sábado, 1 de junho de 2024

REFUGIO

 


"No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos" (Prov 14:26)


Sabemos que a Palavra fala abundantemente sobre proteção, cuidado e abrigo em Deus. Em cada ensino e história encontramos estes posicionamentos. Faz todo sentido, pois vivemos em um mundo quebrado com toda sorte de incertezas, pressões e opressões. E enganoso também é o nosso próprio coração.


O verso de hoje segue esta direção, ao afirmar que "no temor do Senhor, tem o homem forte amparo". E completa dizendo: "e isso é refúgio para os seus filhos". A expressão hebraica traduzida por "amparo" (mibtach) significa também 'refúgio seguro' e 'plena confiança'. Portanto, é no temor do Senhor que encontramos plena segurança. Mas o texto vai além e afirma que isso se reflete nos filhos, sua família, que encontra em Deus refúgio. Lindíssimo ensino e alento! 


Deus é a sua única segurança na vida. Todo o restante pode falhar. Sua saúde, recursos, amigos e irmãos. Sua capacidade física, intelectual e tudo aquilo que construiu. Sua igreja, pastores e líderes. Tudo pode falhar, exceto o Senhor, pois Ele provê "forte amparo". Ele é, portanto, incomparável. Nada e ninguém conseguem desafiar o Eterno. O Senhor é a sua única segurança na vida. Ele não falha, não atrasa, não se esquece e não deixa passar ao largo. Ele é "forte amparo"!


A segurança é encontrada à medida que se teme a Deus. Não se trata de uma troca, mas de um caminho de obediência e proximidade espiritual. À medida que tememos a Deus, procuramos as coisas de Deus e compreendemos os valores e caminhos propostos por Deus para nós. Assim, quando tememos a Deus podemos passar pelo vale da sombra da morte e ali encontrarmos pleno descanso, pois sabemos com certeza que Aquele que está conosco é maior do que qualquer deserto ou vale. E andaremos com os olhos abertos, pois mesmo no dia mau Ele tem algo bom a nos ensinar. 


A família é abençoada quando os pais temem a Deus. Assim, como lemos, "isso é refúgio para os seus filhos". São eles abençoados na fé e no aprendizado sobre como caminhar pelo mundo quebrado na segurança e paz de um Deus Eterno. A fé dos pais encoraja os filhos e os leva a olharem para Deus com confiança e expectativa. 


Que o Senhor nos ajude a temermos a Deus e, assim, termos olhos que enxergam a sua graça em nossas vidas e nas vidas de nossos filhos, para nossa paz e a glória do Eterno. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAIS

 QUANDO OS PAIS ENVELHECEM: deixe-os envelhecer com o mesmo amor que eles te deixaram crescer, deixe-os falar e contar repetidas vezes histó...