quinta-feira, 13 de junho de 2024

LAODICEIA

 A IGREJA EXAMINADA POR JESUS


Compilado Por Israel Reis 


"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. E ao anjo da igreja de Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: CONHEÇO as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu" (Apocalipse 3:13-17 ACF)


Introdução 


I. AS CRÍTICAS À IGREJA EM LAODICÉIA 


Jesus elogia e critica várias igrejas, mas somente à de Laodicéia Jesus não tem elogio algum, apenas criticas. Vamos olhar para as figuras de linguagem que Jesus usou. Por que Jesus lê o texto e o contexto, ele vê o povo e a cultura. Precisamos conhecer o comercio da nossa cidade, a economia da nossa cidade, a cultura de nossa cidade para dar respostas para perguntas relevantes.


a) Primeiro, Laodicéia ficava no vale de um rio de águas térmicas. Pessoas do mundo inteiro vinham ser tratadas pelas águas quentes que saíram da fonte, na cidade vizinha de Laodicéia. As águas da outra cidade vizinha tinham águas frias, terapêuticas. Já as águas de Laodicéia vinham de um duto, que eram mortas, intragáveis e inúteis para a medicina. Jesus aplica isso: quem te dera fosse fria como as águas de Colossos ou quente como as de Hierápolis, mas tu és morna, vomitar-te-ei.


b) Segundo, Laodicéia era o centro bancário da época, que processava todo o ouro da Ásia. Jesus diz pra ela: você, que é orgulhosa do seu ouro, é pobre espiritualmente.


c) Terceiro, porque fala de roupas brancas? É por que eles eram o maior centro têxtil da Ásia. Lá se fabricava a famosa lã negra e era exportada para o resto do mundo. Jesus diz: “te aconselho que te vistas com roupas brancas”.


d) Quarto, por que ele fala de colírio? Por que eles eram o maior centro oftalmológico da Ásia menor, onde se produzia certo pó que cuidava dos olhos. Mas Jesus diz que eles podem ter ciência pra tratar dos olhos do corpo, e serem cegos para ver com a alma.


▪︎ "Não há como ser só amigo do evangelho ou frequentador nominal. Ou você se envolve de todo o coração a Deus, ou você se prostra diante do Senhor dos Senhores ou sua vida vai provocar náuseas em Jesus"


▪︎ Jesus identifica falta de fervor espiritual, mas, primeiro, não havia denúncias de heresias naquela igreja, eles eram ortodoxos. Não há denuncias de imoralidade naquela igreja, eles eram bem morais. Terceiro, não há palavras de perseguição. Eles viviam em paz nas suas fronteiras. Não há sinal de pobreza material naquela igreja, eles eram ricos. Talvez ficássemos muitos orgulhosos de fazer parte de igrejas ortodoxas, ricas, éticas e em paz, mas a maior censura foi para eles. O que faltava era fervor espiritual. E o texto começa falando sobre o fervor da igreja.


▪︎ Vivemos uma crise sem precedentes no Brasil. Cresce o liberalismo, cresce o misticismo, o sincretismo, a teologia da prosperidade, o copo d’água ungido, a rosa ungida mística e toda coisa que afasta o povo das verdades da Escritura. Mas, por outro lado, há o severo risco de igrejas éticas ortodoxas, ricas e pacificas viverem uma ortodoxia morta, sem vida, sem entusiasmo, sem calor. As coisas só acontecem. Você vai e volta da igreja, evangeliza, prega, mas perdeu o fervor, o primeiro amor, já não sabe o que é chorar pelos pecados ou ter um vislumbre da glória do Cristo crucificado e ressurreto em seu meio. Precisamos orar para que Deus inflame outra vez sua igreja. Precisamos nos voltar para a Bíblia, mas também voltar para o Deus da Bíblia para experimentarmos um avivamento na nossa nação brasileira.


▪︎ Ao andar por todo o Brasil, eu sei que precisamos desesperadamente de um reavivamento em nossa nação e não adianta usarmos frases de efeito, precisamos de oração para que o calor de Deus volte a aquecer a nossa alma. Eu olho para a história da Igreja e vejo homens como George Whitefield e não consigo entender. Vejo a biografia de Moody, homem inculto e sem muita instrução, mas caminhava por Nova Iorque e o Espirito ia sobre ele. Eu preciso do fervor destes homens. Precisamos que Deus nos dê este fervor. Tudo o que conseguimos dizer é que no passado multidões seguiam a Cristo, mas hoje conseguimos pensar muito pouco sobre o que Deus está fazendo. Precisamos de uma restauração de nosso fervor. Existe muito fogo estranho por aí, mas o fogo de Deus precisa se alastrar sobre nós.


OS CONSELHOS À IGREJA EM LAODICÉIA 


No texto bíblico, Jesus continua dando conselhos para a Igreja, se apresentando como um mercador. Ele diz: “compre de mim vestes e colírio”. A solução para a falta de fervor da igreja não é correr a traz da ultima novidade, mas em uma volta pra Jesus. Jesus é quem tem o remédio para a Igreja, quem restaura a Igreja, quem pode trazer um derramamento do Espirito para a Igreja. É a Ele que precisamos recorrer.


▪︎ No verso 19, Jesus faz uma declaração e uma ordem. Ele diz que a despeito da nossa mornidão e falta de fervor, Ele diz que nos ama e que não desiste de nós. Ele não quer apagar o pavio que fumega, mas nos repreende por que nos ama e morreu por nós. Ele diz: “sê, pois zeloso e arrepende-te”. Não há como ser só amigo do evangelho ou frequentador nominal. Ou você se envolve de todo o coração a Deus, ou você se prostra diante do Senhor dos Senhores ou sua vida vai provocar náuseas em Jesus. Nós fomos salvos para o deleite de Deus, mas se vivermos sem fervor, provocaremos náuseas em Jesus. Por isso no verso 20, ele está à porta e bate. Ele está batendo e batendo e batendo. Ele está insistindo que você largue estas migalhas e vá para o banquete. O que Ele quer aqui é intimidade com você, na mesa dele, num lugar de comunhão intima, sem holofotes, sem auditório, sem palcos. É no seu quarto, de joelhos. Ele quer cear com você, olhar nos seus olhos, dar-lhe a liberdade de debruçar sua cabeça no peito dele e que você compartilhe suas mais intimas necessidades.


▪︎ Que resposta você vai dar? Deixará que a igreja se reúna com Jesus fora dela? Podemos ter aparatos e grandes convidados, mas o mais importante pode estar excluído. Jesus está à porta e bate, se você ouvir a voz e abrir a porta, Ele ceará com você.


▪︎ Em ultimo lugar, ele faz promessas. Ele diz que é o Amem, a testemunha de Deus, o principio da criação de Deus. Ele é a palavra de Deus, Ele pode fazer promessas. Ele é o primeiro de tudo.


▪︎ Ele diz que ao vencedor, deixará que sentemos no trono com ele. Vamos sair da cumplicidade da mesa e vamos para a exaltação publica no trono. Ele não quer você apenas no céu, mas também no trono. As riquezas de Laodicéia eram nada diante da grandeza destas promessas. As riquezas da terra são completa escassez diante das riquezas do céu.


▪︎ Hoje, onde existiam estas igrejas, só existem ruínas. Elas não ouviram a voz do Espirito e não atenderam a voz de Jesus. Não podemos deixar que nossas igrejas se tornem museus ou mesquitas. Precisamos ouvir o que o Espírito diz às igrejas.


• "Nós fomos salvos para o deleite de Deus, mas se vivermos sem fervor, provocaremos náuseas em Jesus"


(Hernandes Dias Lopes)


***

II. CRISTO NÃO ELOGIA A IGREJA EM LAODICEIA


▪︎ “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” (Ap 3:17)


● De todas as sete igrejas da Ásia Menor, Laodicéia foi a única que não recebeu elogio algum da parte de Cristo, nem sequer uma palavra de louvor do Soberano. Jesus, no entanto, refere-se a seu autoelogio - os laodicenses eram orgulhosos, indiferentes, insolentes, e julgavam-se os melhores, o que os levou a fazerem uma autoavaliação salientando três de seus supostos atributos:


a) Rico sou.

b) Estou enriquecido. 

c) De nada tenho falta. 


▪︎ Esses irmãos consideravam-se completos, e tão ricos que não precisavam de coisa alguma, nem mesmo do Senhor da Igreja; olhavam-se no espelho e admiravam-se da própria beleza, mas eram superficiais, vazios da essência de Deus. Jesus, portanto, avalia-os da seguinte forma


1°. Não sabes que és um desgraçado.

2°. (És) miserável. 

3°. (És) pobre. 

4°. (És) cego. 

5°. (És) nu.


Cristo chamou de pobre uma igreja que se julgava rica; aos que tinham o melhor colírio da região, qualificou como cegos; denominou de nus aqueles cuja lã preta e macia era matéria-prima para as melhores roupas. Muitas pessoas estão dentro das igrejas pensando que têm suas atitudes aprovadas pelos céus, porém aquele que tem os olhos como chama de fogo está fazendo uma sondagem profunda para identificar o verdadeiro propósito dos corações, por trás das aparências. 


(Saullo Stan)


III. O CONSELHO 


"Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei até ele, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3.18-20 ACF)


Antes de examinarmos o conselho de Cristo aos irmãos da igreja em LAODICÉIA, observemos que, de todas as sete Igrejas, essa é a única em que todos os membros foram censurados pelo Senhor. Em Sardes restava uma minoria que não tinha contaminado as suas vestes; em Tiatira havia um povo que não tinha a doutrina de Jezabel; em Pérgamo alguns recusavam-se a seguir as doutrinas de Balaão e dos Nicolaítas; não há, entretanto, registro de alguém fiel entre os laodicenses.


● A igreja em LAODICÉIA foi aconselhada a sair para fazer compras: mais uma vez Cristo recorre ao contexto da cidade, e coloca-se como um Mercador. A ideia de comprar é algo semelhante ao que está escrito em Isaías 55.1: 


▪︎ "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite" (Isaías 55.1)


MAS O QUE ELES PRECISAVAM COMPRAR, SE JÁ TINHA TUDO?


1°) Aconselho-te que de Mim compres Ouro provado no fogo, para que te enriqueças: havia um ouro que só Jesus tinha, e que de fato os tornaria ricos.


2°) (Aconselho-te que de Mim compres) roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez: vestimentas de lã preta e Eles já tinham, mas faltavam-lhe uma roupa que cobrisse a vergonha que só o Messias estava vendo.


3°) (Aconselho-te) que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas: Eles estavam cegos, e apenas o verdadeiro colírio dado por Cristo faria com que vissem com clareza.


Laodicéia era uma cidade rica ontem viviam irmãos abastados, o que não impediu que Cristo dissesse:


"VOCÊS SÃO POBRE: têm roupas mas estão nus; têm colírio, mas não conseguem ver". A única moeda capaz de comprar a solução para esse drama terrível dos cristãos laodicenses era o arrependimento, e a repreensão do Senhor provava seu intenso amor por Eles. Hoje, MUITOS DE NÓS ESTAMOS SENDO CONVOCADOS POR CRISTO A IRMOS ÀS COMPRAS. 


4°) Eis que estou a porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com Ele cearei, e Ele comigo: no antigo Oriente Médio, ao visitar amigos e familiares, não era comum bater à porta, mas fazer uma anunciação de sua chegada ao aproximar-se, dessa forma, as pessoas ouviam a voz familiar e abriam as portas para receber o visitante; caso fosse; no entanto, uma situação de urgência, o que estava chegando gritava e batia insistentemente na porta, para rapidamente alertar os que estavam na casa de um fato ocorrido ou de um risco iminente. Cristo estava urgentemente chamando e batendo na porta dos laodicenses para que Eles ouvissem sua voz e a abrissem O QUE INDICARIA ARREPENDIMENTO; uma ceia seria celebrada em comemoração à tal atitude. 


***

REFLEXÃO 


IV. QUANDO A IGREJA PERDE O SALVADOR


"Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" (Apocalipse 3:16-17 - ACF)


A igreja em Laodicéia é a igreja mais apostata do Novo Testamento, ela tem todos os componentes litúrgicos de uma igreja, com formalidades e requintes de prosperidade, era uma assembléia de celebridades e tinha um bom equilíbrio financeiro, mas ao medir o fervor espiritual, Cristo detectou mornidão, ainda havia mais: falta de visão espiritual. Era uma igreja cristã sem Cristo, o dono da igreja eram os homens, Cristo estava fora desse negocio cf. (Apocalipse 3:20) Havia uma falta de pudor espiritual dentro dela. 


● Para quem acha que o amor de Cristo tolera igrejas com seus desvios espirituais e morais, se desencanta com as palavras acusadoras de Cristo: não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;" (Apocalipse 3:16-17 - ACF). 


Fiquem sabendo os promotores da unidade que sacrifica a verdade que Cristo não compartilha com o sincretismo, com a apostasia, com os desvios morais, com a falta de pudor, com a prostituição espiritual, com a simonia, com o liberalismo, com teologias profanas, com heresias de perdição, com antinomianismo, com o mundanismo, a carnalidade misturada com a espiritualidade, Cristo não compartilha com o erotismo espiritual, com o misticismo pagão, com o esoterismo ocultista, com as aberrações doutrinarias, com a irreverência, com o ecumenismo, Cristo não compactua com falsos profetas, falsas doutrinas, com a hipocrisia. Tais coisas provocam asco em Cristo. “Vomitar-te-ei da minha boca”(Apocalipse 3:16) Cristo é santo e ama a santidade, é verdadeiro e ama a verdade. É puro e ama a pureza, é reto e ama a retidão. Havia todos os atrativos de uma religião sofisticada em Laodicéia, tinha todos os acessórios para montar o espetáculo, com dinheiro se faz coisas impressionantes, templos com boa arquitetura, profissionaliza-se a religião promove-se o conforto. 


A plataforma para a atração é muito boa, porque a melhor maneira de atrair pessoas para o espetáculo religioso é avivar a ganância no coração dos homens. Cristo está do lado de fora, há uma divindade falsa no pedestal de laodiceia: o deus utilitarista disposto a barganhar com os homens. Que cenário familiar com a igreja moderna! Laodicéia abriu a igreja para o materialismo, para o mundanismo, para o orgulho, para a vaidade, para a sensualidade e fechou as portas para Cristo. Ele está do lado de fora batendo. Quem percebe que Ele está do lado de fora? Quem percebe que os cânticos de honra a Deus estão presentes na liturgia mas a presença de Cristo está ausente? Os olhos daquela gente estava fixo no show, nas cores, na pompa, no espetáculo, e não em Cristo. O Salvador não estava em ultimo lugar, pelo contrário, não havia lugar para Ele. Que cenário de morte espiritual terrível! 


Tudo isso em meio a uma forma de movimento onde todas as aparências diziam que a igreja de Laodicéia era a mais abençoada de todas. Que o eco das palavras de Cristo possa penetrar no coração dos mornos “Sê pois zeloso e arrepende-te” (Apocalipse 3:19).


(Clavio J. Jacinto)


***

Conclusão 


V. A PORTA FECHADA 


"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei até ele, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3:20 ACF)


Por meio do apóstolo João em Apocalipse 2–3, Jesus dirigiu sete cartas a sete igrejas na Ásia Menor. Elas eram individualizadas cartas de instrução, repreensão e encorajamento às congregações locais. Para a última igreja, a igreja morna em Laodiceia, Jesus fez este apelo urgente: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo" (Apocalipse 3:20).


▪︎ A ideia de Jesus parado à porta e batendo é frequentemente usada como uma ilustração da oferta de salvação de Jesus para as pessoas: se você apenas "abrisse a porta do seu coração" e deixasse Jesus entrar em sua vida, tudo ficaria bem. Mas em Apocalipse 3:20, Jesus não está pedindo que um indivíduo seja salvo; Ele está buscando admissão em uma igreja! 


É alarmante pensar em Jesus parado do lado de fora da igreja e batendo, mas essa é a posição em que estava. A igreja de Laodiceia havia fechado a porta ao Cabeça da igreja; estavam convencidos em sua prosperidade, mas Jesus foi deixado do lado de fora. Ele era um estranho para os corações de toda a congregação.


▪︎ A maioria das sete cartas continha um elogio, uma reclamação ou crítica, uma ordem e um compromisso de Jesus. Mas a igreja de Laodiceia, assim como a igreja-irmã espiritualmente morta em Sardes, não merecia palavras de aprovação de Jesus. Os laodiceianos eram culpados de autoconfiança, justiça própria e indiferença espiritual. Pior ainda, a igreja desconhecia a sua condição miserável.


▪︎ Para a congregação em Laodiceia, Jesus emitiu esta crítica contundente: "Conheço as obras que você realiza, que você não é nem frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: 'Sou rico, estou bem de vida e não preciso de nada.' Mas você não sabe que é infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu'" (Apocalipse 3:15-17).


Em seu estado orgulhoso, satisfeito de si e espiritualmente cego, a igreja de Laodiceia era inútil no reino de Deus. Usando linguagem figurada, Jesus emitiu Seu mandamento, chamando os membros da igreja a trocarem a sua justiça falsificada pela genuína (Apocalipse 3:18). Ele chamou a igreja para ser zelosa e se arrepender (versículo 19).


▪︎ O apelo de Cristo foi sincero e urgente: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo" (Apocalipse 3:20). O apelo do Senhor também foi pessoal. Ele falou com indivíduos usando palavras singulares como alguém, sua e ele. Cristo estava convidando todos na igreja a experimentarem uma comunhão íntima com Ele. E mesmo que Seu desejo fosse que toda a igreja respondesse e abrisse-lhe a porta, em última análise, cabia ao indivíduo decidir.


▪︎ Jesus sabe que nem todos responderão a Seu convite e abrirão a porta para um relacionamento com Ele. Muitos, como aqueles que viviam em Laodiceia, escolherão rejeitar o Seu chamado. Mornos e com o coração endurecido, permanecerão cegos ao fato de terem aceito uma justiça falsa (Hebreus 3:7–8). Para eles, Jesus dirá: "Eu nunca conheci vocês. Afastem-se de mim" (Mateus 7:21–23). Infelizmente, não entrarão no reino dos céus.


▪︎ Durante o Seu ministério na Terra, Jesus fez um grande esforço para demonstrar que a justiça chega até nós como um dom somente pela fé. Ter a justiça de Cristo, pela graça através da fé, é a única maneira de entrar no reino dos céus cf. (Romanos 3:24–25; 2 Coríntios 5:21; Efésios 2:4-8).


Quando Jesus disse: "Eis que estou à porta e bato", Ele estava convidando os membros da igreja de Laodiceia a reconhecer sua miserável condição espiritual e receber Seu autêntico dom de salvação. Como o apóstolo Paulo, os laodiceianos precisavam perceber sua absoluta dependência de Cristo: "Na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, mas aquela que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé" (Filipenses 3:8–9).


Para aqueles que abririam a porta, Jesus prometeu uma comunhão íntima, representada como desfrutando de uma refeição juntos. E também ofereceu esta grande recompensa: "Ao vencedor, darei o direito de sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com o meu Pai no seu trono" (Apocalipse 3:21). Essas palavras foram o compromisso de Cristo com a igreja de Laodiceia.


▪︎ Hoje Jesus continua a dizer: "Eis que estou à porta e bato!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ROGAI

 ROGAI AO SENHOR DA SEARA Parte 1 Ao refletir sobre as palavras de Jesus em Mateus 9:38 (“Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalha...