sexta-feira, 5 de julho de 2024

SEGUIR

 ◾Lucas 14

27. E aquele que não carrega a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.


◾Tema: Seguir e carregar!


Quando Jesus falou "e aquele que não carrega a sua cruz e não me segue não é digno de mim, ou não pode ser meu discípulo", todas as pessoas do 1° século puderam entender o seu significado. 

No entanto, o significado desta frase se perdeu no século XXI.


Quando as pessoas pensam na cruz hoje em dia, pensam na igreja, no cristianismo, ou em Jesus Cristo, mas voltando ao I século, a cruz significava um método cruel de tortura e execução. 

A igreja primitiva não utilizava o símbolo de uma cruz, pois ela era uma representação muito indesejada. 

Foi uma forma de execução que se originou com os persas e mais tarde foi adotada pelos romanos. 

Milhares de pessoas ao longo da história experimentaram essa morte terrível.

A crucificação tinha como objetivo humilhar a pessoa e levá-la a uma morte lenta e agonizante. 

A cruz, nos tempos de domínio romano, também servia como um alerta para qualquer um que a visse: Era melhor não mexer com o império romano. 

A visão de um homem rodeado por guardas romanos, carregando sua cruz pelas ruas significava que ele estava próximo de sofrer uma morte longa e dolorosa. 

Era o cúmulo da humilhação!

Então, quando Jesus falou aos discípulos que deveriam carregar suas próprias cruzes e segui-Lo, o seus ouvintes imediatamente compreenderam: 

-Você quer dizer em morrer como aquele sujeito que está carregando a sua cruz e vai morrer pregado nela?

-Você quer que nós morramos para nós mesmos, é isso que você está dizendo?

Hoje em dia a cruz perdeu o seu significado! Para muitos, nada mais é do que um acessório de moda, algo para vestir ou enfeitar. 

Como a mulher na joalheria que pede para ver um modelo de cruz "sem aquele homenzinho nela", muitas pessoas olham para uma cruz sem Jesus e esta cruz não requer nada dessas pessoas. 

Mas se você quiser seguir Jesus e ser salvo, terá de correr o risco de ter que carregar a sua cruz.


◾Oração;

Pai!!

O que eu te peço hoje é que o SENHOR nunca me deixe esquecer que o meu Senhor, morreu na cruz por mim.

Que essas palavras façam morada eterna em meu coração para que eu nunca me esqueça do maior presente que recebi. Tua morte de cruz por mim!

É só o que peço em nome de Jesus Cristo, meu Senhor e Rei!!

◾Amém!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ERRO

 “O maior erro que podemos cometer é viver com medo do que os outros vão pensar. A liberdade só é alcançada quando não permitimos que as opi...