sábado, 27 de setembro de 2025

VIVA

 Provérbios 9:6 afirma: “Deixai os insensatos e vivei; andai pelo caminho do entendimento.”

A sabedoria clama com um apelo direto: “Deixem os insensatos e vivam.” Essa é uma convocação à renúncia: abandonar a companhia da tolice, do pecado e da ignorância e aceitar um convite à verdadeira vida. Viver, no texto, não é apenas existir, mas experimentar a plenitude que vem de andar no temor do Senhor, o princípio da sabedoria, conforme Provérbios 1:7.

Esse apelo se harmoniza com o chamado de Isaías 55:7: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; e converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele.” A sabedoria exige ruptura com o velho caminho e uma nova direção: arrependimento e fé.

No Novo Testamento, esse chamado encontra sua plena expressão em Jesus, que declarou em João 10:10:“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Conforme João 14:6, Jesus é o Caminho. Ele é o Caminho do entendimento; o próprio Caminho que conduz ao Pai. A verdadeira sabedoria não é apenas um princípio, mas uma Pessoa: o Salvador Jesus, que nos chama a deixar a insensatez e os insensatos, e a andar na vida que Ele propõe. 

Qual caminho você tem seguido? Permanecer com os insensatos é fácil, mas leva à morte. A voz de Deus, por meio de Sua Palavra, chama você a abandonar os tolos e a tolice, a ilusão do pecado e a seguir o caminho da vida que é o Senhor Jesus. 

Há perdão, direção e vida abundante para quem se volta para Jesus com fé. Não adie essa decisão. Deixe a insensatez e viva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário