sexta-feira, 4 de abril de 2025

 


Hebreus afirma que eles creram, portanto, obedeceram. À semelhança de Abraão, que “quando chamado, obedeceu” (Hb 11:8). Esse texto se refere à linda passagem de Gênesis 12, quando o Senhor chamou Abrão para sair da sua terra e parentela, indo para uma terra que o Senhor lhe mostraria. Logo depois, vemos a resposta do servo do Senhor: “Partiu, pois, Abrão” (Gn 12:4).


Assim, nos é apresentada uma fé não utilitária, mas obediente; fundamentada não nos desejos pessoais, mas nos de Deus. Não é uma fé manipulada pelo homem, mas um instrumento para que o homem seja usado pelo Senhor.


Desta forma, Hebreus 11 nos fala que, pela fé, coisas boas e tremendas aconteceram: ruíram as muralhas de Jericó, subjugaram reinos, obtiveram promessas, fecharam bocas de leões, e mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Esta fé nos ensina que o impossível pode, a qualquer momento, acontecer, se o Senhor assim desejar.


Há, porém, o outro lado das ações fundamentadas na fé, pois Hebreus 11 também nos diz que estes que creram (possuidores de fé) foram torturados, passaram pela prova de açoites, foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos ao fio da espada, andaram peregrinos e errantes sobre a terra. Portanto, muitos que creram não foram livres do sofrimento e da provação.


É a fé que nos prepara para continuar crendo, mesmo no vale da sombra da morte. Uma fé que louva a Deus quando o melhor acontece, e continua louvando a Deus quando chega o sofrimento, pois confia no Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRANDE

 No capítulo 13 de João, Jesus dá um grande exemplo de serviço e humildade ao lavar os pés de seus discípulos. Seu foco não estava na posiçã...