segunda-feira, 27 de maio de 2024

PALAVRAS

 PALAVRAS QUE ABENÇOAM


"Os lábios dos justos apascentam a muitos…" (Prov 10:21)


É importante notarmos que o livro de Provérbios nos adverte mais sobre as nossas palavras e as intenções dos nossos corações do que sobre as nossas ações. Como vimos desde o início do livro, o fundamento de uma vida que agrada a Deus é mantermos entesourado o temor do Senhor, sabendo quem Ele é e o que Ele deseja ver em nós. 


O verso de hoje fala uma vez mais sobre as nossas palavras. O assunto inicia dois versos antes, quando lemos que "no muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente" (v.19). Significa que falar demais, sem pensar, conduz a palavras mal colocadas, erros de valores e conselhos. Por outro lado, quem tem moderação nas suas palavras é sábio. Logo depois afirma que "prata escolhida é a língua do justo" (v.20). Significa que tem muito valor aquele que é justo e fala como justo.


Por fim, chegamos ao verso de hoje, que afirma que "os lábios dos justos apascentam a muitos…". A palavra hebraica para "apascentar" (ra'ah) é traduzida também por 'alimentar', 'cuidar' ou 'pastorear'. Significa dizer que as palavras do crente, quando cheias de temor do Senhor, abençoam a muitos, provendo cuidado e alimento. Quanta riqueza encontramos aqui!


As palavras podem abençoar ou destruir. Podem gerar ânimo em Cristo, descanso de coração e busca pelo perd ão. Mas também podem causar destruição, fomentar a ira, despertar a mágoa e levar à uma vida distante do Senhor. Precisamos cuidar das nossas palavras, colocá-las aos pés da cruz, à luz das Escrituras, para que nossos conselhos, sugestões e comentários, especialmente em situações complexas, possam ser abençoadores! 


As palavras podem ser usadas por Deus, pela carne ou pelo maligno. Ao falar, a quem você está servindo? Ao Senhor, que ama, repreende e encoraja para que seus filhos floresçam na fé? À carne, para exaltar o seu ego, enchendo suas frases de vaidade, competição e desprezo pelos demais? Ou ao maligno, fazendo parte das ciladas do diabo para desencorajar o ânimo e a fé entre os que já se encontram enfraquecidos? A quem suas palavras estão servindo?


As palavras expressam o que está em nossos corações. Portanto, é preciso fazer não apenas uma faxina na boca, mas no coração. Se a boca fala somente sobre si é porque o coração está cheio de vaidade. Se sempre relembra as ofensas antigas, há no coração amargura. Quando acusa a todos e a tudo, o coração está cheio de ira. Portanto, faça uma faxina em seu coração, retirando o que vem da carne e do maligno, enchendo-o do temor do Senhor. E, assim, suas palavras seguirão o caminho da paz. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINAIS

 Esses pequenos sinais nos lembram que a vida está repleta de possibilidades e que, mesmo diante de tudo o que acontece, podemos encontrar m...