É mais fácil enxergar o erro na vida do outro do que em nossa própria vida. É mais fácil perceber palavras mal colocadas pelos outros do que por nós mesmos. É mais fácil ser puro aos próprios olhos do que confrontado pelo Senhor e sua Palavra.
“Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia” (Prov 30:12)
Este verso nos apresenta uma realidade profundamente perigosa. Fala sobre aqueles “que são puros aos próprios olhos”. Trata, portanto, dos que olham para a própria vida, palavras, valores e ações e pensam que está tudo bem, sem de fato estar.
Mas o verso segue e apresenta o perigo sobre aqueles que são puros aos seus próprios ohos “e que jamais foram lavados da sua imundícia”. A palavra hebraica traduzida por “imundícia” significa também ‘excremento’. É uma figura forte! Algumas verdades vêm à mente.
Primeira: O nosso coração, regenerado em Cristo, ainda continua em luta. Fomos redimidos e o Espírito de Deus habita em nós. Esta é uma verdade maravilhosa! Mas, enquanto nesta jornada terrena, lutamos contra a carne, o mundo e o diabo.
Segunda: Deus é Santo e deseja que sejamos santos. O Senhor não quer apenas mudar nossas práticas, mas nossos corações! Ele deseja santificar todas as áreas de nossas vidas.
Terceira: Uma das formas de tentar encobrir o próprio pecado é tornando-se um acusador, que enche seus pensamentos e palavras sobre os erros dos outros na tentativa de escapar da dura realidade do próprio coração, que envolve pecados que não foram confessados nem abandonados.
Que Deus nos ajude a tratar e cuidar do próprio coração contra as manchas do pecado, e olhar para o erro do próximo com os olhos de Cristo, que chama ao arrependimento e perdão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário