"Deus é soberano no exercício da sua graça. É necessariamente assim porque a graça é dada aos que não a merecem; sim, para os que merecem o inferno. A graça é a antítese da justiça. A justiça demanda que a lei seja aplicada de maneira imparcial. A justiça exige que cada um receba o que merece legitimamente, nem mais, nem menos. A justiça não oferece favores e não escolhe pessoas. A justiça não mostra piedade e desconhece a misericórdia. A graça divina não opera em detrimento da justiça, mas a graça reina pela justiça (Rm 5:21); e é evidente que se a graça “reina", então ela é soberana.
Tem-se definido a graça como o favor divino não-merecido. Ora, se ela não é merecida, ninguém pode reivindicá-la como um direito inalienável. Se a graça não se ganha nem se merece, então ninguém tem direito a ela. Se a graça é uma dádiva, ninguém pode exigi-la. Visto que a salvação é pela graça, pelo dom gratuito de Deus, então Ele a concede a quem quiser. Visto que a salvação é pela graça, nem mesmo o principal dos pecadores está fora do alcance da misericórdia divina. Por ser a salvação pela graça, fica excluído o orgulho, e Deus recebe toda a glória".
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