terça-feira, 18 de junho de 2024

PESSOAS

 ANANIAS E SAFIRA


"Um certo varão, porém, (tendo) por nome Ananias, juntamente com Safira, a sua esposa, vendeu uma propriedade E reteve parte proveniente de junto do preço (tendo privadamente sabido disto também a sua esposa); e, havendo ele trazido uma certa parte, ao lado dos pés dos apóstolos a depositou. Disse, porém, Pedro: 'Ó Ananias, por que encheu Satanás o teu coração para mentires tu a o Espírito, o Santo, e reteres parte proveniente de junto do preço do campo? (O campo) permanecendo contigo, para *ti* não permanecia? E, havendo sido vendido, dentro da tua própria autoridade não estava ele (o dinheiro da venda)? Por que puseste este desígnio no teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus'. E, ainda estando ouvindo Ananias estas palavras, havendo ele caído, expirou. E veio um grande temor sobre todos aqueles estando ouvindo estas coisas" (At 5.1-5 LTT)


Introdução


Caros leitores, dessa vez, vamos refletir um pouco no capítulo 5 de Atos, na parte narrativa que fala sobre a história de Ananias e Safira. Do versículo 1 ao 11, Lucas narra um exemplo do que Deus precisou fazer para despertar o temor no início da igreja primitiva. Muitas indagações e perguntas, são feitas sobre o ocorrido, mas de qualquer forma, precisamos entender que o casal recebeu uma justa retribuição como consequência de seu ato enganoso, vil e profano. Quais as implicações praticas, e quais as lições que podemos aprender hoje? Bom, na última parte desse artigo, pretendo responder, mas a princípio, podemos nos lembrar as palavras paulinas em Gálatas 6.7, “não vos enganeis: Deus não se deixa zombar. Portanto, tudo o que o homem semear, isso também colherá.


Infelizmente, vemos em nosso tempo que muitas pessoas na igreja fazem de tudo para obter o poder, o reconhecimento e o prestígio. Isso é muito perigoso! Na verdade, esse padrão de conduta é mundano e não se encaixa nos princípios bíblicos. Leia Provérbios 21.28 e 1 Timóteo 4.2. Para entendermos melhor o contexto, precisamos considerar algumas coisas.


A VOLUNTARIEDADE NA IGREJA PRIMITIVA 


Percebemos que naquele tempo, não existia um padrão ou uma norma para contribuições financeiras. O que realmente contavam eram a generosidade e a voluntariedade. Tudo era compartilhado em comum, ninguém se sentia que era dono de coisa alguma, pois existia o espírito do temor. Naquela época assim como hoje, existiam pessoas que contribuíam com ofertas maiores, e talvez isso tinha uma repercussão mais estendida. De qualquer forma, precisamos entender que a igreja primitiva vivia em uma crença que Jesus logo retornaria.


Um fato importante, era o respeito e a admiração que o ofertante tinha perante os crentes. Isso é uma coisa normal e natural em qualquer época, mas não era um propósito. Quem ajudava, não buscava um reconhecimento perante os apóstolos e a igreja primitiva, isso nos faz lembrar de Barnabé. 


Barnabé, era um respeitado líder na igreja, um levita de nascença, era primo de João Marcos, que escreveu o segundo livro do NT que leva o seu nome. Lucas nos conta, em Atos 4.37, que Barnabé tinha propriedades em Chipre. O mesmo vendeu e depositou o dinheiro aos pés dos apóstolos.


UM PLANO BEM SÓRDIDO E BEM ELABORADO 


Possivelmente, Ananias e Safira vendo a contribuição de Barnabé ou outros crentes e o devido reconhecimento, cobiçaram com um plano sórdido e bem elaborado a honra e o prestígio. Talvez, o casal era fiel a Deus e a Cristo e tinham um bom testemunho diante da comunidade cristã, mas eles não podiam deixar passar a oportunidade de serem conhecidos publicamente entre os apóstolos e a igreja.


Verdadeiramente, o diabo encheu o coração do casal de inveja e cobiçosa honra. Assim, venderam a propriedade que eles tinham, mas retiveram parte do preço, porém estavam contribuindo como se tivessem destinado todo o valor da venda. Ou seja, o casal concordou em mentir!


Atualmente, muita gente pensa como eles da seguinte forma. Essa mentira não vai prejudicar ninguém, vamos ajudar a igreja, vamos ter prestígio, honra e reconhecimento. Eles agiam pensando que não ia dar nada. Grande engano! Pois logo vieram as consequências.


ELES MENTIRAM PARA DEUS 


Muitos pontos são levantados sobre a mentira de Ananias e Safira. Eles blasfemaram contra o Espírito Santo? Porque Deus os executou? O pecado deles foi muito grave? Por que pessoas mentem atualmente e não morrem?


Tentarei responder esses questionamentos rapidamente e de uma forma simples. Quando Ananias depositou aos pés dos apóstolos e da igreja sua contribuição, ele estava passando uma imagem de um BOM HOMEM, o que na verdade não era. Pois estava dando a entender que ofertava o valor integral ou total da sua propriedade. Ele não tinha nenhuma obrigatoriedade de ofertar o valor total da sua propriedade, mas precisava ser honesto. O problema não era a oferta, MAS O OFERTANTE, o problema não era o valor, MAS AS MOTIVAÇÕES. Não houve blasfêmia nesse caso, nem sonegação, mas uma clara mentira contra o Espírito Santo, acerca daquele fato, o qual revelou a Pedro. Precisamos como crentes em Cristo, praticar os preceitos bíblicos, isto é, servir a Deus em verdade. O casal viveu oposto disso.


A falta de temor, a mentira, o engano foram coisas repugnantes aos olhos de Deus. Ananias e Safira, ignoraram que Deus vê tudo, sabe tudo e conhece tudo. Ele é onisciente. Muita gente hoje em dia fala sobre evitar o pecado para não entristecer o Espírito Santo, mas esquecem que o pecado é uma afronta e um insulto. A mentira e o engano, serão a causa e os fatores preponderantes, nos quais muitos crentes irão para a perdição e para o inferno. Entenda caro leitor, a verdade é uma coisa oposta a mentira, e o nosso Deus é a própria verdade. Ananias e Safira, procuraram coisas boas pelos motivos errados. Faziam a coisa certa que era o contribuir, mas com intenções sórdidas. E Não imaginavam a gravidade de afrontar Deus e sua obra.


AS CONSEQUÊNCIAS DA MENTIRA 


Todo pecado gera consequências. É a lei da semeadura que abordamos no início. Em Atos 5.3, Pedro diz: Ananias, por que Satanás encheu o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo? Ele não estava mentindo a Pedro ou a Igreja naquele momento e isso pareceu grave. Diante de tais exortações, se Ananias caísse tonto ou desmaiado já seria um castigo horrendo e causaria temor, imagine ele caindo e expirando, por isso ninguém ousou dizer coisa alguma, apenas presenciaram com temor e calados o que acontecera. Imagine, se um líder cristão, ou um pastor fizesse coisa semelhante hoje em dia. Talvez ele seria taxado de radical, fanático ou muito severo. Porém, o servo de Deus só amaldiçoa aquele que Deus amaldiçoa. Caso contrário, a sentença não surtiria efeito.


A esposa e cúmplice de Ananias, compactou em tudo com seu marido no plano de tentar enganar a Deus, mas ela também pagou muito caro. Por causa do temor e da gravidade do que ocorreu com seu marido, Safira talvez ficou sem saber o que aconteceu com seu marido. Porém, quando ela se deparou Pedro, após três horas, o apóstolo a indagou da mesma forma que o marido, e com as mesmas perguntas. Diz-me, vendestes por tal quantia aquele terreno? E ela respondeu: Sim, foi por essa quantia. Ela repetiu o mesmo valor dado pelo marido e Pedro a repreendeu severamente, e assim como Ananias, Safira morreu.


LIÇÕES APRENDIDAS 


▪︎ A primeira lição, é o temor que pairou sobre todos. Os crentes, ficaram atemorizados com o que ocorreu com o casal. Aqueles que não participavam da igreja, também ficaram sabendo das notícias. Ninguém comentava nada contrário, mas hoje em dia? Distante de tais fatos pelo tempo, teria Deus sido tão severo?


Temos que entender, uma coisa fundamental. A mentira, é uma violação dos princípios divinos, que em outras ocasiões, Deus pode até mostrar uma certa tolerância, mas penso eu que nesse caso em particular, o casal sabia o que estava fazendo, e com tais atitudes estariam manchando a igreja que estava em seu início e pós-nascedouro. Deus em sua soberania não tolerou e provocou a morte de Ananias e Safira para servir como exemplo a todas as gerações da igreja de Cristo.


▪︎ A segunda lição, é a que não devemos agir como se Deus não nos visse. Deus é amor e graça, mas é soberano e um justo juiz. Ele é onisciente. Aqueles que usam de engano, não servem a Deus e nem podem permanecer na congregação dos justos. Nadabe e Abiú, são um exemplo claro disso.


▪︎ A terceira lição, seria que não devemos pensar que podemos nos esconder de Deus. Muitas pessoas, se escondem debaixo de um falso manto de piedade, santidade e de religiosidade, querendo parecer bons aos olhos dos homens e da igreja. Muita gente faz isso, inclusive obreiros, que usam o púlpito para ensinar e pregar a palavra, mas interiormente Deus, que sonda nossos corações, os vê cheios malícia. Para Deus, não existem capas, isto é, tudo ele revela e esclarece.


● Muitas, são as lições, que aprendemos com esse relato bíblico. A igreja contemporânea precisa ler e reler Atos capítulos 4 e 5 para compreender como eram as coisas inicialmente. Como estamos distantes daqueles tempos! O poder, o status, a vida boa, o reconhecimento e a aceitação social são as coisas que a maioria dos crentes querem. Poucos querem servir e viver uma vida de verdade e de honestidade diante de Deus e dos homens.


Podemos até esconder nossas reais intenções, assim como o casal Ananias e Safira por algum tempo, mas será que escaparemos ante olhar perscrutador de Deus, que são como chamas de fogo? Para Deus dia e noite não são a mesma coisa? Quem é que pode escapar de suas mãos? Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. 


(Carlos Roberto)


***

REFLEXÃO 


POR QUE ANANIAS E SAFIRA RECEBERAM UM CASTIGO TÃO SEVERO?


A Bíblia diz que “o salário do pecado é a morte”, em algumas situações, essa retribuição foi imediata. Deus em sua sabedoria, sabe exatamente quando a retribuição precisa ser imediata. 


ANANIAS E SAFIRA TINHAM O LIVRE ARBÍTRIO PARA ESCOLHER:


a) Manter sua propriedade;

b) Vender e doar tudo;

c) Vender e não doar;

d) Vender e doar parte do valor.


● Não havia nada de errado em vender e doar apenas parte do valor da venda. O problema ocorrido foi algo totalmente diferente. Vamos analisar o texto de Atos, onde está registrado esse episódio:


▪︎ "E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns" (At 4.32 ACF)


▪︎ "E reteve parte do preço, sabendo o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos" (At 5.2 ACF)


Portanto, o problema não foi o dinheiro, mas a mentira e o engano e, posteriormente, as consequências que as atitudes deles teriam sobre toda a comunidade. Deus vê que em algumas situações é necessário cortar o mal pela raiz. Um dia Deus terá que trazer o juízo sobre todos os que pecaram contra Ele, recusando os convites ao arrependimento. Deus é amor, mas existe um limite além do qual Ele não pode tolerar a maldade. Precisamos ser cuidadosos para não ultrapassar a medida da misericórdia de Deus.

O fato é que Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo e foram punidos por isso (Atos 5:1-11). 


A MENTIRA 


▪︎ A Bíblia é clara que mentir é pecado e desagrada a Deus. O primeiro pecado neste mundo envolveu uma mentira contada a Eva. Os Dez Mandamentos dados a Moisés incluem: “Não darás falso testemunho contra o teu próximo” (Êxodo 20:16).


Na igreja primitiva, Ananias e Safira mentiram sobre uma doação para parecerem mais generosos do que realmente eram. A repreensão de Pedro é severa: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?” (Atos 5:3). O julgamento de Deus foi mais severo: o casal morreu como resultado do seu pecado de mentir (Atos 5:1-11).


Colossenses 3:9 diz: “Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas”. A mentira é listada em 1 Timóteo 1:9-11 como algo praticado pelos iníquos. Além disso, os mentirosos estarão entre os julgados no final (Apocalipse 21:8). Em contraste, Deus nunca mente (Tito 1:2). Ele é a fonte da verdade. É impossível que Deus minta (Números 23:19).


Jesus chamou a Si mesmo de o caminho, a verdade e a vida (João 14:6), e espera que aqueles que O seguem sejam pessoas que falam a verdade. A verdade deve ser expressa em amor (Efésios 4:15), oferecendo esperança àqueles que buscam redenção das mentiras do mundo.


***

Conclusão 


QUAL FOI O PECADO DE ANANIAS E SAFIRA?


1°) Um pouco antes da narrativa do acontecimento na vida desse casal, observamos que existe a narrativa de como a igreja daquela época vivia: “Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade” (Atos 4:34-35). Essa narrativa demonstra que essa igreja tinha uma grande liberalidade em suas contribuições, onde cada pessoa tinha a liberdade de usar seus bens para abençoar outros e faziam isso com muita tranquilidade para o bem da comunidade mais pobre e necessitada.


2°) Esse comportamento dessa igreja era aprovado por Deus. Inclusive é relatado o caso de Barnabé, um levita que vendeu um campo e trouxe aos apóstolos a fim de colaborar na obra realizada naquele lugar: “como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos” (Atos 4:37). Barnabé é elogiado por ser tão comprometido com o reino do Senhor.


3°) Essa atitude de muitos servos de Deus provavelmente foi um incentivo na decisão de Ananias e Safira de também participarem vendendo uma de suas propriedades. No entanto, o que observamos é que eles queriam ter a “FAMA” de quem ajudava, mas não com a retidão de coração e humildade que Deus exige. Os dois, em comum acordo, vendem a sua propriedade, mas mentem sobre a sua oferta, fingem uma situação mentirosa diante dos apóstolos: 


▪︎ “mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos” (Atos 5:2).


4°) O pecado de Ananias e Safira NÃO está na oferta que deram. A Bíblia nos revela que o pecado deles foi o fato de mentir ao Espírito Santo: 


▪︎ "Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?" (At 5.3 ACF)


Isso nos mostra que Deus não está interessando no tamanho da oferta, mas em nossa fidelidade enquanto crentes. O foco aqui foi claramente a intenção deles de fazer a obra de Deus fundamentados na mentira e no fingimento, coisas que não agradam a Deus.


Ananias e Safira tinham o direito pleno de ficar com todos os valores da venda de sua propriedade. Era deles! No entanto, a partir do momento em que decidem fazer algo para Deus com ela, o que Deus requer era um coração reto. Para Deus os fins não justificam os meios, ou seja, a oferta em si não é nada se não vier acompanhada de um testemunho verdadeiro e de fé do ofertante. Para Deus, o CORAÇÃO vale mais do que os valores. Tanto é verdade, que podemos nos lembrar do elogio de Jesus a uma viúva pobre que ofertou apenas duas moedas (um valor irrisório), porém, com uma intenção e fé que alegrou o coração de Deus: “Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento” (Lucas 21:4)


MAS DEUS NÃO FOI MUITO SEVERO COM ANANIAS E SAFIRA?


5°) Uma análise superficial pode nos levar a achar que o pecado deles foi algo sem maior gravidade. Porém, a Bíblia nos mostra claramente que o diabo é o pai da mentira (João 8:44), logo, esse casal estava servindo ao diabo, pois fingiram e mentiram que estavam servindo a Deus retamente. Esse tipo de atitude é como um câncer dentro de uma igreja. Deus, em Sua soberania, escolheu fazer desse casal um exemplo marcante do tipo de atitude que Ele não aceita de forma alguma. Tanto é verdade, que a notícia trouxe muito temor a todos que ouviram aquilo que Deus fez com Ananias e Safira: “E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos” (Atos 5:11). O pecado de Ananias e Safira é um exemplo de que não podemos mentir a Deus, um exemplo aponta que Deus não suporta a hipocrisia e o fingimento.


(Esboçando idéias)


A MENTIRA DE ANANIAS E SAFIRA 


Texto base: (Atos 5:1-11) | (At 4:32-35)


Ananias e Safira venderam uma propriedade que tinham e guardaram uma parte do lucro. Com o apoio da sua esposa, Ananias levou o resto do dinheiro aos apóstolos mas fingiu que tinha dado tudo que tinha recebido. Porém, Deus revelou a mentira a Pedro.


Pedro repreendeu Ananias por ter mentido. O dinheiro era dele e ele poderia ter feito qualquer coisa com ele. Ananias não tinha a obrigação de dar o dinheiro todo à igreja. Porém, não precisava mentir (At 5:3-4).


Assim que ouviu a repreensão, Ananias caiu morto! Seu corpo foi retirado e sepultado logo. Três horas depois, Safira chegou, sem saber que o marido estava morto. Pedro lhe perguntou se o dinheiro que tinham dado era o preço todo da propriedade e Safira respondeu que sim.


Pedro repreendeu Safira por ter mentido como seu marido e a informou que Ananias estava morto. Pedro contou a Safira que as mesmas pessoas que tinham acabado de sepultar seu marido também a iriam sepultar. Nesse momento Safira também caiu morta! Por causa desse acontecimento, todos ficaram com grande temor de Deus (At 5:9-11).


SIGNIFICADO DOS NOMES


▪︎ O nome Ananias significa - "Deus é cheio de graça", mas Ananias descobriu que Deus também é juízo.


▪︎ O nome Safira significa - "bela", mas descobriu que o pecado tornou seu coração sujo.


O INÍCIO DA IGREJA EM ATOS 4


Esta passagem bíblica é muito conhecida, porém vamos entender detalhadamente o cenário que está descrito voltando ao capítulo 4.


▪︎ Em Atos 4 uma igreja que tinha um só coração e pensamento, os sinais e prodígios eram constantes no meio dessa igreja. O Capítulo 4 finaliza com o gesto voluntário e generoso de Barnabé (At 4.36-37).


ANANIAS E SAFIRA


EXCLUÍDOS DA IGREJA DE CRISTO


O gesto voluntário de Barnabé despertou a admiração dos crentes. No meio daquele entusiasmo, Ananias e Safira, membros da igreja de Jerusalém, cobiçaram a mesma honra.


Ananias e Safira não eram pessoas desclassificadas. Eram membros da igreja. Foram batizados. Viviam junto com os outros irmãos, cantavam e oravam. Falavam a mesma linguagem da fé. Externamente eram crentes maravilhosos. O exemplo de desprendimento de Barnabé os fascinou. A oferta deles não foi produzida pelo amor. O amor deles era falso. Estavam cheios de egoísmo. Buscavam louvores dos homens e reconhecimento por parte das pessoas. Ananias e Safira estavam ligados na mentira.


Ananias e Safira se excluem das características da igreja relatada em Atos 4 onde havia unidade em tudo que faziam, uma igreja que não deveria haver desvios e contaminações.


Essa história nos trás um alerta da importância da santidade Cristã e também de que Espírito Santo está presente dentro dela, da igreja. O que ocorreu com Ananias e Safira trás um grande ensino para nós cristãos.


▪︎ O pecado de Ananias e Safira não é só um pouco de vaidade ou de mentira, mas uma afronta e um atentado a santidade e integridade cristã que tem sua raiz na presença do Espírito Santo, o Espírito do Senhor (5:3.9). Tu não mentistes aos homens, mas a Deus (At 5:4).


Pedro deixa claro que o gesto de Ananias ao querer introduzir a cobiça do dinheiro na comunidade dos discípulos, nele estava agindo o poder mentiroso de Satanás.


As palavras de Ananias desmascaram a grande dúvida que há no seu comportamento na gestão da propriedade e dinheiro. O que deveria ser sinal de comunhão, torna-se um gesto de prestígio, ou seja, fontes de divisão fundadas na mentira. É esta a estrada que afasta alguém da igreja cristã e finalmente o congela na morte espiritual.


A IGREJA PRIMITIVA CONHECIA DOS PERIGOS DE M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAIS

 QUANDO OS PAIS ENVELHECEM: deixe-os envelhecer com o mesmo amor que eles te deixaram crescer, deixe-os falar e contar repetidas vezes histó...