quarta-feira, 29 de maio de 2024

JEREMIAS

 PROFETA JEREMIAS 


E SE OS PROFETAS FOSSEM PRAGMÁTICOS


"O que teria acontecido se os profetas do Antigo Testamento tivessem endossado o pragmatismo? Jeremias, por exemplo, pregou durante quarenta anos sem ver qualquer resultado significativo". 


Pelo contrário, seus conterrâneos ameaçaram matá-lo, se não parasse de profetizar (Jr 11:19-23); sua própria família e amigos conspiraram contra ele (12:6); por não ser permitido casar-se, teve de sofrer uma solidão agonizante (16:2); houve conspirações secretas para matá-lo (18:20-23); foi ferido e colocado no tronco (20:1,2); foi espionado por amigos que buscavam vingança (v. 10); foi consumido por desgosto e vergonha, chegando a amaldiçoar o dia em que nasceu (v. 14-18); e, por fim, foi injuriado e considerado um traidor de sua própria nação (37:13,14). Ele foi açoitado e atirado em um calabouço, passando ali muitos dias sem comer (v. 15-21). 


Se um etíope não tivesse intercedido em seu favor, Jeremias teria morrido ali. Por fim, a tradição ensina que ele foi exilado para o Egito, onde foi apedrejado e morto por seu próprio povo. Jeremias não teve convertidos a apresentar como fruto de uma vida toda de ministério.


Suponhamos que Jeremias tivesse assistido um seminário sobre o crescimento de igreja e aprendido uma filosofia pragmática de ministério. Você acha que isso teria mudado seu estilo de ministério confrontador? Podem imaginá-lo apresentando um show de variedades ou utilizando o humor para tentar conseguir o afeto das pessoas? Ele poderia ter aprendido como reunir uma multidão apreciável, mas certamente não teria realizado o ministério para o qual Deus o chamara."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINAIS

 Esses pequenos sinais nos lembram que a vida está repleta de possibilidades e que, mesmo diante de tudo o que acontece, podemos encontrar m...