Você já experimentou algum momento da vida em que todos os problemas parecem se juntar contra você? É como se houvesse uma conspiração de circunstâncias, dores, perdas e temores, cercando a alma por todos os lados. Há dias em que a enfermidade chega, os relacionamentos se desgastam, as finanças pesam, as notícias entristecem e o coração parece não encontrar descanso. A Palavra chama tais momentos de “tribulação”.
O Salmo 25 inicia afirmando a confiança do salmista no Senhor: “Deus meu, em ti confio” (Sl 25:2). E conclui com um pedido: “Ó Deus, redime a Israel de todas as suas tribulações” (Sl 25:22). Entre a confiança inicial e o clamor final, encontramos o caminho de um coração aflito, porém firmado em Deus.
Dias de crise se apresentam como um oportuno cenário para reafirmarmos em quem cremos e o quanto cremos. Seja diante de uma enfermidade assoladora ou de quaisquer outros embates da vida, nossa confiança está naquele que de fato reina. Ele é o único refúgio que não se desfaz diante de tempestades, guerras e pestes. E nos convida a crer o suficiente para descansar, mesmo no dia da adversidade.
Perante a tribulação, algumas atitudes devem ser seguidas, e nós as encontramos neste salmo. A primeira é entregar a alma ao Senhor. O salmista ora: “A ti, Senhor, elevo a minha alma” (v. 1). A tribulação não deve nos levar ao desespero, mas à presença de Deus. Corra para o Senhor! Busque-o com sinceridade. Abra perante Ele o seu coração.
A segunda é manter o coração ensinável. Ele pede: “Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas” (v. 4). A dor pode endurecer ou quebrantar. O coração que confia em Deus pergunta: Senhor, o que desejas me ensinar? Abra os seus olhos para entender o que Deus está fazendo.
A terceira é esperar no Senhor. O salmista declara: “em ti espero todo o dia” (v. 5). Esperar não é passividade, mas fé em movimento. É continuar crendo enquanto a resposta não chega, adorando enquanto a dor ainda existe e caminhando quando o caminho parece longo.
Assim, no dia da tribulação, eleve a sua alma, aprenda com Deus e espere nele. O Senhor não abandona os que nele confiam. Ele nos livra da tribulação, ou nos sustenta dentro dela, até que sua graça nos conduza em paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário