segunda-feira, 22 de setembro de 2025

FUTURO

 Jesus ensinou em Mateus‬ ‭6‬:‭34‬: “Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”

Devemos aprender a viver o dia de hoje, momento a momento. O futuro será um dia, o hoje, mas enquanto ele não chega, ele ainda é apenas o “futuro”.

A pergunta ao lidar com o futuro é: devemos planejá-lo? Provérbios 21:5 ensina: “Os planos de quem é esforçado conduzem à fartura, mas a pressa excessiva leva à pobreza.” Provérbios 16:1 exorta: “O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.”

A questão não é o planejamento do futuro, a questão é o controle do futuro. Devemos aprender a planejar o futuro e ir em direção aos planos, mas entregar todos eles ao Senhor e reconhecê-Lo em tudo.

De forma prática, não tente controlar o futuro. Viva bem o dia de hoje. Faça planos e coloque-os todos diante do Senhor. Provérbios 3:5-7 ensina: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e afaste-se do mal.”

Lembre-se de que o problema quanto ao futuro não é apenas a falta de um bom planejamento e uma boa gestão. O problema central é que tentamos e queremos ser o senhor de nossa vida, sem considerar os propósitos e planos do soberano Senhor para ela.

Assim, o que será do seu futuro? O princípio é simples: decida planejar o futuro, entregando-o nas mãos do Senhor e vivendo muito bem o dia de hoje, momento a momento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário