Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de junho de 2026

CONFIE

Toda a revelação de Deus é um convite para que confiemos nele. Na criação, os céus proclamam sua glória, a ordem do universo anuncia sua sabedoria e cada detalhe da vida aponta para sua bondade. Nas Escrituras, Deus se revela como Criador, Redentor, Pastor, Pai e Rei, chamando-nos a ouvir sua voz e a descansar em seus caminhos. Em Jesus Cristo, a revelação se torna plena, pois nele vemos a face do Pai, o amor eterno, a graça que salva e a verdade que sustenta.

Desde o início, Deus chamou nossos primeiros pais a viverem em confiança nele. Receberam um jardim, uma missão, uma ordem e a presença do Senhor. Foram convidados a obedecer porque Deus é bom, santo e verdadeiro. A queda começou quando a serpente insinuou a desconfiança: "É assim que Deus disse...?" (Gn 3:1). A partir dali, o coração humano passou a suspeitar de Deus, buscar independência, temer o futuro e tentar controlar a própria vida. O pecado nasce quando deixamos de confiar no Senhor e passamos a confiar em nós mesmos.

Por isso, a confiança é tão importante para Deus. Há razões teológicas e pessoais para isto. Reflita comigo: O Senhor poderia nos obrigar adorá-lo, segui-lo e servi-lo com um estalar de dedos. Mas não é assim que Ele faz. O Senhor deseja ser amado, adorado e seguido por filhos que o conhecem e confiam nele pela fé. A fé honra a Deus, pois reconhece que Ele é quem diz ser e fará o que prometeu fazer.

Confiar em Deus é entregar-lhe o coração, os medos, as decisões, as perdas e o amanhã. É descansar não porque entendemos tudo, mas porque conhecemos Aquele que governa todas as coisas. Assim, quem confia em Deus vive com menos ansiedade e menos controle; e mais amor, alegria e esperança. 

O Salmista declara: "Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?" (Sl 56:4). Conhecendo a palavra de Deus, o salmista a exalta. E ensinada por ela, ele sabe em quem deve confiar. A criação, a Palavra e o Emanuel convidam você a confiar em Deus. Confiar o suficiente para perseverar, ter paz, encher a alma de gratidão e proclamar o seu Nome em toda parte. Nesta série devocional, desejo caminhar com você por esta estrada para que juntos possamos falar como o salmista: “neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei”. Aleluia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário