“... torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (1 Tm 4:12)
Vivemos em uma geração que observa mais do que ouve. As pessoas prestam atenção no modo como agimos, reagimos, tratamos os outros e conduzimos nossa vida cotidiana. Em um mundo tão ruidoso e marcado por incoerência, ser um exemplo se torna um desafio real, mas também um forte meio de testemunho do evangelho. O fato é que é mais fácil falar sobre o evangelho do que vivê-lo em cada detalhe do dia a dia. Por isso, o cuidado com o testemunho pessoal é uma expressão prática da maturidade espiritual.
Paulo aconselha Timóteo a ser “padrão dos fiéis”, um modelo visível, confiável e digno de ser seguido, porque ele segue ao próprio Cristo. E Paulo destaca cinco áreas nas quais ele, e nós, devemos ser exemplo: palavra, procedimento, amor, fé e pureza. Isso significa que a vida de quem serve a Cristo deve ser íntegra tanto no que diz quanto no que faz. As palavras revelam o coração, o procedimento reflete os valores, o amor mostra a essência, a fé revela a confiança em Deus, e a pureza aponta para um caráter limpo diante de Deus e dos homens.
Essa chamada exige vigilância constante e algumas perguntas devem ser feitas. Como falamos com os nossos familiares, dentro de nossa própria casa? Como nos comportamos quando ninguém está vendo? Como reagimos em situações de conflito? Nosso padrão de vida deve apontar para Jesus, não apenas no domingo, mas em cada pequeno gesto cotidiano. Ser exemplo é viver com coerência entre o que cremos e o que mostramos.
Sejamos “padrão dos fiéis” na “palavra” e no “procedimento”, no que é externo, como nos ensinou Paulo. Assim, seja nas redes sociais, nas conversas em casa, nas decisões profissionais ou nos momentos de descanso, possamos zelar pelo que falamos (ou deixamos de falar) e pela forma como agimos e reagimos. Cuidar de si mesmo, nesse contexto, é essencial. À medida que cuidamos dos nossos corações para vivermos a fé que abrigamos, produzimos um testemunho que encoraja, anima e promove a paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário