quarta-feira, 22 de maio de 2024

CONGREGAR

 CONGREGAR É PRECISO


"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito" (Efésios 2:20-22 ACF)


Muitos crentes de hoje não gostam de ir à igreja e tampouco se importam em ter comunhão com os irmãos seja onde for. Eles dizem que Jesus nunca ligou para as instituições religiosas do seu tempo e que não devemos ligar também. É verdade que nosso Senhor afirmou que a era do templo judaico com seus sacrifícios estava chegando ao fim por causa da sua obra salvífica. Contudo, textos como Lucas 5.14 mostram que não é correto dizer que Jesus não estava nem aí para as instituições cultuais de sua época enquanto ainda vigoravam.


Geralmente, quem critica a existência de igrejas organizadas busca amparo nos evangelhos porque eles narram os episódios que ocorreram numa época em que as igrejas locais ainda não haviam surgido. As igrejas locais só começaram a aparecer a partir de Atos 2! Mesmo assim, o fato é que, se a história dos evangelhos não mostra Jesus e seus seguidores indo à igreja, essa história diz, pelo menos, que Jesus edificaria sua igreja (Mt 16.18) e que ela deveria ser um grupo unido que teria de zelar pela pureza interna, chegando a expulsar do seu meio os pecadores rebeldes (Mt 18.17).


Os cristãos anti-igreja (é até estranho falar assim; parece o mesmo que falar de médicos anti-hospital) também afirmam que, na presente dispensação, o templo do Espírito Santo é o corpo do crente, de forma que o cristão não precisa ir à igreja, podendo adorar a Deus dentro de si mesmo. Bem, isso é verdade, mas é somente parte da verdade. O NT diz que o templo do Espírito Santo não é só o corpo do cristão. Segundo o ensino paulino, os crentes da igreja de Éfeso formavam um edifício bem ajustado que “crescia” como um “templo santo”, sendo todos “juntamente edificados para morada de Deus em Espírito” (Ef 2.20-22). Assim, segundo o apóstolo, os crentes unidos também formavam um templo santo e esse lado deve ser levado em conta quando se fala sobre o compromisso do crente com uma igreja local.


Deve-se acrescentar a tudo isso o fato de que o NT dá importância vital à igreja como um grupo formalmente organizado. O trabalho missionário dos apóstolos consistia em formar igrejas locais com pastores e tudo (At 14.23) e depois fortalecê-las (At 15.41; 16.5). Os crentes mencionados na Bíblia primavam por se reunir como igreja (At 2.44-47; 11.26; 1Co 14.26). O autor de Hebreus criticou os que abandonavam a sua congregação (Hb 10.25) e João disse que os que saíam da igreja eram somente pessoas que não pertenciam ao povo salvo (1Jo 2.19).


Além disso, Paulo, Pedro, Tiago e João dedicaram suas cartas ao propósito de encorajar, ensinar, corrigir, exortar e proteger igrejas locais. O próprio Jesus, no Apocalipse, se dirigiu a líderes de igrejas locais exortando-os a corrigir o que havia de errado em suas vidas e nas comunidades pelas quais eram responsáveis, tudo para que essas comunidades fossem preservadas (Ap 1—2). Na verdade, cá entre nós, é curioso encontrar crentes que dizem ser contra algo que os apóstolos lutaram tanto para proteger. Pessoas com essas ideias parecem se alinhar mais com o islamismo (que sonha com o fim de todas as igrejas e proíbe sua organização nos países muçulmanos) do que com o cristianismo!


A questão que aparece, então, a partir disso tudo, é a seguinte: o que é congregar? Notem bem: congregar não é necessariamente fazer parte de uma denominação evangélica, nem ir a um edifício religioso (que alguns ainda chamam de templo). Na verdade, é possível alguém congregar numa casa, no salão nobre de um hotel, numa escola ou até debaixo de uma árvore. Por outro lado, o dever de congregar, no sentido pleno, não é realizado em simples reuniões com violão, compartilhar e pipoca! Gente que participa de grupos de estudo bíblico nas casas ou na faculdade faz algo muito bom e deve continuar fazendo. Contudo, o congregar-se no sentido apontado pelo NT não se realiza plenamente assim.


Para que alguém congregue nos moldes fixados pela Bíblia é necessário que a pessoa se associe “formalmente” a uma igreja local, não sendo mero frequentador, mas se identificando com os demais discípulos e participando dos ideais, desafios, alegrias e lutas da comunidade (At 13.1-3; 14.27; 15.22,30-31; 2Co 8.19). É necessário que esteja sob uma liderança eclesiástica constituída por pastores, diáconos e outros líderes que deverão lhe oferecer ferramentas para sua edificação espiritual (Ef 4.11-14; Fp 1.1; Hb 13.17). 


É também preciso que detecte os dons espirituais que o Espírito Santo lhe deu e os coloque a serviço do corpo de que é membro, visando ao aperfeiçoamento de todos (Rm 12.3-8; 1Co 12.1-27; Ef 4.16). É ainda fundamental que celebre a Ceia do Senhor em plena comunhão com seus irmãos, anunciando a morte do Senhor até que ele venha, conforme Paulo ensinou (1Co 11.23-34). Também precisa participar de processos disciplinares, admoestando irmãos que estão em pecado e participando de reuniões dolorosas em que os impenitentes são expulsos da igreja na busca de pureza (1Co 5.1-13). Isso sem falar em seu dever geral de observar como “comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo” (1Tm 3.14). Todas essas coisas (e algumas outras) compõem a vida eclesiástica nos padrões encontrados no NT. Por isso, para realmente “congregar” é preciso que o crente participe disso tudo.


É verdade que, com a realidade presente, com um monte de pastores mentirosos espalhados por aí e milhares de igrejas desviadas da verdade, fica difícil para o crente zeloso encontrar um grupo dentro do qual possa se envolver alegremente desse modo. Porém, o Senhor conhece os que são seus e, certamente, honrará a busca de quem quer fazer sua vontade, colocando no caminho de seu servo uma igreja séria com a qual poderá cooperar. O Senhor poderá até reunir crentes sedentos e orientá-los na formação de igrejas bíblicas, tudo do jeitinho certo descrito no NT. O que não pode acontecer é o cristão se revoltar contra o conceito de igreja local, pois isso equivaleria a se insurgir contra um dos objetos mais preciosos aos olhos de Deus. Afinal de contas, foi a igreja local pastoreada por Timóteo que Paulo chamou de “a casa de Deus... coluna e fundamento da verdade” (1Tm 3.14).


Pr. Marcos Granconato

Non nobis Domine


***

REFLEXÃO 


EKKLESIA A IGREJA LOCAL


"Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade" (1Tm 3.15 ACF)


EKKLESIA, no Grego do século 1°, significava "UMA ASSEMBLÉIA, UM AJUNTAMENTO, UMA REUNIÃO, CONGREGAÇÃO, NO MESMO LOCAL E COM UM PROPÓSITO, DE CIDADÃOS DAQUELA CIDADE, CHAMADOS para fora [das suas casas]"


● No Sentido Local. No sentido local, a palavra "igreja" é usada para se referir ao grupo dos que professam ser crentes em qualquer lugar. Assim, lemos acerca da Igreja em Jerusalém (Atos 8.1; 11.22), a Igreja em Antioquia (Atos 13.1), a Igreja em Éfeso (Atos 20.17), a Igreja em Cencréia (Rm 16.1), a Igreja em Corinto (I Co 1.2; II Co 1.1), as Igrejas da Galácia (Gl 1.2), a Igreja dos Laodicenses (Cl 4.16), a Igreja dos Tessalonicenses (I Ts 1.1,2; II Ts 1.1), as Igrejas da Judéia (I Ts 2.14), e das Igrejas da Ásia (Ap 1.4). 


* Em Gálatas está IGREJAS (plural) cf. (Gl 1.2)

Porque na Galácia tinha várias assembléias:


• "E todos os irmãos que estão juntamente comigo, às assembleias da Galácia" (Gl 1.2 LTT)


• "A palavra "igreja" é usada 110 vezes no Novo Testamento, 93 das quais são descrevendo uma igreja local" - (Josemar Bessa)


*Jesus só mencionou o termo igreja DUAS VEZES, numa delas, Ele ensina em como um membro deve ser disciplinado e tirado da comunhão...Como isso poderia ser obedecido sem o contexto de uma igreja local?


E se não fosse fundamental estar na comunhão do corpo numa igreja local, por que Jesus ensinaria em como a disciplina deveria ser exercida e alguém ser retirado da comunhão?


"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele... Se ele se recusar a ouvi-los, conte à IGREJA; e se ele se recusar a ouvir também a IGREJA, trate-o como pagão ou publicano." - (Mateus 18:15-17)


• Dizemos que estas igrejas são ‘locais’ porque estão presentes em lugares geográficos definidos especificamente, ou em forma mais sucinta, em ‘localidades’.


● Ao tentar definir os limites de uma igreja local, vejamos as palavras de nosso Salvador em Mateus 18:15-20:


Se o teu irmão peca contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que 'qualquer acusação seja confirmada pelo testemunho de duas ou três testemunha. Se ele se recusar a ouví-los, conte à IGREJA; e se ele se recusar a ouvir também a IGREJA, trate-o como pagão ou publicano. Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu. Também lhes digo que se dois de vocês concordare na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. POIS ONDE SE REUNIREM DOIS OU TRÊS EM MEU NOME, ALI EU ESTOU NO MEIO DELES.


Aqui temos a definição essencial da igreja local - uma definição que está pressuposta ao longo do Novo Testamento. 


(A igreja local está inconfundivelmente visível neste texto, porque a maior parte dos agravos entre os crentes ocorrem na comunidade local; ademais, a igreja universal, celestial, é demasiado grande para ser consultada quando ocorrem tais agravos). 


● Ao considerar cuidadosamente este texto, descobrimos que a assembléia local tem três facetas:


1°) pluralidade de pessoas ("duas ou três"),


2°) submissão à liderança do Ungido como Cabeça ("em meu nome"), e


3°) uma reunião corporativa num lugar específico ("onde se reunirem dois ou três").


Se num determinado lugar e momento os crentes se congregam sob a liderança do Ungido como Cabeça, o Senhor está presente no meio deles. Os mesmos representam Jesus Cristo numa expressão local. 


Esta conclusão engrena perfeitamente com a descrição das igrejas registradas no livro de Atos. Lucas nos diz que os apóstolos viajavam de região em região divulgando a mensagem do evangelho. 


Quando numa determinada localidade o povo recebia a mensagem, começavam a congregar-se em seguida. 


Desse momento em adiante eram coletivamente chamados de "a igreja de" tal e qual lugar (Atos 8:1; 11:22; 13:1; etc.).


• A verdadeira igreja de Cristo (Apocalipse 21:2, 9; 22:17) e o corpo de Cristo (Efésios 4:12; 1 Coríntios 12:27). Ela não pode ser contida, cercada ou definida por qualquer outra coisa que não seja seu amor por Cristo e sua dedicação a Ele.



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