sexta-feira, 24 de maio de 2024

LUZ

 SEJA LUZ


"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios 4:18)


Anos atrás, tive uma experiência com a aurora que me chamou a atenção. Eu viajava por uma região amazônica e parei para passar a noite em uma aldeia indígena. Fui muito bem recebido e me deram um lugar para armar a minha rede. A noite era escura, sem luz ou estrelas, e nenhuma outra fonte de luz havia ali. Dormi bem e acordei antes do amanhecer, da aurora. Lembro-me de estar em um escuro absoluto, pensando no que faria ao longo do dia, quando fui surpreendido por um raio de sol. Era um raio tímido que bateu no alto de uma árvore e refletiu sobre a aldeia. De repente, a escuridão deu lugar ao dia, e era possível ver todas as coisas como elas realmente eram. Enquanto eu observava aquele raio de sol, passo a passo, outros raios surgiam e, em poucos minutos, havia luz por toda parte!


O nosso texto de hoje fala sobre os justos e afirma que seus caminhos são "como a luz da aurora", a primeira luz antes do sol nascer, "que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". Que lindíssima e animadora figura.


Aqueles que amam e seguem a Cristo, tendo sido justificados por Ele, são enviados a trilhar o caminho dos justos. Este é um caminho de amor, paciência, ousadia, perdão e perseverança perante as injustiças, sofrimentos, críticas, ofensas e o próprio maligno. Mas o justo pode facilmente desanimar perante o mal que cresce ao seu redor. Quanto mais ora, maiores desafios se revelam. Quanto mais age, maior sofrimento percebe. Quanto mais estende a mão, maior rejeição o surpreende.


Não podemos, porém, desanimar! E o motivo está bem claro neste verso. O caminho do justo é como "a luz da aurora". Não é uma luz forte e definidora, mas uma fraca claridade que vai tocando a escuridão. Por mais singela que seja a sua luz, à medida que vai brilhando, mais e mais, chegará a ser dia perfeito.


Brilhe a sua luz! Mesmo que despercebida e ignorada. Ainda que rejeitada ou humilhada, ou mesmo indesejada, brilhe a sua luz em meio à escuridão. Não deixe de orar, amar, cuidar, perdoar e responder ao mal com o bem. Não se canse de brilhar, pois esta é a sua vocação!


Persevere em seus caminhos! Os poucos raios de sol hão de aumentar até que haja plena luz. Não sabemos quando ou como, se em vida ou depois de partirmos, mas o testemunho do povo de Deus, quando persevera em seus caminhos, é usado pelo Senhor para que as trevas se recolham, havendo só a luz de Cristo.


O dia perfeito chegará! Há um lugar onde não há morte nem dor, lamento ou guerra. Quando chegar o dia do Senhor, tudo será revelado como de fato é, sem especulações ou manipulações, sem a influência da carne, do mundo e do mal. Até que este dia chegue, siga brilhando a sua luz, meu irmão e minha irmã, com perseverança, ousadia e paz; pois onde há luz, as trevas se recolhem, o coração busca a Cristo e o único e verdadeiro Deus é exaltado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINAIS

 Esses pequenos sinais nos lembram que a vida está repleta de possibilidades e que, mesmo diante de tudo o que acontece, podemos encontrar m...