domingo, 2 de junho de 2024

HOMEM

 “O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” 

PROVÉRBIOS 14:29

Ser longânimo é o mesmo que ser paciente, e paciência é algo que está quase em extinção nos dias em que estamos vivendo. Parece que esta palavra não condiz com os tempos modernos de tanto avanço e tecnologia.


Ninguém tem paciência para nada. As pessoas se precipitam no agir e no falar, não têm paciência para esperar algo ser processado, não gostam de parar para ouvir alguém, e assim vão vivendo seus dias, atropelando tudo e todos, pois querem soluções para “anteontem”, de forma quase automática e instantânea.


Mas o que a Palavra de Deus tem a dizer sobre isso? A Bíblia valoriza a longanimidade e classifica a pessoa paciente como aquela de grande entendimento, ou seja, sábia. Ser longânimo também é o mesmo que ser perseverante e, como você sabe, perseverante é aquele que não desiste.


Eu sei que você faz planos e tem expectativas sobre coisas que estão no seu coração. O que você tem esperado acontecer? Mas, principalmente, COMO você tem aguardado as situações mudarem?


A verdade é que, sem paciência e sem a perseverança (que vem da paciência), não conquistamos aquilo que queremos.


A precipitação nos conduz para caminhos errados, mas feliz será você se perseverar com firmeza, buscando toda a longanimidade que há em Deus para aguardar o melhor que vem apenas dEle.


Pela graça, você pode ser paciente, mesmo que, hoje, esta não seja uma característica do seu temperamento natural. Pela graça, Deus te capacita a aguardar o sinal verde do Espírito Santo para agir.


Então, busque em Deus a longanimidade para receber aquilo que você tanto deseja. E fique confiante e alegre, porque aquilo que vem de Deus sempre chega no momento certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRA

  Um dos maiores equívocos que cometemos é limitar a obra de Deus à nossa experiência. Julgamos que tudo quanto Deus quer e poder fazer em n...