que o novo ensino transmitido por eles corrompia o Evangelho genuíno e precisava ser combatido a todo custo (Gl 1:8).


▪︎ Na Carta aos Gálatas Paulo pregou sobre a obra redentora de Cristo na cruz, onde o Senhor carregou sobre si a maldição da Lei que estava sobre nós, nos libertando do pecado e da morte (Gl 3:13; 6:14), nos vestindo com sua justiça (Gl 3:26,27), nos unindo a Ele e fazendo-nos novas criaturas, nos dando o direito de adoção de filhos (Gl 4:4,5; 6:15). O apóstolo também apontou para a verdade de que é o Espírito Santo que nos capacita a vivermos de uma forma que agrada a Deus (Gl 5:16-25).


MAGNA CARTA DA LIBERDADE CRISTÃ


Em nenhuma de suas cartas denunciou o apóstolo Paulo com tanta clareza os do legalismo, nem exaltou como aqui a glória da cruz e a liberdade dos seguidores de Cristo. É por isso que esta epístola (Gálatas), com razão, é denominada a "Magna Carta da Liberdade Cristã". Proclama esta carta a verdade essencial ao cristianismo de que a justificação é pela fé, e pela fé somente. Nem ritos, nem cerimônias, nem formas de culto ou de palavras são necessários a salvação. Tudo o que é preciso é a fé em Jesus Cristo. Mas essa fé tem de ser tão real que resulte em completa submissão a vontade de Cristo, tão vital que manifeste suas virtudes, e tão verdadeira que constranja a sua perfeita lei do amor.


REFLEXÃO 


JUDAIZAÇAO CRISTÃ


"Admiro-me de que tão breve vos desviates daquele que vos chamou para Graça de Cristo para um outro evangelho, o qual não é um outro; entretanto, há alguns que vos perturbam, e querem perverter o EVANGELHO de Cristo. Porém, ainda que alguém, nós ou um anjo do céu, vos pregasse algum outro EVANGELHO além do que vos pregamos, que seja ele anátema" (Gálatas 1.6-8 BKJ)


A carta aos Hebreus deveria estar sendo estudada detalhadamente em nossos dias. Pois, sua mensagem é extremamente necessária em muitos círculos eclesiásticos.


A MENSAGEM CENTRAL DA CARTA AOS HEBREUS É:


Do jeito que vocês estão, namorando com o judaísmo, namorando com o sistema de culto do Antigo Testamento; isso é coisa de criança, isso é coisa de quem quer lançar o fundamento novamente e isso é o mesmo que rejeitar a Jesus Cristo.


▪︎ "Espanto-me de que tão depressa sois removidos para longe dAquele (o Deus) vos havendo chamado dentro da graça de o Cristo, para dentro de um diferente evangelho (as boas novas); ("heteros": "outro, de tipo bastante diferente."). O qual (evangelho) não é um outro e semelhante evangelho, mas alguns (varões)há vos inquietando e querendo perverter o evangelho (as boas novas) de o Cristo. "allos": "outro, de tipo (aparentemente) semelhante" (todavia, sendo parecido mas sendo outro, é impossível que salve). Mas, mesmo se *nós mesmos* ou um anjo proveniente de dentro do céu vos pregue um evangelho (as boas novas) vizinho ao lado daquele que já desde antes vos anunciamos, então um colocado no alto para condenação seja ele" (Gálatas 1.6-8 LTT)


A GUARDA DO SÁBADO

    

▪︎ Um dos líderes evangélicos, bem conhecido declarou: “Meu contato com Israel me mostrou várias coisas, como os dias proféticos, as alianças: seis dias trabalharás e ao sétimo descansarás. Êxodo 31 declara que o sábado é o sinal de uma aliança perpétua e da volta de Cristo.” (Revista Eclésia). Tal ensino contradiz o ensino neotestamentario do fim da Lei mosaica em Cristo Jesus cf. (Rm 14.5, Cl 2.16, Ef 2.15, Gl 3.23-25). A circuncisão também foi declarada como uma aliança perpétua (Gn 17:10-14), nem por isso a igreja precisa praticá-la. Se alguém guarda o sábado considerando como uma aliança perpétua, também deve circuncidar os seus filhos pois nos ensina o texto bíblico: será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua (Gn 17.13). 


a) No N.T., nem sequer uma só vez, nos é ordenado guardar qualquer tipo de dia. Toda a lei moral e os outros 9 mandamentos são repetidos e novamente ordenados muitas vezes, mas não a guarda do sábado. O assunto do sábado é mencionado muitas vezes por Cristo e pelos escritores do N. T., mas jamais nos é ordenado.


b) Na Nova Aliança, não existe mandamento para guardar o sábado embora encontremos todos os outros do decálogo, (Mt 19:18-22). No caso do jovem rico, Jesus enumerou a maioria dos mandamentos, mas deixou de fora o mandamento sobre o sábado.


c) O apóstolo Paulo era apóstolo dos gentios, mas nunca ensinou ninguém a ficar guardando dias. Muito pelo contrário, ele afirmou que se alguém ficar guardando “dias” o evangelho da graça seria inútil para essa pessoa: “Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós” (Gl 4:10-11). 


● O “Concílio de Jerusalém” reconheceu e ensinou que os crentes não precisam guardar a lei cerimonial cf. (At 15: 28-29).


● A Bíblia declara que o “Sabbath” é lei cerimonial, crentes em Cristo não devem guardá-lo religiosamente (Cl 2:16-17; Gl 4:9-11)


▪︎ Faz-se, aqui, necessário uma explicação sobre o nosso novo concerto e a mudança da Lei. Foi o próprio Cristo que instituiu a nova aliança cf. (Mt 26.28) trazendo assim uma nova concepção da vida espiritual que Deus quer que tenhamos. Isso foi tão profundo que os judeus não entenderam e nem aceitaram. A lei dizia: “olho por olho, e dente por dente”. Jesus disse: “não resistais ao mal; mas se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mt 5.38-39). Quanto ao Sábado, a Lei dizia que deveria ser guardado e santificado (Ex.20.8), mas no novo pacto isso muda e o que tem que ser guardado e santificado é o povo de Deus, não só em um dia da semana, mas nos sete. Isso é pelo fato do Sábado ser feito para o homem e não o homem para ser escravo do Sábado (Mc 2.27-28). Todos os dias para os cristãos têm que ser santo, pois em qualquer um desses dias Jesus pode voltar (Mc 13.32). 


▪︎ A nova concepção do Sábado é muito mais profunda do que qualquer sabatista possa querer explicar, pois muitas são as mudanças na visão dessa lei da guarda do Sábado. Em Hebreus (capítulo 4) Jesus é o próprio Sábado e é claro que o Senhor reina em todos os dias. Para a Igreja o Sábado tornou-se todos os dias. É lastimável que os Adventistas consagrem apenas um dia para o Senhor, pois a Igreja de Cristo consagra todos os dias para o seu Salvador.


O REPOUSO 


▪︎ "Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo" (Hebreus 4:3 ACF)


O repouso de que se aborda aqui não é o do sétimo dia literal, indicado no quarto mandamento e, sim, o repouso de uma vida de fé em Cristo Jesus. A ideia central do texto está em que Deus repousou depois de haver criado o mundo e que os profetas falaram de antemão de outro dia (Sl 118.24; 95.7), em vez do sétimo dia semanal para comemorar, um repouso maior, que se seguiria a uma obra maior, objetivando não apenas o corpo, mas todo o homem. Josué nunca conseguiu guiar o povo a esse repouso, devido sua impossiblidade de levar o povo de Israel à uma paz real com Deus. Jesus, havendo terminado sua obra de redenção na cruz (Jo 19.30), alcançou a paz, a reconciliação. Na cruz foi abolido o sábado semanal (Os 2.11 combinado com Cl 2.16). Portanto, em comemoração ao glorioso repouso, que se seguiu a uma obra maior de redenção, resta guardar um descanso para o povo de Deus, esse descanso é a plena confiança na consumação da obra de Cristo (Is 11.10 comparado com Mt 11.28-30). Foi necessário esse argumento para mostrar aos judeus, que se gloriavam no seu sábado semanal, que o cristão têm em Cristo a paz e o descanso com Deus.


▪︎ "Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá" (Atos 15:28-29 ACF)


JESUS CRISTO É NOSSO REPOUSO, O NOSSO DESCANSO!


Conclusão 


Ó INSENSATOS GÁLATAS QUEM VOS FASCINOU?


Ao concluir a primeira mensagem sobre a questão do fascínio que os falsos pregadores exercem sobre suas plateias, mostrei que esse fascínio exerce um magnetismo sobre as pessoas e elas acabam aceitando mentiras e falsos ensinos. O texto é simplesmente uma forte admoestação:


Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?


Chama-nos a atenção porque, ao repreender os gálatas, ele mostrou que o fascínio por aqueles que “vos fascinou” era a verdadeira razão pelo desvio que cometeram ao abandonar a graça e pela volta aos rudimentos da lei (Gal 4.9). Esse fascínio transforma as pessoas. Em uma primeira etapa, elas passam a seguir o ensino falso que lhes é passado. Mas não para por ai.


O fascínio exercido por determinados líderes é capaz de transformar as pessoas. Elas passam a aceitar naturalmente coisas que não aceitariam em uma situação de normalidade. Vou exemplificar com o caso dos gálatas.


A igreja da Galácia (região da Anatólia, na Turquia) teve uma experiência tremenda com a justificação pela fé e com a operação de milagres. Paulo nos mostra isso no versículo 5 do mesmo capítulo 3, quando diz que: “aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?”. Aquela igreja havia experimentado operações de maravilhas em seu meio, ou seja, era uma igreja poderosa, e, nessa mesma direção, isso se operava por meio da fé que exerciam no Senhor Jesus e não pelas obras da lei.


Porém, ao permitir que determinados líderes – por meio do fascínio que exerciam – introduzissem ensinos que regrediam na graça de Cristo, fazendo-os voltarem à legalidade da antiga aliançam, deixaram de obedecer à verdade. É claro que, na mente deles, eles não estavam fazendo nada de errado, até que Paulo os reencontra e se escandaliza com o que vê, tendo que os repreender veementemente.


● Isso se repete em nossos dias. Muitos há tempos abandonaram a graça e a pregação da fé e introduziram falsos ensinos e falsas doutrinas, justamente pelo fascínio com que cativam as pessoas.


É comum vermos igrejas sendo usadas como centros de treinamento empresarial, locais para “baladas gospel”, gente que, em transe demoníaco (a pessoa acredita ser o Espírito Santo, mas quem recebe o Espírito Santo jamais perde consciência, o que acontece na maioria das vezes – I Cor 14.32) , anda de quatro pelo chão do templo, imitam gestos de animais, giram o corpo como se fossem piões e situações similares.


Alguns transformam o louvor em salão de samba, inúmeras igrejas pentecostais são dirigidas por homens e mulheres completamente despreparados (mas que sabem exercer fascínio sobre suas plateias), com rituais completamente fora do culto racional e mais parecidos com terreiros de umbanda, centenas e centenas de pessoas usando redes socais para “supostamente” entregarem o “recado de Deus”, e quando paramos para ouvir não tem nada, são apenas robôs que repetem o tempo todos frases em forma de mantras, pregadores que abertamente contam piadas e as plateias embriagadas riem e ainda acham que aquilo é unção de Deus, enfim, uma tragédia completa.


Uma ocasião, enviaram-me prints de uma rede social em que o líder de uma grande igreja de Manaus, um apóstolo, fazia um leilão de coisas que haviam sido de seu uso pessoal: gravatas, relógios, canetas e outros. A reação dos seus liderados ou discípulos, como ele mesmo dizia, era pior que a do próprio líder. Os mesmos pareciam como fãs adolescentes em um show de seu “ídolo”. Se aquilo fosse uma igreja, como nos é ensinado em Efésios, então eu nunca mais saberei o que é uma igreja.


Mas a pergunta que sempre faço é: como isso pode ser possível? Essas pessoas, como diria um bom calvinista, jamais foram convertidas. Bom, para aceitarmos essa teoria, seria necessário rasgarmos o livro de Gálatas, pois Paulo é muito claro que eles receberam a fé e depois se desviaram. Paulo é muito claro quando nos mostra que os gálatas haviam sido salvos, isto é, eram convertidos. Ele disse:


▪︎ Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho. (Gal 1.6).


Ora, os gálatas estavam na graça de Cristo. Ora se estavam é porque haviam experimentado a salvação e a fé. Porém, ainda segundo Paulo, desviaram-se para um outro evangelho. Por isso, exatamente, ele os reprendeu: “ó, insensatos (loucos) gálatas”.


Veja que uma igreja que era sadia afastou-se da pregação da fé e passou para a pregação legalista, ou seja, passou a defender uma mentira, afastando-se da verdade. Para eles, tudo corriam normalmente. Para Paulo não: tudo estava muito mal. Começaram bem para acabar mal.


▪︎ Hoje, você pode compreender a razão pela qual muita coisa ridícula, insana, estranha, liturgias malignas, antropocentrismo no púlpito, humoristas ridículos, templos escurecidos, paredes pretas, doutrinas de demônios, baladas gospel, pregadores de mídias sociais e falas mansa, ecumenismo generalizado, etc etc etc (a lista é gigante) passam a ser absolutamente naturais e normais para muita gente: pessoas fascinadas, enfeitiçadas por falsos mestres e falsas doutrinas, transformam igrejas sanas em uma grande agremiação social.


(Pr. Aureo Ribeiro)


Pense nisso!


CARTA AOS GÁLATAS! 


Representa nosso alvará para a liberdade cristã. Lutero amou tanto essa carta que a chamou de sua esposa. (Estou casado com Ela). Foi a a carta que Ele mais usou para combater a igreja romana. 


▪︎ "Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de tutor, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de tutor. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" (Gálatas 3:22-26 ACF)


▪︎ "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada" (Gálatas 2:16 ACF)


▪︎ "Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco" (Gálatas 4:9-11 ACF)


▪︎ "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto" (Efésios 2:8-13 ACF)


▪︎ "Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus" (Romanos 14:5-6 ACF)


▪︎ "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê" (Romanos 10:4 ACF)


▪︎ "Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?" (Gálatas 3:2 ACF)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ERRO

 “O maior erro que podemos cometer é viver com medo do que os outros vão pensar. A liberdade só é alcançada quando não permitimos que as opi...