terça-feira, 4 de junho de 2024

SOLIDÃO

 A solidão é como limpar a casa: ninguém percebe, por mais que tenhamos a vontade imperiosa de apresentar o que fizemos.

Quando faxino a residência, sempre vou me decepcionar com a reação do marido e dos filhos.

Não entendo como ainda insisto, e eles não têm nenhuma obrigação de ficar me elogiando.

Mas é que me esforcei desmesuradamente em colocar o lar em dia e gostaria de ser parabenizada, festejada, aplaudida.

Eu passo um pano nos azulejos da cozinha, esfrego o teto, elimino manchas ancestrais das panelas,

espano as estantes mais altas.

Queria fazer uma exposição dos meus atos, uma visita guiada de museu pela casa para meus familiares, mostrando detalhe a detalhe do que realizei.

Imagino-me caminhando lentamente, com a comitiva atrás de mim, interessada por cada mudança sutil... Demonstraria o antes e o depois e reconstituiria toda a lavagem do ambiente.  

Concluo que é uma tola quimera de minha parte.

Eles entram pela porta, apressados de seus mundos, e apenas lançam um olhar geral e pouco curioso. Comentam, de modo resumido:

– Que lindo!

Deu! Eles cheiram mais do que olham.

Limpar a casa é ser invisível, é um contentamento muito particular, como a nossa solidão.

Só você mesmo que segurou a vassoura saberá o quanto foi difícil,. Só você mesmo que ficou de quatro esfregando o piso saberá o quanto o brilho é de lua cheia. Só você mesmo que usa a tática do jornal para transparecer a vidraça saberá o que significa a transparência. As pessoas somente notam quando a casa está bagunçada, jamais quando está limpa. Assim como você somente repara na geladeira quando algo apodrece dentro, jamais quando está carregada com as frutas generosamente lavadas.

A faxina é a aceitação do tempo que temos que guardar para nós. É uma aula sobre amadurecimento. Transformamos a nossa personalidade não para agradar alguém, e sim porque sentimos vontade de melhorar. Mudanças silenciosas, porém necessárias.

Nem tudo será reconhecido. Mesmo assim, faremos por conta própria, para a nossa satisfação.

Há alegrias que são unicamente nossas. Não dependemos dos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLORES

 Os que semeiam flores nem sempre são compreendidos e apoiados. Mesmo assim, é necessário persistir na semeadura e acreditar na força das fl...