quinta-feira, 10 de outubro de 2024

CRISTO

 A NOVA REALIDADE EM CRISTO


Podemos ser iludidos por informações falsas ou por outras que eram certas ontem, mas estão desatualizadas. Vemos esses dois tipos de engano em alguns episódios bíblicos. 


Por exemplo, Jesus nunca foi Elias ou Jeremias, como alguns disseram a seu respeito (Mt 16.14). Essa informação estava errada. Por outro lado, quando disseram que ele era carpinteiro, a informação estava desatualizada (Mc 6.3). Ele já não exercia mais a profissão. O certo seria que o reconhecessem como Mestre, Senhor e Salvador. 


Alguns de seus discípulos eram conhecidos como pescadores, mas Jesus os chamava de apóstolos (Lc 6.13). Ele fazia isso e ainda faz: mudar a realidade daqueles que são alcançados pelo evangelho. Ele transforma prostitutas em esposas, ladrões em cidadãos honrados, e viciados em pessoas equilibradas. Não precisamos ficar limitados ao tema dos pecados. Ele também pode nos capacitar para fazermos melhor o que já temos feito bem.


Contudo, algumas pessoas ficam estagnadas no passado, como se estivessem apegadas ao jornal de ontem, não admitindo mudanças em si mesmos nem na vida dos outros. 

Muito tempo depois, na época do livro de Atos, alguns judeus ainda se referiam aos apóstolos como indoutos e iletrados (At 4.13). 


Jesus mudou a vida de muitas pessoas, como está escrito: "Levaram aos fariseus o que fora cego" (João 9.13). 


Muitos tinham sido aleijados, surdos, mudos, cegos e até mortos, mas foram transformados pelo encontro com Cristo.


Até hoje, muitas pessoas ainda estão paradas no tempo: fazem pedidos ao menino Jesus ou se apegam à sua suposta imagem numa cruz, mas vejamos o que ele mesmo disse: 


"Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre" (Ap 1.18). 


Satanás gosta de pregar rótulos nos seres humanos, de modo que fiquemos presos ao passado, limitados ao que fizemos e aos erros que cometemos, mas Jesus nos perdoa, liberta e conduz a uma nova realidade, a uma novidade de vida (Rm 6.4), como está escrito: 


"Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:16,17). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PODE

O quadro atual pode te levar a desacreditar de tudo. A lógica dos acontecimentos, pode estar apontando para um fim mal sucedido, mas, eu que...