sexta-feira, 12 de julho de 2024

CONVITE

 ACHEGUEMO-NOS

 

Encontramos em Hebreus uma das mais impressionantes afirmações. É também um convite, e diz: “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4:16).


Há um “trono da graça” e somos convidados a nos aproximarmos dele. Devemos fazê-lo “confiadamente”, ou seja, com fé. E ali encontraremos duas coisas preciosas, misericórdia e graça, que nos são dadas no dia da necessidade, ou seja, “em ocasião oportuna”.


No verso anterior lemos que Jesus conhece as nossas fraquezas e “se compadece” de nós. Ele tem compaixão de nós, pois sabe de nossas quebras, pecados e limitações. E, nos convida a nos aproximarmos do trono da graça, onde encontraremos o que precisamos para perseverar na fé.


O trono da graça de Deus, a que Hebreus se refere, no comentário de João Calvino, indica: “A base de tal confiança consiste em que o trono de Deus não é caracterizado por uma majestade visível a assustar-nos, mas se acha adornada com um novo nome, a saber: graça. Esse é o nome que devemos sempre ter em mente quando nos esquivamos dos olhos de Deus. Se volvermos nossa mente só para a glória de Deus, o efeito que ela produzirá em nós não será outro senão encher-nos de desespero, tal é a sublimidade de seu trono. Portanto, com o fim de auxiliar-nos em nossa carência de confiança, e com o fim de livrar nossas mentes de todos os temores, o apóstolo no-la reveste com a graça e lhe dá um nome que nos enche de coragem por sua doçura. É como se dissesse: Visto que Deus fixou em seu trono como que, por assim dizer, uma bandeira de graça e de amor paternal para conosco, não há razão para sua majestade afugentar-nos de sua aproximação”. 


Assim, o trono da graça assinala uma constante misericórdia renovada sobre a vida daqueles que são salvos, mas estão ainda em luta. Daqueles que são redimidos e caminham no processo de santificação. Dos que foram comprados pelo sangue do Cordeiro, mas seguem lutando contra a carne, o mundo e o diabo. Há uma verdade maravilhosa: Deus nos dá graça e misericórdia renovadas a cada dia. Perseveremos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERGONHA

 NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO DO CRISTO  O termo 'evangelho' tem origem no grego 'euangelion', que significa 'boas nov...