Muitos de nós lutamos contra a tensão de amar os outros e ao mesmo tempo estabelecer limites para nós mesmos.
-Mas, e se os dois estiverem em desacordo?
-E se estabelecer limites for a coisa mais amorosa que você pode fazer?
A questão é que nossas amizades são muito importantes. O pastor Craig Groeschel costuma dizer: “Mostre-me seus amigos e eu lhe mostrarei seu futuro”.
Pergunte-se a respeito disso regularmente. É certo, e até deve ser encorajado, limitar relacionamentos tóxicos. Isso não significa que não amamos os outros ou que não podemos ter amigos não cristãos.
Significa que estabelecemos limites em nossos relacionamentos e que nossos amigos mais próximos são aqueles que nos encorajam ao amor, às boas obras e à santidade.
Jesus mostrou isso para nós em Seu ministério na terra. Em Mateus 12, Ele sai com Seus discípulos, quando alguns fariseus começam a questionar Seu caráter, Seus motivos e Seus amigos. Jesus faz uma série de perguntas para tentar ajudá-los a ver o que é certo.
Então, Ele cura alguém no sábado, e os fariseus ficam irritados com isso. Na verdade, o versículo 14 nos diz que naquele momento eles planejam matá-lo
-Qual é a resposta de Jesus?
Ele não fica por perto para convencê-los de que estão errados. Ele não continua a pedir-lhes que vejam a razão. Aqui está o que ele faz:
Sabendo disso, Jesus retirou-se daquele lugar. Muitos o seguiram, e ele curou a todos os doentes que havia entre eles. Mateus 12:15
Jesus foi embora. Ele estabeleceu um limite e se manteve fiel a ele. Ele sabia que ficar apenas irritaria os fariseus. Então Ele segue em frente com Seus discípulos e continua curando as pessoas.
Podemos seguir seu exemplo.
Gastamos energia tentando amar os outros, cuidar dos outros e falar aos outros sobre Jesus. Mas quando essa energia é recebida com corações fechados e hostilidade aberta, nos afastamos e seguimos em frente.
Seguimos compartilhando o amor de Deus. Seguimos fazendo a obra de Deus. Seguimos fazendo o que é bom.
Não há problema em limitar os relacionamentos que limitam você. Embora sejamos desafiados a amar nossos inimigos, orar por aqueles que nos perseguem e ir além pelos outros, também somos encorajados a não jogar nossas pérolas aos porcos, o que significa que não podemos gastar toda a nossa energia com aqueles que não receberão nosso amor em primeiro lugar.
Portanto, considere hoje quaisquer relacionamentos que possam precisar de uma limpeza profunda. Em seguida, passe algum tempo orando sobre como você pode estabelecer alguns limites amorosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário