sexta-feira, 19 de julho de 2024

JESUS

 QUEM É JESUS? 

(Marcos 1:1)


Iniciamos hoje a nossa jornada devocional no Evangelho segundo Marcos. Que Deus nos abençoe! 


Os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) respondem à pergunta: quem é Jesus? Mateus apresenta Jesus como o Messias esperado. Marcos, como Filho de Deus. Lucas o apresenta como Salvador de todos os que creem, e João como Deus encarnado. Juntos, estes livros inspirados pelo Altíssimo têm a missão de nos ensinar quem é Jesus Cristo, Senhor de todos e Salvador dos que creem, Único, Redentor, Profeta, Sacerdote, Rei, Reto Juiz e Amigo eterno.


Nesta série devocional, refletiremos no evangelho segundo Marcos. A tradição cristã e evidências patrísticas apontam que esse evangelho foi escrito por João Marcos, discípulo do apóstolo Pedro, que o chama de filho (1 Pe 5:13). Ele é citado em Atos 12:12 como um cristão em cuja casa muitos se reuniam para orar, e em Colossenses 4:10 como primo de Barnabé. Marcos foi companheiro de Paulo e Barnabé em ações missionárias, bem como o motivo da separação da equipe (At 15:37-39). Mais ao fim de sua vida, Paulo pede que ele lhe seja enviado, pois lhe seria útil (2 Tm 4:11). Marcos testemunhou de Cristo em Jerusalém, Antioquia, Chipre, Panfília e Roma.


O evangelho inicia com o seu propósito e confissão: "Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus" (Mc 1:1). Há três pontos fundamentais neste primeiro versículo.


Primeiro, a centralidade de Jesus Cristo. O evangelho é "de Jesus", sobre Jesus, comunica quem é Jesus e glorifica a Jesus. Leva-nos também a entender que Jesus se dá a conhecer por meio das Escrituras, como neste evangelho registrado, revelação de Deus e da vontade de Deus. Este ponto é importante: Jesus fora das Escrituras não é verdadeiro Cristianismo, mas misticismo. Portanto, busquemos a Jesus na Palavra, por meio da ação do Santo Espírito que nos leva a não apenas entender, mas crer, amar e seguir o Cordeiro de Deus. E fujamos daqueles que pregam a Jesus a partir de suas próprias ideias, impressões e projeções, e não da Palavra!


Segundo, a importância do evangelho. O livro inicia com a expressão: "Princípio do evangelho de Jesus Cristo [...]". Vemos na Palavra que o evangelho é a mensagem de Deus para o mundo a respeito do seu Filho, para a salvação do que crê, o fortalecimento da igreja e a glória do Seu Nome. O evangelho "é o poder de Deus" (Rm 1:16), portanto, é a maravilhosa manifestação de Deus ao mundo, de Sua vontade, Seus decretos, Seus juízos e Sua salvação. Por isso, é preciso proclamar por toda parte as boas novas do evangelho. Não há mensagem mais preciosa, profunda e transformadora do que esta!


Terceiro, a revelação de Deus. O Altíssimo nos revela neste evangelho segundo Marcos que Jesus Cristo é "Filho de Deus". Muitos outros aspectos da identidade e missão de Cristo serão conhecidos no livro. Logo no primeiro verso, porém, já fica clara a intenção do Eterno: fazer-nos conhecer quem é Jesus Cristo. Ele é o "Filho de Deus". Não há outro igual a Ele. E nenhuma salvação, consolo, força e esperança fora dele. Ore, portanto, ao Senhor pedindo que Ele abra sua mente e seu coração para que, na Palavra, e por meio do Espírito Santo, você seja fortalecido na fé para entender, crer e seguir o Nome acima de todo nome: Jesus Cristo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BARREIRAS

 BARREIRAS À EVANGELIZAÇÃO Se anunciar o evangelho é um dos nossos maiores privilégios, é também um dos maiores desafios. Há graves barreira...