terça-feira, 4 de junho de 2024

PECADO

 PURIFICA-ME DO MEU PECADO


"Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado?" (Prov 20:9)


Quem pode purificar o próprio coração? Quem consegue obter o próprio perdão? O verso de hoje faz justamente essa pergunta: "quem pode dizer: purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado?" (Prov 20:9).


A palavra hebraica traduzida por "coração" (leb) significa o 'ser interior', envolvendo a mente, os desejos e as emoções. Inclui também a memória, bem como todos os pensamentos da mente e as tendências da alma. Assim, a Palavra pergunta: quem pode dizer, purifiquei o meu ser interior? E, assim, limpo estou do meu pecado? Trata-se de uma evidência da nossa total dependência de Deus na luta contra o pecado. Sem Ele, não conseguiremos vencer. E também apresenta a característica pervasiva do pecado, que se enraíza e espalha por todo o ser interior. Portanto, somente em Deus nosso coração encontra quebrantamento, perdão e paz. Isto nos leva a algumas reflexões. 


Todo pecado é destrutivo. Não se engane pensando que há pecados inofensivos. Todo e qualquer pecado é uma ofensa ao Deus Santo, Santo, Santo; e uma agressão ao seu coração, como filho do Senhor. Todo pecado faz parte de um roteiro de destruição, enfraquecimento e quebra. Quebra da santidade, do casamento, da família e do relacionamento como igreja. Quebra dos propósitos e da missão. Quebra do padrão mental purificado em Cristo Jesus. Portanto, não há pecados inofensivos. 


Todo pecado é pervasivo. Não se engane pensando que há pecados isolados. Ele se espalha e atinge todas as áreas da vida humana e tem a capacidade de manchar tudo o que toca. A mentira, por exemplo, não se restringe à comunicação entre quem fala e quem ouve, mas mancha todo o resto, como os relacionamentos, a confiança e o testemunho de fé. A imoralidade não se isola em uma bolha, mas atinge, agride e destroi as mais diversas áreas da vida. O pecado atinge, sobretudo, a relação de fé e confiança com o Pai. Não há pecados isolados. 


Somente Deus sonda, quebra e perdoa o pecado. Não se engane pensando que você, com sua própria força e capacidade, pode sondar o seu coração, resolvendo as quebras pecaminosas da alma. Precisamos de Deus para, na Palavra e ação do Espírito Santo, identificar em nós os caminhos maus. Precisamos de Deus para sermos quebrantados, com real arrependimento. Precisamos de Deus para sermos perdoados e termos no Senhor forças para abandonar por completo o pecado. Somente Deus sonda, quebra, perdoa e restaura. E, por sua misericórdia, Ele faz isto sempre. 


Que o Senhor nos ajude a olharmos diariamente para o nosso coração, colocando aos pés da cruz toda luta contra o pecado, encontrando o que não vem e não pertence ao Pai, suplicando por perdão com corações quebrantados e arrependidos, e achando nele força para uma vida pura que glorifica a Cristo e dá paz à alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMAR

“O estudioso religioso respondeu: " É declarado: 'Você deve amar o Senhor Deus com todo o seu coração, toda a sua paixão, toda a su...