“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.” Daniel 1: 8
Humildade diante da rejeição e desacordo – isso é realmente possível?
Na cultura contemporânea atual, onde os cristãos que acreditam na Bíblia estão se tornando a minoria, é muito fácil reagir com raiva ou desrespeito aos que menosprezam ou rejeitam nossa fé. O problema com esta atitude é que, quando os cristãos respondem com raiva, eles tendem a fazer mais mal do que bem à causa de Cristo. Por quê? Porque esta atitude muitas vezes demonstra zero respeito aos outros – especialmente àqueles em autoridade – os quais têm uma mentalidade cultural diferente.
Agora, não me interprete mal, mostrar humildade e respeito para com os líderes que possuem crenças diferentes NÃO significa concordar e aceitar o status quo. Dê uma olhada para Daniel, um cativo sendo educado na corte do rei da Babilônia. Quando confrontado com a decisão de misturar-se e ignorar o ensino de Deus quanto à dieta para o povo de Israel (veja Levíticos 11 & Deuteronômio 14) ou resistir ao rei, Daniel escolheu a última opção.
Ainda assim, como ele resistiu à autoridade da época? Ele pediu permissão. Realmente exige humildade para demonstrar respeito a este funcionário de um governo estrangeiro. Ele poderiater se aproximado dele com arrogância e auto-justiça, dizendo: “Isso é o que Deus me chamou para fazer. Não me importo com o que você diz, não irei obedecer!”. Daniel não iria comprometer sua consciência, mas ao pedir permissão, Daniel demonstrou tremenda humildade e respeito à autoridade da época.
Na cultura cada vez mais secular de hoje, como você pode posicionar-se corajosamente por sua fé enquanto respeita a liderança no seu trabalho, governo ou universidade? Peça a Deus pela humildade de Daniel, sua coragem e sabedoria, para saber como defender sua fé de forma que mantenha respeito. Isso pode acabar abrindo uma porta para compartilhar de sua fé com alguém que nunca tenha ouvido antes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário