A maioria das pessoas se afasta quando alguém é cancelado. Ninguém quer ser “culpado por associação”. Mas o amor de Jesus nos desafia a ir na contramão: estender a mão quando todos viraram as costas.
“Levem os fardos uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.” (Gálatas 6:2)
Barnabé é um grande exemplo disso. Quando Paulo (Saulo) se converteu, a comunidade cristã não confiava nele. Afinal, ele havia perseguido e aprisionado cristãos! Ninguém acreditava na mudança até que Barnabé entrou em cena.
“Então, Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus.” (Atos 9:27)
Barnabé usou sua voz para validar alguém que ninguém mais queria ouvir. Ele acreditou, acolheu e abriu portas. Se não fosse por ele, talvez Paulo não tivesse tido a mesma oportunidade de ser recebido pela igreja e, mais adiante, se tornar um dos maiores pregadores do evangelho.
A cada cancelamento que vejo no noticiário ou nas redes sociais, principalmente quando a pessoa é cristã, peço a Deus sabedoria para lidar com o tema. Por princípio, não entro em discussões na Internet, mas, sempre oro para que a situação seja revelada e a vida daquela pessoa preservada para honra do Senhor.
Quantas pessoas já mudaram, mas continuam sendo vistas pelo que fizeram no passado? Quantas estão tentando recomeçar, mas enfrentam desconfiança e isolamento? Será que temos coragem de ser como Barnabé?
O amor cobre uma multidão de pecados, e às vezes, ele também cobre a vergonha pública de quem está tentando se levantar.
Ore hoje por alguém que tem sido excluído ou mal falado. Ore por essa pessoa. Se Deus tocar seu coração, envie uma mensagem de encorajamento ou diga algo que possa fortalecê-la. Às vezes, uma palavra amiga muda tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário