terça-feira, 15 de abril de 2025

ALEGRIA



O que de fato alegra o nosso coração? Um presente inesperado? Uma promoção desejada? A viagem dos sonhos?


O apóstolo João, escrevendo a sua terceira carta, manifesta logo no início um motivo de grande alegria. Ele diz: "Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade" (3Jo 1:3).


Em meio a tantos fatos, acontecimentos e notícias, o que ganhou lugar no coração de João foi saber que o seu irmão andava na verdade. Ele diz estar "sobremodo alegre" por esse fato. No verso seguinte (v.4), ele repete, dizendo: "Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade".


Na carta anterior, ele já havia se dirigido a "todos os que conhecem a verdade", a qual "permanece em nós e conosco estará para sempre" (2Jo 1:1-3). Ele aponta para Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida.


O Senhor nos presenteia com alegrias passageiras, e devemos ser imensamente gratos por experiências, bens e belezas experimentadas na vida. Tudo o que é bom vem da mão de Deus para que nos alegremos. Mas há uma suprema alegria, sobre a qual nos ensina João, que é conhecer, andar e viver na verdade, que é Cristo Jesus. E ela se estende a outros, quando vemos que eles também amam e seguem a Cristo.


A palavra do apóstolo nos traz dois ensinos centrais. Primeiro: aquele que conhece a verdade deve testemunhar da verdade. No verso três, ele faz a ponte entre o testemunho que ouviu sobre o irmão e amigo Gaio, que é "testemunho da tua verdade", e logo depois completa: "como tu andas na verdade". Nossa vida deve apresentar a nossa fé. E a nossa fé deve fundamentar a nossa vida.


Segundo: não é suficiente apenas conhecer a verdade, é preciso andar na verdade. O apóstolo usa o tempo presente para expressar a sua alegria, pois percebe que o irmão e amigo Gaio "anda" na verdade. O chamado cristão não é um chamado apenas para a eternidade, mas também para hoje. Somos convocados por Cristo a confessarmos e vivermos a nossa fé no presente. Não deixe para depois algo que Deus o chamou a ser ou fazer. O seu dia é hoje. A sua hora é agora. Que o Senhor nos ajude a andarmos na verdade!


#ronaldolidorio #devocional #vidacrista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESPERAR

 Há um tempo determinado entre a promessa e o cumprimento dela. Se voltarmos à história de Abraão e Sara, vemos claramente que a pressa, med...