quarta-feira, 5 de junho de 2024

DEUS

 DEUS É DEUS


"Não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor" (Prov 21:30).


Chegamos ao fim de nossa série devocional no livro de Provérbios. Minha oração é que você tenha sido abençoado pelo Senhor com encorajamento, direcionamento, correção e paz. Seja Cristo em tudo glorificado! 


Nosso verso de hoje apresenta uma realidade revelada em toda a Escritura: Deus é Deus! Portanto, "não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor" (Prov 21:30). As expressões aqui usadas são bem conhecidas, repetidas ao longo de todo o livro: sabedoria, inteligência e conselho. Em diversas vezes somos ensinados a buscar essas virtudes para que tenhamos dias pacíficos e frutíferos. 


Neste verso, porém, estas três virtudes são colocadas na outra parte da balança, como pequenas, insuficientes e, até certo ponto, irrelevantes. Que fato curioso, podemos pensar! Mas é que elas são agora comparadas e contrastadas com o Senhor Deus. Assim, toda a sabedoria, inteligência e conselho humano em nada se comparam com o nosso Deus! Eu convido você a refletir comigo. 


Deus é incomparável. Ele é Santo, portanto, distinto de tudo o que existe. A expressão hebraica traduzida por "Santo" (qadôsh), significa não apenas 'puro', como normalmente pensamos, mas 'separado' e 'distinto'. O Eterno, portanto, não pode ser comparado com a própria criação. Como ouvimos de Agur: "Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra?..." (Prov. 30:4). Nada e ninguém se compara ao Senhor Deus. Isto deve nos levar a buscar todas as virtudes que Ele nos apresenta (com a sabedoria, inteligência e conselho), mas sabedores que acima de tudo devemos guardar nos corações o "temor do Senhor", pois Ele é Deus, incomparável em todo o seu Ser. 


Deus é incontestável. Talvez você pense que esta afirmação é incorreta, visto que vivemos dias em que se questionam todas as coisas, sobretudo a existência e a fé em nosso Deus. Este, porém, é um resultado daqueles que ainda não tem o temor do Senhor. O fato é que Deus não depende de nossa fé para ser Deus. Ao contrário, Deus é Deus apesar e além de nós. Sua existência é soberana em tudo e todos, e em todos os tempos. Lembremos: "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos" (Is 55:9). O Senhor Deus é incontestável. 


Deus é Insuperável. Sem Deus nada acontece. Podemos nos esforçar, trabalhar e insistir e, mesmo assim, não conseguimos mudar nada em nossas vidas ou nas vidas dos que nos cercam. Com Deus, porém, tudo é possível. Ele é insuperável! Não há problema que Ele não consiga resolver, família que Ele não consiga restaurar, filho que Ele não consiga converter, igreja que Ele não consiga avivar e povo que Ele não consiga alcançar. Com Deus tudo pode acontecer, pois Ele é insuperável - Ele é Deus! 


Provérbios, portanto, é também um chamado à adoração. Exaltado seja Deus! Santo, Santo, Santo! Incomparável, incontestável e insuperável. Ajude-nos, oh Deus, a agradar ao teu santo coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOSSA

 Abandonamos aquelas partes que já não estão em harmonia com a nossa existência, para abraçarmos signifcativos acréscimos. Nesse sentido, nã...