sexta-feira, 5 de julho de 2024

 DE FÉ EM FÉ


Paulo afirma que “a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Rm 1:17). Este verso reproduz a mensagem de Habacuque 2, que faz essa afirmação 600 anos antes de Cristo.

 

No primeiro capítulo do livro de Habacuque, o profeta denuncia o sofrimento do povo de Deus. Diz que, perante o ataque dos Caldeus, o povo sofre violência, destruição, prisão e humilhação. E pergunta: "Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão?" (Hc 1:2-3). 

 

O profeta pede que Deus mude as circunstâncias, que anule o sofrimento, porém a resposta de Deus é diferente. O Senhor lhe diz que o povo sofrerá ainda mais e que as dores apenas começaram.

 

Habacuque se angustia e aguarda na torre de vigia. E perante uma profunda crise ele reconhece algo novo sobre Deus, e diz: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha fortaleza” (Hc 3:17-19).

 

O profeta percebe que Deus não perdeu Seu poder mesmo perante o caos. Deus não deixa de ser Deus quando se cala. Habacuque pede que o Senhor mude as circunstâncias, mas Deus lhe convida a crer que Ele é Deus, apesar e além das circunstâncias.

 

No capítulo 3, Habacuque exclama aquilo que iria levar Paulo, após 600 anos, a fundamentar a carta aos Romanos, e Lutero, após 2.100 anos, a iniciar a Reforma Protestante: “O justo viverá por fé”.

 

Que Deus fortaleça a nossa fé neste dia, para vermos os fatos da vida com os olhos de Deus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ERRO

 “O maior erro que podemos cometer é viver com medo do que os outros vão pensar. A liberdade só é alcançada quando não permitimos que as opi...