quinta-feira, 31 de outubro de 2024

OLHOS

 OLHE PARA OS FATOS DA VIDA COM OS OLHOS DA FÉ


A maneira como você olha e interpreta os acontecimentos à sua volta é determinante para a forma como você sente, age e reage. Portanto, gostaria de convida-lo a olhar para os fatos da vida com os olhos da fé. 


Em Provérbios lemos: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá” (Pv 19:21).


Ele nos diz que o ser humano possui muitos propósitos. De fato, temos muitos planos, sonhos e expectativas. Aquilo que planejamos ser, ter ou fazer fazem parte de nossos pensamentos e sentimentos à cada hora do dia. O texto não nos diz que é errado ter sonhos e propósitos, mas nos alerta que há um propósito maior, que é do Senhor Deus, e esse é o propósito que permanecerá. 


Está nos ensinando que Deus tem um plano para nossas vidas, e esse plano se cumprirá. Assim, gostaria que você pudesse olhar para a sua vida, sobretudo as lutas, dores e conflitos, fazendo essa pergunta: o que Deus está falando? 


A Palavra nos lembra que quando submetemos tudo a Deus, inclusive nossos pensamentos, “[…] a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4:7). 


Você pode olhar para os problemas de sua vida com os olhos de uma vítima. A percepção, assim, é que tudo e todos conspiram contra você. Você foi injustiçado pela tragédia que aconteceu ou pela imaturidade das pessoas. Você pode olhar para os mesmos problemas com os olhos da revolta. Dessa forma, é necessário irritar-se com os acontecimentos e dar o troco, pagar na mesma moeda. Aquele que o ofendeu precisa sofrer. Você pode também olhar para os problemas com os olhos do distanciamento, ignorando as situações ou as pessoas, como se não existissem. A Palavra, no entanto, nos convida a olharmos para os fatos da vida com os olhos da fé. 


Se assim fizermos, enxergaremos os problemas da vida de outra maneira, da maneira de Jesus. Os que nos afligem, serão amados e perdoados. Os que nos perseguem, serão alvo preferencial de nossas orações. Os que nos aborrecem, serão tratados com compaixão. Perante a tragédia, manteremos os olhos na insuperável graça de Deus. Aos amigos, dedicaremos mais atenção. À família, daremos o melhor que temos. Ao mundo, usaremos cada oportunidade para proclamar Jesus. E nosso próprio coração será visto como o primeiro espaço que precisa de mais luz, mais fé, mais mansidão, mais quebrantamento e mais submissão a Cristo. Que Ele nos ajude a ver os fatos da vida com os olhos de Cristo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLARO

 É claro que, nos estudos, na nossa profissão ou em outras áreas, precisamos nos preparar. Porém, do ponto de vista do céu, o importante não...