sexta-feira, 11 de abril de 2025

PECADO

 CUIDADO COM A SEDUÇÃO DO PECADO


Cuidado com a sedução do pecado. Guarde o seu coração e fuja do que não vem de Deus.


Neemias é um exemplo de homem que abraçou a visão que o Senhor plantou em seu coração. Seguiu para Jerusalém destruída e desabitada para reconstruí-la. Após lutar contra diversos inimigos, como Sambalá e Tobias, que o aterrorizavam, e enfrentar críticas de perto e de longe, finalmente concluiu aquela parte da missão. Com a cidade reconstruída e o culto a Deus restabelecido, ele voltou para prestar contas ao rei Artaxerxes.


Após a prestação de contas, regressou para Jerusalém e encontrou um quadro bem diferente daquele que havia deixado. Um grupo de influência se apropriou da dinâmica do culto a Deus, bem como das ofertas e dos dízimos. Os levitas foram enviados para casa e o templo foi controlado, tornando-o uma fonte de lucro.


Neemias, ao voltar, foi procurado por esse grupo que tentou suborná-lo. Com palavras honrosas, tentaram convencê-lo a ser um deles. Ele já havia enfrentado um ataque vocacional, quando Sambalá e Tobias lhe perguntaram: “Que é isto que fazeis?”. Ou seja, que loucura é essa que você pensa ser a visão de Deus? (Ne 2:19). Ou ainda quando falaram: “Que fazem estes fracos judeus?”, questionando a capacidade de fazerem o trabalho (Ne 4:2). Mas em tudo Neemias guardava o seu coração: “Não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém” (Ne 2:12).


Agora, porém, já quase ao fim da missão, houve um ataque moral, em que ele era convidado a participar da corrupção que se instalou no templo por um grupo de manipuladores. Mas vemos que, perante este ataque, Neemias radicalizou: “Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos” (Ne 13:25).


Quando tentado, o cristão deve, primeiramente, reconhecer que o pecado é pecado. Em segundo lugar, deve se afastar dele. Por fim, deve alertar outros a fazerem o mesmo. Cuidado com a sedução do pecado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINAIS

A intuição merece o seu devido espaço em nossa existência. Seguidamente percebo que a intuição de fato é um verdadeiro prenúncio. Entre a in...