SOCORRO, SENHOR!
O Salmo 12 inicia com um pedido de socorro a Deus: “Socorro, Senhor!”(v. 1).
O motivo de Davi pedir socorro a Deus é curioso: “Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens” (v.1).
Ele olha para os lados e fica profundamente desencorajado pela falta de integridade e fidelidade entre as pessoas.
No verso 4 ele fala especificamente contra os bajuladores e os soberbos. Os bajuladores são aqueles com corações fingidos, com palavras de elogio motivadas apenas pelos interesses pessoais. Os soberbos são aqueles que se veem como superiores, maiores, com corações altivos. Ambos geram relacionamentos doentios, sem sinceridade ou integridade.
No verso 7 ele afirma com esperança: “Sim, Senhor, tu nos guardarás; desta geração nos livrarás para sempre”.
Em nossos dias, podemos ser tomados por um sentimento semelhante. Olhamos ao redor e vemos o bem ser chamado de mal e o mal ser chamado de bem. Vemos a falta de integridade sendo elogiada, enquanto os íntegros são ridicularizados. Poucos buscam a verdade, a justiça, o equilíbrio e paz.
Perante esse quadro, podemos gritar: “socorro Senhor!” Mas não devemos desesperar.
Primeiro, abra o seu coração! Quando afrontado pelo que vê ao redor, é legítimo gritar: socorro Senhor! Fale com Deus sobre as suas dores, as suas dúvidas e o seu desencanto com aquilo que está ao seu redor. Devemos falar com o Pai com sinceridade e transparência de alma.
Segundo, guarde o seu coração! Mesmo que o mal cresça e a iniquidade se espalhe por todos os cantos, o Senhor guardará o seu povo. Ele é o seu refúgio e amparo. É o seu escudo e proteção. Encha o seu coração de confiança no Senhor.
Terceiro, descanse o seu coração! A justiça pertence ao Senhor. A verdade pertence ao Senhor. A integridade pertence ao Senhor. Portanto, mesmo perante o crescimento do mal em todas as suas formas de malignidade, descanse o seu coração no Senhor. Fiel é o nosso Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário