O ESPÍRITO GLORIFICA A CRISTO
Em João 16, encontramos a tríplice função do Espírito Santo: converter o pecador, encorajar a igreja e glorificar a Cristo.
Converter o pecador. O homem natural entende que o universo é física e metafisicamente imperfeito e que a humanidade é biológica e moralmente imperfeita. A percepção natural, todavia, é que essa imperfeição não é de responsabilidade pessoal, mas sim histórica e cosmológica, portanto, ele se sente vítima e não autor da quebra. Não se entende pecador.
Somente a ação do Espírito Santo conscientiza o homem do seu pecado, responsabilidade e culpa, fazendo-o entender e sentir que está, de fato, perdido. Se o Espírito Santo não convencer o homem do pecado e do juízo, qualquer exposição da verdade de Cristo não passará de mera apologia humana.
Encorajar a igreja. Jesus prometeu enviar o Consolador, aquele que caminharia com a sua igreja para encorajá-la na fé e na fidelidade a Cristo. Jesus afirmou que o Espírito Santo nos "guiará a toda verdade" (Jo 16:13), referindo-se à maneira como Ele mostrará o caminho, passo a passo, para mantermos a nossa fé.
Glorificar a Cristo. O Espírito Santo exalta e glorifica a Cristo, anunciando à igreja de Cristo as verdades de Deus. Também glorifica a Cristo enchendo a igreja de poder para proclamar o nome de Jesus por toda parte. E, por fim, glorifica a Cristo quando mantém a sua igreja fiel, mesmo perante as tentações, opressões e perseguições, entregando-a pronta para as bodas do Cordeiro.
Um povo guiado pelo Espírito Santo busca a verdade de Deus, tem forte anseio de proclamar a Cristo e é conduzido à sincera adoração. Seja o Senhor glorificado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário