Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de junho de 2026

PADRÃO

 Existe um padrão que muita gente repete sem perceber que é ceder para não brigar, engolir para não criar atrito ou abrir mão para manter a paz.

Parece generoso e maduro. Mas tem um efeito colateral perigoso!

Cada vez que você recua diante de algo que te incomoda, a outra pessoa aprende que aquele limite não existe. Que pode ir um pouco mais longe que você vai absorver…

E vai absorvendo, vai cedendo. Até que o que era desconforto vira rotina. E o que era rotina vira ressentimento.

A questão não é criar conflito por qualquer coisa. É entender que evitar conflito a todo custo também é uma escolha, e ela tem um preço. Geralmente quem paga é você!

Falar o que sente é colocar um limite. Dizer “isso não está bom pra mim” não é agressividade. É respeito próprio. É também respeito pelo outro, porque você para de fingir que está tudo bem quando não está…

Relacionamentos saudáveis não são os que não têm conflito. São os que conseguem atravessá-lo com honestidade.

A paz que vem do silêncio forçado não é paz. É acúmulo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário