sábado, 15 de junho de 2024

FILHOS



FILHOS NA FÉ

(Filemom 1:10)


Quais são os maiores e melhores frutos da sua vida? A Palavra nos fala sobre lindos frutos da fé e do amor, como a adoração a Deus, o amor da família e a comunhão da igreja. Mas há um fruto que pode ser visto de forma especial, que são os filhos na fé. 


Escrevendo à Filemom sobre Onésimo, escravo fugitivo que veio a Cristo em um encontro com Paulo em Roma, o apóstolo diz: “sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas” (Filemom 1:10). 


Paulo chama Onésimo de filho que foi gerado entre algemas. Ele se refere à sua prisão em Roma, quando encontrou Onésimo. Não sabemos dos detalhes, mas aparentemente Onésimo foi visitá-lo e mantiveram um longo convívio. Ali, por meio do testemunho e das palavras do evangelho, Onésimo veio a Cristo Jesus. 


Quem são nossos filhos na fé? Creio que devemos buscar, na força do Senhor, gerar filhos na fé, como fez Paulo. Primeiramente em casa. Seus filhos, em sua própria família, devem ser o seu campo preferencial. Ore, testemunhe e ensine, para que venham a Cristo Jesus e amadureçam na fé. Leve-os regularmente à igreja, envolva-os com gente crente e segure-os para que não se percam em meio às luzes do mundo e as atrações do mal. Eles são o seu primeiro campo missionário. E não apenas seus filhos, mas toda a sua família. Aqueles com quem você convive, se ainda não vieram a Cristo, são seu campo mais importante e, provavelmente, o mais desafiador.


Mas nosso campo não se restringe à nossa casa. Paulo gerou filhos na fé mesmo em uma prisão. Onde você estiver, seja um escritório, sala de aula, condomínio ou rede social, o Senhor o colocou ali para que faça florescer as verdades do evangelho de Cristo. Ore pelos colegas, dê testemunho cristão, socorra o aflito e partilhe de Jesus em todas as oportunidades. Junte-se também à sua igreja local para espalhar o evangelho pela vizinhança, cidade e além. 


O campo também se estende até os confins da terra. Talvez você não venha a pisar em muitas terras onde Cristo permanece desconhecido, mas pode orar pelos povos não alcançados e pelos missionários enviados para levar o evangelho de salvação. Você poderá enviar os missionários e apoiá-los na jornada. Assim, você terá muitos filhos na fé com quem provavelmente se encontrará apenas na eternidade.


O certo é que, perto ou longe, somos chamados por Deus para algo mais do que apenas viver, ou sobreviver. Algo mais do que buscar o necessário para nossos curtíssimos dias na terra. Somos chamados para frutificar, gerando filhos na fé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Olhar com fé   Bom Dia! Amanhece um dia especial: é domingo, dia do Senhor! Último domingo de setembro... Tivemos 5 domingos, neste mês que...