sábado, 25 de maio de 2024

MULHER

 


“O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa” (Prov 6:32)


Toda a Palavra nos alerta contra o pecado. Desde Gênesis lemos sobre o perigo real e destruidor de viver a agir fora da vontade de Deus. O pecado nos distancia do Senhor, quebra nossos corações e destroi nossos relacionamentos, abrindo portas para outros pecados e ainda maior afastamento do nosso Deus. 


O verso de hoje trata sobre algo específico, que é o adultério, o relacionamento afetivo e sexual fora do casamento. Nos diz que “o que adultera com uma mulher está fora de si”. E completa afirmando que “só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa”. A palavra hebraica traduzida por “adultério” (na’aph) é a mesma usada em Êxodo 20:14: “Não adulterarás”. E ensinando o seu significado de forma plena, Jesus nos disse: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mt 5:27,28). Que grande alerta! Façamos algumas reflexões. 


Primeiro, trate o pecado como pecado. O relacionamento entre esposo e esposa é algo sagrado para o Senhor e deve ser assim para o povo de Deus. Ter relacionamentos afetivos ou sexuais fora do casamento é um pecado que ofende o Senhor, agride com crueldade o cônjuge, expõe a família e desconstroi o que o Senhor construiu. Portanto, trate o pecado como pecado! Quando o texto nos diz que “... está fora de si”, significa: “está louco”. É, portanto, algo seríssimo. 


Segundo, livre-se de qualquer intenção impura. Jesus nos ensinou que adulterar não é apenas ter relações sexuais no corpo, mas também na mente e no coração. Explicou que a intenção impura (o desejo) ao olhar para outra pessoa além do seu cônjuge é adultério. Isto é por demais importante, pois a intenção do coração deve ser tratada com o mesmo cuidado e seriedade que os atos físicos. Além do mais, a intenção precede a ação. Assim, livre-se de qualquer intenção impura em relação a outra pessoa. O texto nos alerta: “só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINAIS

 Esses pequenos sinais nos lembram que a vida está repleta de possibilidades e que, mesmo diante de tudo o que acontece, podemos encontrar m...