Total de visualizações de página

domingo, 21 de setembro de 2025

FOFOCA

 A fofoca, infelizmente, tornou-se um pecado aceito e até justificado no meio cristão. Muitas vezes, é disfarçada de “pedido de oração” ou de “preocupação fraterna”, mas carrega, no fundo, a mesma essência destrutiva. Podemos, assim, definir fofoca como falar do outro sem amor, sem necessidade e sem propósito construtivo.

A fofoca não é sempre mentira. Às vezes, é um fato verdadeiro, mas repetido fora de hora, no lugar errado e para pessoas que não fazem parte do contexto. Outras vezes, carrega exageros ou distorções sobre alguma realidade. Contudo, em qualquer caso, ela é nociva, porque não busca restaurar nem abençoar. Seu objetivo não é a edificação, mas satisfazer a curiosidade, alimentar o orgulho, justificar ressentimentos ou, simplesmente, preencher um espaço ocioso.
Escrevendo a Timóteo, o apóstolo Paulo denuncia claramente o que podemos chamar de fofoca, mencionando a “tagarelice” no meio do povo de Deus (1Tm 5:13), a “difamação” e as “suspeitas malignas” que brotam do coração orgulhoso (1Tm 6:4), e o perigo dos que são “maldizentes” (1Tm 3:11). Esta última expressão traduz o termo grego diabolos, o mesmo usado para o próprio diabo, o acusador.
Assim, Paulo revela a gravidade desse pecado: fofocar é, em essência, participar da lógica do inimigo, que veio para dividir, acusar e destruir.
A fofoca nasce de um coração que deseja, de alguma forma, diminuir o outro, seja expondo suas fraquezas e feridas, seja levantando suspeitas ou espalhando acusações vazias. Ela destrói amizades, mina a confiança, divide famílias e enfraquece a igreja. Em vez de promover a comunhão do Espírito, semeia a discórdia do inimigo.
Pare de fofocar! Rejeite ser parte da roda de falatórios inúteis e acusações pessoais que não possuem qualquer propósito, senão expor o próximo. Em vez disso, ocupe sua boca com palavras que transmitam graça, sua mente com as verdades do evangelho e seu coração com temor do Senhor. No lar, na igreja e no trabalho, que sua boca seja fonte de vida, e não de destruição.
Fofocas jamais trazem edificação. Para quem é exposto, produzem dor, vergonha e humilhação. Para quem ouve, geram suspeita e contaminação. Para quem pratica, alimentam um espírito crítico e endurecido. Nunca edificam, sempre destroem.
Fofocas também nos impedem de enxergar a graça de Deus. Quando nos ocupamos em destacar as falhas dos outros, deixamos de ver a obra do Espírito Santo na vida deles. E, quando insistimos em falar o que não devemos, perdemos a oportunidade de anunciar Cristo, que é a verdadeira boa notícia que o mundo precisa ouvir.
Assim, rejeitemos a fofoca e abracemos a sabedoria, em nome de Jesus. Que nossas palavras tragam vida, alegria e esperança, não morte e desencorajamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário