domingo, 2 de junho de 2024

TEOLOGOS

 


A expressão tornou-se usual para identificar um tipo de "teólogo" com predomínio nas redes sociais, os quais se veem com autoridade para tratar dos assuntos mais complexos, como se fossem os "pais modernos" da teologia.


É fácil reconhecê-los. Falam da igreja, por exemplo, mas pouco ou nenhum envolvimento têm com a igreja local. Partem cabelo a machado, mas duvido que tenham bagagem teológica construída à sombra dos grandes teólogos da tradição cristã histórica. A probabilidade de que não leiam a Bíblia é enorme até pelas bobagens que assacam contra os mestres contemporâneos da teologia ortodoxa (palavra que lhes dá calafrios).


É óbvio que não me refiro àqueles que labutam, vivem no chão da igreja, gastam horas e horas "nos ombros dos gigantes", entendem o valor da oração para o saber teológico, que, se não tiver sentido para o dia a dia do cristão, para nada serve. Resumindo, refiro-me a uma "turminha" que nada disso faz, sequer tiraram os cueiros, mas se acham doutores em dar lição de moral em quem não os aplaudir.


▪︎ As redes sociais precisam que os teólogos estejam presentes. Mas que sejam forjados em seu "quarto de estudo", fincados em sua "sala de oração" e moldados na "biblioteca da Palavra". Não daqueles que chegam aqui em busca da "treta do dia".


(Pr. Geremias Couto)


***

REFLEXÃO 


OS TEÓLOGOS QUE JAMAIS ESTUDARAM TEOLOGIA


É tanta gente falando e argumentando acerca de questões teológicas nas redes sociais que, se realmente toda essa gente tivesse estudado Teologia, ou seja, se submetido durante anos a fazer um bom curso teológico, estudar, se preparar, etc, não teríamos tanta bobagem (infantilidade) e heresias (falsos ensinos) no âmbito da Igreja Cristã em nossos dias. Alguns quando perguntados acerca disso respondem que são "autodidatas". É de fazer rir (ou chorar).


A verdade é que a grande maioria dos que se dizem "teólogos" sequer um dia foram estudantes de Teologia e sequer desejaram isso. Sequer foram frequentadores assíduos de escolas bíblicas (EBD), reuniões de orações ou estudos bíblicos, quanto mais de uma instituição teológica com exigências, critérios, regulamentos e deveres.


O que eles não sabem (ou sabem e fogem disso), é que estudar Teologia requer, além de uma profunda comunhão com Deus, disposição, dedicação, responsabilidade e renúncia, além de uma vida de oração disciplinada. Requer trabalho duro e árduo, não é pra qualquer um, é pra quem Deus capacita e chama pra ensinar, e mais, é pra quem deseja ser um bom servo e não para os que simplesmente desejam ser chamados de "mestres". A verdade é que maioria não deseja ter trabalho, deseja apenas o bônus, jamais o ônus.


Um humilde conselho pra aqueles que vivem a discutir ou argumentar aqui nas redes sociais, mas nunca foram aprendizes: "Vá estudar, vá se aprofundar nas Escrituras. Deus não apóia preguiçosos, acomodados e irresponsáveis."

O verdadeiro teólogo cristão não vive a debater e discutir, ele não usa o seu conhecimento para isso, seu objetivo é ajudar pessoas que desejam se aprofundar no conhecimento bíblico teológico para melhor servir a Deus e Sua Igreja, o que passar disso nada tem de cristão. Teologia é para servir e não se servir. Teologia é pra pessoas "ensináveis".


Quem não é servo, jamais entendeu o que é Teologia. Quem não é sempre um aprendiz do Mestre, jamais entendeu o que é Teologia. 


(Prof. Magdiel Anselmo)


Pense nisso!


SOBRE OS TEÓLOGOS DA INTERNET


▪︎ “As redes sociais precisam que os teólogos estejam presentes. Mas que sejam forjados em seu ‘quarto de estudo’, fincados em sua ‘sala de oração’ e moldados na ‘biblioteca da Palavra’. Não daqueles que chegam aqui em busca da ‘treta do dia' " - (Geremias Couto)


▪︎ "Ao Senhor pertence a salvação (Jn 2.9). Só ele sabe, finalmente, quem será salvo. Pelos frutos é que são conhecidos os verdadeiros crentes. Nem todo o que diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do Pai (Mt 7.21). Os "teólogos de internet" ficam diante de uma tela, o dia inteiro, julgando a salvação das pessoas. Deveriam ler mais a Bíblia e ter comunhão com gente real, de carne e osso. Perceberiam que há muitos irmãos em denominações não calvinistas que são crentes fiéis ao Senhor. Wesley, Tozer, Moody, David Wilkerson, Leonard Ravenhill são apenas alguns exemplos de homens de Deus que foram usados por Ele, e não seguiam o calvinismo. Como dizia Lutero, o céu será um lugar de grandes surpresas..." - (Ageu Magalhaes)


*Apologética é defender a fé (Jd 3), e não ficar criticando a igreja, ou pessoas.


▪︎ "Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam da vossa boa conduta em Cristo" (I Pedro 3:15-16 ACF)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ROGAI

 ROGAI AO SENHOR DA SEARA Parte 1 Ao refletir sobre as palavras de Jesus em Mateus 9:38 (“Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalha...