domingo, 2 de junho de 2024

ADVOGADO

 JESUS O ADVOGADO 


"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, TEMOS UM ADVOGADO PARA COM O PAI, Jesus Cristo, o justo" (I João 2:1 ACF)


Introdução 


I. O QUE SIGNIFICA QUE JESUS É NOSSO ADVOGADO?


Um advogado é uma pessoa que vem em nosso auxílio ou pleiteia um caso com um juiz. Os Advogados oferecem apoio, força e conselho e intercedem por nós quando necessário. A Bíblia diz que Jesus é um Advogado para aqueles que confiam nEle: "Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" (1 João 2:1). Em outros versículos, Jesus chama o Espírito Santo de nosso Advogado cf. (João 14:16, 26; 15:26; 16:7). A palavra grega usada nesses versículos é 'parakleton', que significa "ajudante, orientador ou conselheiro".


▪︎ Em um sistema judicial humano, um advogado fala pelos direitos de seu cliente. Os defensores ou advogados legais estudaram os meandros da lei e podem navegar com precisão por esses estatutos geralmente complicados. Essa é a imagem que João pinta quando se refere a Jesus como nosso "advogado junto ao Pai". A lei justa de Deus nos declara culpados em todos os aspectos. Nós violamos os padrões de Deus, rejeitamos Seu direito de governar nossas vidas e continuamos a pecar mesmo depois de conhecermos a verdade cf. (Hebreus 10:26; Romanos 1:21–23; 1 Timóteo 2:4). O único castigo justo por essa iniquidade é uma eternidade no inferno (Apocalipse 14:10; 21:8; 1 Coríntios 6:9).


▪︎ Mas Jesus é o Advogado entre nossos corações arrependidos e a lei. Se Seu sangue tem sido aplicado em nossas vidas por meio da fé e confissão dEle como Senhor (Romanos 10:9–10; 2 Coríntios 5:21), Ele defende nosso caso diante do Juiz Justo. Podemos imaginar a conversa mais ou menos assim: "Pai, sei que essa pessoa pecou e violou nossos mandamentos. Ela é culpada como acusada. No entanto, você disse que meu sacrifício é pagamento suficiente pela dívida que ela deve. Minha justiça foi aplicada à sua conta quando ela confiou em mim para salvação e perdão. Eu paguei o preço para que ela possa ser declarada 'Inocente'. Não há mais dívidas para ela pagar" (Romanos 8:1; Colossenses 2:14).


▪︎ Jesus passa a ser nosso Advogado logo quando Deus nos aceita em Sua família como Seus filhos (João 1:12). E Ele continua sendo nosso Advogado para sempre. 1 João 1:9 diz que, quando confessamos nosso pecado, Ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar deles. Como Seus seguidores, ainda pecaremos. Mas, quando o fazemos, somos ordenados a confessar esse pecado a Deus. Confissão é concordar com Deus sobre o quão ruim é o pecado. Permanecemos culpados diante dEle, sem argumentos e justificativas próprias. Nosso Advogado Se coloca diante do Juiz e, juntos, concordam que, porque estamos "em Cristo", nenhuma outra punição é necessária. Jesus já fez pagamento suficiente para nos redimir.


▪︎ Outro aspecto que faz de Jesus um Advogado compassivo é o fato de que Ele também experimentou a vida neste mundo. Ele foi tentado, rejeitado, esquecido, incompreendido e abusado. Cristo não nos representa teoricamente; Ele nos representa experimentalmente. Ele viveu a vida que vivemos, mas fez isso sem sucumbir aos males que nos sucedem. Ele Se recusou a ceder à tentação e pode ser nosso Sumo Sacerdote porque cumpriu perfeitamente a lei de Deus (Hebreus 4:15; 9:28; João 8:29). Nosso Advogado pode argumentar nosso caso com base em Sua experiência pessoal, mais ou menos assim: "Pai, essa jovem violou nosso mandamento justo, mas ama você e quer servi-lo. Lembro-me de como foi ser tentado assim, e meu coração tem compaixão. Ela confessou esse pecado e deseja se afastar dele. Por causa do meu sacrifício, você pode perdoar esse pecado e purificar o coração dela mais uma vez. Vamos ensiná-la a deixar o Espírito Santo confortá-la e fortalecê-la para resistir na próxima vez."


▪︎ Um advogado terreno só pode defender nosso caso com base apenas em evidências e testemunhos externos. Nosso Advogado celestial conhece nosso coração e defende nossa causa com base no que está lá (Lucas 5:22; Marcos 2:8). Ele também conhece os meandros do sistema legal de Deus. Ele já atendeu às demandas da justiça, portanto, Sua defesa vem de uma posição de força e retidão. Deus aceita a defesa de Seu Filho em nosso nome como parte de Seu acordo divino, estabelecido antes do início do mundo (1 Pedro 1:20; João 17:24; Apocalipse 13:8). Nossa posição como "a justiça de Cristo" é segura porque quem a comprou com Seu próprio sangue também é nosso Advogado cf. (Romanos 4:25; 8:3; 1 Coríntios 1:30).


"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre" (João 14:16 ACF)


(Gotquestions)


***

II. CRISTO COMO O PARACLETO


▪︎ Na cultura grega, normalmente um paracleto era um advogado de família que era acionado para ajudar uma pessoa que se envolvia em problemas. Então a figura do paracleto era vista principalmente como um defensor legal que cuidava da defesa de uma pessoa.


Sempre quando se usa a palavra paracleto as pessoas se lembram do Espírito Santo. Mas não podemos jamais nos esquecer de que Jesus é também um Paracleto. Quando Jesus Cristo prometeu a vinda do Paracleto – e nesse caso Ele estava se referindo ao Espírito Santo – ele não disse simplesmente que “o Paracleto” seria enviado, mas disse que “outro Paracleto” seria enviado (João 14:16).


▪︎ "E eu rogarei ao Pai, e ele vos DARÁ OUTRO CONSOLADOR, para que fique convosco para sempre" (João 14:16 ACF)


▪︎ Jo 14:16: {Parakletos significa: "chamado para o lado de alguém, a fim de dar ajuda + fortalecer + socorrer + consolar + confortar + ensinar + aconselhar + defender + interceder por ele} - Outro semelhante, com natureza do mesmo tipo (daquela de o Cristo). Parakletos: Aquele convocado para seguir ao nosso lado como ensinador, conselheiro, ajudador, fortalecedor, consolador, confortador. - (Grifo Meu)


▪︎ Para haver “outro Paracleto” é preciso que haja um primeiro Paracleto. Então isso quer dizer que numa primeira aplicação, a palavra Paracleto se refere ao próprio Jesus Cristo. Além disso, Jesus prometeu que rogaria ao Pai e Ele daria o “outro Paracleto”, e na sequência acrescenta que esse segundo Paracleto é o “Espírito da Verdade” (João 14:17). Então obviamente essa é uma evidência clara da divindade do Senhor Jesus, pois Ele se coloca claramente como igual ao Espírito de Deus.


▪︎ Mas em que sentido o Senhor Jesus é o nosso Paracleto? O apóstolo João responde: “Se, porém, alguém pecar, temos um ADVOGADO junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1). A palavra ADVOGADO nesse versículo traduz exatamente o grego 'paracleto'. Algumas traduções trocam “advogado” por “intercessor”.


▪︎ Isso quer dizer que Jesus é o nosso 'Paracleto' que intercede em nosso favor diante do Pai; Ele é quem pleiteia a nossa causa. Ele nos defende não com base em nossa própria justiça e merecimento, mas com base em Sua justiça e Seus próprios méritos.


▪︎ Além disso, olhar para Jesus como nosso Paracleto ainda traz um conforto indescritível. Isso porque em Sua exaltação, todo julgamento foi confiado a Ele (João 5:22). Portanto, Ele é tanto o nosso Paracleto quanto o nosso Krites, isto é, tanto o nosso Advogado quanto o nosso Juiz.


(Daniel Conegero)


***

REFLEXÃO 


III. O TRIBUNAL 


"Quem é o que condenará? É Cristo que morreu, sim, que foi ressuscitado, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós" (Rm 8:34) 


O apóstolo Paulo, também escreve Romanos, sua carta mais importante. Ela é considerada a cordilheira do Himalaia, atingindo as alturas mais extaltadas da verdade revelada de Deus. O capítulo 8 é visto como o pico do Everest, o ponto culminante de toda a verdade bíblica.


▪︎ O capítulo 8 é a carta magna da nossa liberdade. Aqui Paulo fala sobre as quatro liberdades essenciais da vida cristã: nós fomos libertos da condenação, da derrota, do desencorajamento e do medo.


Paulo nos leva metaforicamente a um tribunal universal de justiça e afirma que nenhuma acusação formal pode ser apresentada contra o cristão, porquanto, Deus – o Supremo Juiz – já proclamou seu veredicto final de “inocência”. O valor da pena (fiança) foi pago por nosso Advogado na cruz do Calvário: Jesus Cristo cf. (Rm 33-34; Is 50:8-9; Hb 7:25 1Jo 2:1) - (KJFiel Carta de Paulo aos Romanos 8:34) 


▪︎ E deveras ousado o acusador que pode enfrentar a Deus com falsas acusações, ou mesmo com acusações verdadeiras, por quanto temos um ADVOGADO no tribunal de Deus (1Jo 2.1), o qual está a mão direita de Deus e que também intercede por nós. Nosso ADVOGADO pagou a dívida criada por nossos pecados, com seu próprio sangue. A conta foi paga. Estamos livre (Rm 8.1).


▪︎ Juan Schaal, de forma exultante, comenta que o capítulo 8 de Romanos começa com NENHUMA CONDENAÇÃO porque estamos em Cristo, e termina com NENHUMA SEPARAÇÃO porque estamos em Cristo. Entre o começo e o fim há um profundo vale de lutas e conflitos. Contudo, o viajante no caminho da salvação tem a segurança da vitória. 


▪︎ "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e o que também intercede por nós" (Romanos 8:31-34 ACF)


● É impossível lermos cf. (Rm 8.31-39) deste capítulo sem que se trace em nossa mente o claro cenário de um tribunal. É uma técnica literária típica dos profetas do Antigo Testamento e também muito comum na linguagem do apóstolo Paulo, o qual utiliza diversas vezes termos legais, forenses:


*Por exemplo, no verso 33 – “acusação”; “justificação”; no versículo 34 – “condenação”.


▪︎ No cenário jurídico esboçado por Paulo, Deus é o Juiz; Satanás é o promotor (que fará as suas acusações); Jesus é o advogado (o paracleto); os anjos são os expectadores; os crentes são aqueles a quem Satanás vai tentar acusar.


Havendo anteriormente provado os seus temas, o apóstolo Paulo prorrompe agora em uma série de exclamações, por meio das quais expressa a grandeza de alma que dos crentes, quando as adversidades insistem em fazê-los desesperar-se.


▪︎ Ele nos ensina nesta passagem, através destas poderosas verdades, que há um encorajamento indestrutível; há um incentivo inquebrantável, há uma fortaleza intransponível, disponibilizados a todo cristão, no momento da provação: a consciência do favor e do amor paterno de nosso Deus.


***

Conclusão 


IV. O PERDÃO


1°. "Temos um Advogado" (1Jo 2.1). Ninguém que se diz seguidor de Cristo e da sua Palavra vive contando com o perdão antecipadamente e mantendo uma conduta de vida pecaminosa (Rm 6.1,2). Entretanto, todo crente que, pecando, arrepender-se de seus pecados de coração, tem um Advogado junto a Deus que é fiel, justo e o conhece completamente - Jesus Cristo, Filho de Deus cf. (1 Jo 1.9; 2.2). O crente que por fraqueza, falta de vigilância e desobediência, cometeu algum pecado, não pode e nem deve duvidar do amor de Deus e do poder restaurador do Evangelho por meio de Jesus Cristo (Pv 28.13; Rm 1.16).


2°. Porque Jesus pode perdoar. A santidade de Deus requer uma punição para o pecado. Mas Cristo, amorosa e voluntariamente, sofreu em nosso lugar, tomando sobre si a pena do pecado. Assim, toda exigência da lei divina quanto ao culpado, foi satisfeita plenamente na cruz quando Ele efetuou a nossa redenção pelo seu sangue (Ef 1.7). Por esse ato de amor, obtivemos o perdão dos pecados; assim, fomos salvos da perdição eterna (Gl 3.13,14).


A SATISFAÇÃO DA JUSTIÇA DIVINA


O apóstolo do amor afirma que Jesus, além de Advogado, é também a "propiciação" pelos nossos pecados (1 Jo 2.2; 4.10). Propiciar é satisfazer a lei divina violada pelo transgressor. Jesus, como a nossa propiciação, cumpriu a pena do pecado em nosso lugar e abriu o caminho para a nossa justificação (Rm 3.24,25; 5.1).


▪︎ {Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus Quem os está declarando justos. Quem é aquele que está condenando? O Cristo é Aquele havendo morrido, ou, muito mais, (Aquele) também havendo sido ressuscitado (para fora de entre os mortos); o Qual (o Cristo) também está à direita de Deus; e o Qual (o Cristo) também intercede para benefício e em lugar de nós. Quem nos separará para longe do amor de o Cristo (a nós)? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?} (Romanos 8.33-35 LTT)


O Pai nos declarou justos, de modo que Ele NÃO nos condenará. Cristo morreu, ressurgiu e vive por NÓS; portanto, Ele também NÃO nos condenará. 


● Declarar a culpa e a sentença do castigo. Há quatro razões pelas quais o cristão não pode ser declarados culpado:


1°) A morte de Cristo

2°) Sua ressurreição

3°) Sua posição soberana

4°) Sua contínua intercessão por Eles cf. (Is 53.12; Hb 7.25)


▪︎ O juiz já lidou com todas as acusações contra nós na morte e na ressurreição de Cristo (Rm 4.25). Portanto é inútil a auto-justificação. A posição de Honra e de Autoridade Governante (Sl 110.1) Não pode haver nenhuma condenação para nós ( em qualquer sentido do termo) se aquele que suportou o nosso pecado e está entronizado intercede por NÓS no céu cf. (1Jo 2.1). e o ESPÍRITO intercede em nosso coração (Rm 8.27).


V. NAQUELE DIA


O juízo será o momento em que Deus vai vindicar a sua justiça. Todos vão comparecer perante o tribunal de Cristo para dar conta de suas obras. Jesus Cristo será o supremo juiz. Seu trono é trono de justiça. Naquele tremendo dia do juízo, as máscaras dos poderosas cairão. Os crimes hediondos, escondidos sob o manto dos séculos, virá à tona. Aqueles que viveram na devassidão e foram assim mesmo aplaudidos pelo mundo, verão naquele dia que o pecado é um engodo e que o seu salário é a morte. Naquele dia ninguém poderá fugir da ira do Cordeiro de Deus. Naquele dia os homens ímpios buscarão a morte, mas ela fugirá deles. Naquele dia, em vão os homens buscarão clemência e socorro. Aquele, para muitos, será um dia de trevas e não de luz, de condenação irrevogável e não de absolvição. Naquele dia o dinheiro dos poderosos não poderá subornar, nem a fama dos potentados deste mundo granjear o favor do juiz. Jesus não faz acepção de pessoas. Tudo o que o homem falou, fez, deixou de fazer e pensou virá à tona. Nada será esquecido. Nada ficará encoberto. A mentira cobrirá a sua cara de vergonha. E o homem terá de receber sua sentença final, sem chance de apelação para instância superior. Aquele é o supremo tribunal do universo. A condenação dos ímpios será final, eterna e inapelável. Os ímpios irão para o castigo eterno e os justos para a vida eterna. Naquele dia quem não tiver seu nome inscrito no livro da vida, ou seja, quem deixou de crer em Cristo como seu Salvador e Senhor, será lançado no lago do fogo, a saber, a segunda morte. Breve, muito breve, estaremos diante do tribunal de Deus. O tempo de se preparar é agora. Você já está pronto para se encontrar com Deus? Entregue agora a sua vida a Jesus. Hoje Ele pode ser o seu advogado, amanhã Ele será o seu juiz. - (Hernandes Dias Lopes)


VI. JESUS, O ADVOGADO INCOMPARÁVEL


▪︎ Jesus é o Advogado incomparável por:


1°) Pelo seu caráter irrepreensível - "Temos, advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" (1Jo 2.1).


2°) Pela excelsitude dos seus métodos - Jesus não veio defender nossa inocência, mas para assumir nossa culpa.


3°) Pela eficácia da sua defesa - Jesus nunca perdeu uma causa. Ele é a propiciação pelos nossos pecados (1Jo 2.2).


▪︎ Embora Jesus Cristo, nosso Senhor, tenha concluído sua obra de redenção na cruz, Ele continua seu ministério no céu, pois Jesus é nosso advogado junto ao Pai.


▪︎ Se você ainda não sabe, existe uma guerra espiritual travada contra os filhos de Deus, e nesta guerra o diabo tem o papel de ser nosso acusador, aquele que traz nossas falhas à Deus; então é neste cenário que o Senhor Jesus é nosso advogado fiel e clama ao Pai em nosso favor cf. (Apocalipse 12:10).


▪︎ "E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite" (Apocalipse 12:10 ACF)


▪︎ Ainda aqui na terra o Senhor Jesus intercedeu muitas vezes pelos seus discípulos, e por nós também (João 17:20).

Um exemplo claro de quando Jesus intercede por seus discípulos está em (Lucas 22:31-32) 


▪︎ "Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos" (Lucas 22:31-32 ACF)


▪︎ Nenhuma acusação prospera contra os filhos de Deus diante de Seu tribunal, pois é o próprio Deus quem os justifica, é Cristo quem morreu, ressuscitou e intercede por estes junto ao Pai cf. (Romanos 8:1,33-34).


4 RAZÕES PORQUE JESUS É NOSSO ADVOGADO INCOMPARÁVEL:


a) Jesus é nosso advogado por causa da integridade de seu caráter. Nosso Senhor, enquanto em corpo humano, nunca pecou, e nem sequer algum engano ou falta saiu de sua boca cf. (1Pe 2:22; Hb 4:15).


▪︎ Seu caráter santo e sua vida incontaminada, tornam o Senhor Jesus nosso intercessor com toda a autoridade!


b) Jesus é nosso advogado por causa da grandeza de seus métodos. Jesus não veio a este mundo para estar meramente ao nosso lado, mas em nosso lugar cf. (1Pe 2:24)


▪︎ Ele não veio apenas para falar em nosso favor, mas para ser nosso substituto cf. (2Co 5:21)


O Senhor não veio para defender nossa inocência, mas sim para morrer pelos nossos pecados, a fim de que morramos para eles também (1Jo 2:2; Rm 6:9-12).


Mesmo sendo o Senhor Jesus nosso advogado incomparável, ele não cobra nada, pois já pagou tudo cf. (1 Pe 1:18,19)


c) O Senhor Jesus é nosso advogado por causa do desempenho vitorioso de seu ministério. O Senhor nunca perdeu uma causa, e para Ele não existe causa perdida! Ele veio buscar e salvar o que estava perdido, isto é, restaurar o ser humano a Deus cf.(Lc 19:10; Ef 2:18)


▪︎ Todos aqueles que reconhecem e confessam seus pecados, e clamam por sua misericórdia, são alcançados por sua graça e seu perdão cf. (At 2:21; Rm 10:9-10, 1 Jo 1:9; Pv 28:13).


d) Jesus é nosso advogado porque Ele conhece nossas fraquezas. O Senhor Jesus tem a completa capacidade de ser nosso intercessor a Deus porque Ele mesmo conheceu em seu corpo as nossas fraquezas, e por isso se compadece de nós com misericórdia.


▪︎ "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" (Hebreus 4:15 ACF)


Ele chorou junto com os parentes e amigos de Lázaro quando este morreu (Jo 11:32-35); Ele chorou por Jerusalém devido sua dureza de coração para converterem-se verdadeiramente a Deus (Lc 19:41-44); e Ele também clamava ao Pai por nós, às vezes até com lágrimas (Jo 17:20; Hb 5:7-10).


▪︎ Ele entende a nossa dor e nos defende, Jesus é o nosso advogado fiel, se tão somente voltarmos nosso coração à Ele, nos convertendo cf. (Tg 4:8-10; 2 Co 5:14-15)


(Hernandes Dias Lopes - Gotas de Alegria para Alma - Pág 167)


VII. O ADVOGADO DAS CAUSAS PERDIDAS


Todos nós teremos que comparecer perante o tribunal de Deus para prestar conta da nossa vida. Naquele dia, seremos julgados pelas nossas palavras, obras, omissões e pensamentos. Nenhum homem poderá passar pelo filtro criterioso desse julgamento justo. A lei exige que toda alma que pecar, essa morrerá, pois o salário do pecado é a morte. Aqueles, porém, que tiverem Jesus como seu Advogado, receberão o indulto divino. Isso, porque, Jesus morreu uma morte substitutiva. Aqueles que creem no Filho de Deus são justificados. Ele morreu por nós e levou sobre si a sentença que deveria cair sobre a nossa cabeça. Ele rasgou o escrito de dívida que 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEGAR

 Não podemos negar que estamos inseridos num mundo marcado pela dureza e por uma verdadeira luta pela sobrevivência. Porém, somos feitos de ...