sexta-feira, 24 de maio de 2024

FAMILIA



Lição 7 - O Discipulado na Família Nuclear


O Discipulado na Família Nuclear e Entre Parentes


Texto Bíblico Básico: Deuteronômio 6:1-9


Texto Áureo: 


"E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (Atos 16:31)


A Família Nuclear: O termo família nuclear apareceu pela primeira vez no início do século XX. Como é formada a família nuclear e a família extensa? A família nuclear normalmente é composta pelos pais e irmãos, enquanto a família extensa é composta por avós, tios, primos, etc.


INTRODUÇÃO


O que é uma família?

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou laços afetivos e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.


Por que a família é o alvo primário de Satanás?

Primeiramente porque a família é instituída e criada por Deus; a família não é uma instituição falida, muito ao contrário, é uma instituição viva, forte e eficaz. O modelo criado por Deus não é um modelo ultrapassado, mesmo criado no princípio, no Gênesis, é o modelo mais brilhante e atual que pode ser instaurado em toda a sociedade.


A família é plena, a família é um destaque em meio a uma sociedade cada vez mais individualizada.


O DISCIPULADO NA FAMÍLIA NUCLEAR

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."


(Provérbios 22:6)


O que é discipulado? Discipulado é aprender e ensinar a seguir e obedecer Jesus. Todo crente é chamado para ser discípulo e fazer outros discípulos. O discipulado põe a fé em ação. O discipulado é parte da missão da Igreja. Jesus formou discípulos e nos deu a todos a ordem de formar mais discípulos, pelo mundo todo (Mateus 28:19-20).


Discipular é: Levar para Jesus. Ensinar a obedecer aos mandamentos de Jesus. Cada pessoa precisa saber sobre a salvação em Jesus e, quando se converte, precisa aprender como viver para Jesus. O trabalho não acaba com a conversão. O discipulado ajuda a crescer espiritualmente. Todo crente precisa crescer e aprender mais de Jesus. Qualquer pessoa que queira pode ser discipulado! Jesus mandou fazer discípulos de todas as nações, sem distinção. Se converter é se tornar discípulo de Jesus. Todos podem aprender sobre Jesus e como obedecer aos seus mandamentos.


Quem pode discipular? Qualquer crente que tenha conhecimento da Bíblia pode discipular. O objetivo do discipulado é formar discípulos que também conseguem ensinar outros discípulos. A ordem de discipular foi dada a todos os seguidores de Jesus. Cada crente pode aprender e ensinar!


Cada crente pode ajudar a discipular, usando os dons que Deus lhe dá. Discipular é trabalho da igreja toda, não apenas do pastor (Efésios 4:15-16). Algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a discipular são: • Evangelizar • Pregar • Fazer estudos bíblicos • Acompanhar e aconselhar.


Também é muito importante ensinar por exemplo. Mais que palavras, as ações mostram como viver de maneira que agrada a Deus. Quando um crente obedece a Deus em sua vida diária e partilha o que aprendeu, ajuda a discipular outros crentes. Mesmo quem não tem dons de ensino ou evangelista pode discipular por exemplo.


2. DISCIPULADO ENTRE PARENTES


Discipular entre a parentela é uma tarefa bastante difícil. Há uma ferramenta que serve muito bem para o evangelismo e discipulado parental, o testemunho. Uma vida reta, de retidão e de temor servirá como um excelente reflexo para iluminar vidas que estão ao seu redor.


Algumas curiosidades bastante interessante sobre o testemunho: serve para ganhar almas para Cristo; serve para trazer um crescimento na fé e também é um forte ensino na vida dos que se espelham em nós. Ou seja, o discipulado familiar é algo prontamente importante e necessário.


Seja você um discipulador, com o seu próprio modelo de vida.


Saber conquistar a atenção de um enti-querido é bastante difícil, principalmente quando o assunto é no quesito, fé ou religião. Esses dois temas são embates com muitas discórdias, desunião e discussões entre parentes.


O discipulado tem de ser sempre realizado com bastante estratégia e na nossa família não é diferente. Uma família tem um sacerdote e cabe a esse sacedote introduzir o ensino e a Palavra de Deus no ciclo familiar.


A grande dificuldade de Cristo:

"Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?"


(Mateus 13:55)


Jesus não foi muito bem aceito entre os seus irmãos, ou seja, entre os seus parentes nucleares. Somente após a sua ressurreição que Tiago, um de seus irmãos se converteu e passou a ser um dos líderes da igreja primitiva.


Por que?


Com certeza foi uma condição bastante confusa para Tiago em crescer vendo Jesus em sua família. José e Maria compreendiam que Jesus era o Messias esperado e o fato de nunca ter pecado e ter alcançado um crescimento bastante equilibrado (Lucas 2:52), muito provavelmente causava ciúmes e ressentimentos entre eles. Nem sempre os pais de Jesus entendiam os propósitos do Menino de Deus (Lucas 2:49-50).


José e Maria certamente disseram a Tiago e aos outros irmãos que Jesus tinha um propósito especial para o mundo, mesmo assim, foi bastante difícil para os irmãos de Jesus compreender o porquê de Jesus ter os abandonado aos 30 anos de idade (Lucas 3:23). Muitos dizem que José já havia morrido e isso é bastante provável, então Jesus como primogênito, certamente teria que ser o mantenedor da casa e o responsável pelo sustento da família.


Devido a isso Tiago não compreendia muito bem a missão de Jesus durante o seu curto ministério. Muito provavelmente a conversão dele ocorreu somente após a ressurreição de Jesus.


"Porque nem mesmo seus irmãos criam nele."


(João 7:5)


Maravilhavam-se com os milagres, porém não criam. Jesus não tinha honra na sua terra e muito menos em sua própria casa (Mateus 13:57), mas no final da história conseguiu ganhar seus irmãos através de seus atos divinos e vencendo as batalhas humanas. Os irmãos de Jesus criticaram tanto a Ele, mas mesmo assim Jesus os recebeu como seus discípulos!


O nosso maior discipulador nos deixou história, exemplos e missão, ganhar os nossos.


CONCLUSÃO


"E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa."


(Atos 16:31)


Paulo e Silas foram enviados ao cárcere por conta de uma libertação, mas eles não tinham ideia das coisas que estavam para acontecer naquele local. Paulo através do discernimento de espírito, libertou através do nome de Jesus uma jovem que estava possessa e dava muitos lucros aos seus senhores. Na prisão havia um carcereiro, o mesmo, pode ter imaginado que aquele dia seria como os outros anteriores, ou seja, iguais, mas não foi.


O dia de Paulo e de Silas foi de uma libertação, de açoites, de prisão, de cânticos, de orações e de louvores, por fim de salvação. Os homens de Deus passaram por coisas bastante sérias até chegarem ao carcereiro.


O instinto, visão e a chamada missionária foi o que colocou os homens de Deus (Paulo e Silas) na prisão, o coração de adorador foi o que os impulsionaram a cantarem e a orarem ao Senhor. A Presença de Deus foi tão profunda e poderosa que os alicerces do cárcere se moveram e todas as prisões se abriram e o carcereiro vendo isso, ficou atemorizado com medo de que algum preso tivesse fugido; puxou a espada com a finalidade de se matar.


O carcereiro estava dormindo e o sono estava tão profundo que (16:27) os louvores e a adoração de Paulo e Silas não lhe tiraram o sono, mas as prisões abertas e os presos, caso fugissem lhe tiraria a vida juntamente com a sua família. Paulo aproveitou a ocasião para fazer um apelo ao pobre carcereiro e o mesmo o atendeu, trazendo assim para sua vida e família um Senhor capaz de transformar tudo em sua vida. Caso um preso sequer fugisse a família do carcereiro corria risco de morte, mas com Jesus a sua família estava plenamente segura e ele decidiu leva-Lo para sua casa. Paulo usou a prisão para discipular e o carcereiro pegou o discipulado e o l

evou para sua casa.


Seja você um discipulador dentro de sua casa, leve Jesus para onde você for!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINAIS

 Esses pequenos sinais nos lembram que a vida está repleta de possibilidades e que, mesmo diante de tudo o que acontece, podemos encontrar m...