quarta-feira, 29 de maio de 2024

ESCOLHAS

 CUIDADO COM AS SUAS ESCOLHAS 


"O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos" (Prov 12:15).


Lemos no verso de hoje um alerta muitíssimo importante sobre nossas escolhas no dia a dia. A Palavra faz uma diferença entre o "insensato" e o "sábio" dizendo que o primeiro é cheio de autojustiça, pois "o caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto", enquanto o segundo busca ajuda para fazer escolhas: "mas o sábio dá ouvido aos conselhos". 


O livro de Provérbios dá especial ênfase à vida, valores e ações do insensato. A expressão hebraica traduzida para "insensato" ('eviyl) também significa 'louco', 'licencioso' e 'sem bom senso'. É aquele que faz sem pensar, que age por impulso, que escolhe o oposto do que deveria. A diferença que o texto faz compara aquele que toma decisões 'da sua própria cabeça', o insensato; e aquele que pondera antes de tomar decisões, ouvindo conselhos e buscando o melhor caminho, o sábio.


Não seja insensato. Pare de tomar decisões sem orar, refletir e buscar conselhos. Pare de achar que você está sempre certo, mesmo vendo mais e mais o resultado dos seus erros. Pare de olhar ao redor pensando que todos são inferiores, medíocres e somente você está certo. Pare de ser orgulhoso e busque em Deus um coração humilde, que ouve, que se dobra e que não se sujeita aos próprios desejos e impulsos. 


Seja sábio. Antes de cada decisão, ore mais, pense mais, busque mais conselhos. Encha o seu coração de humildade e reconheça que você precisa de Deus e precisa dos irmãos ao seu redor. Coloque as possibilidades da vida perante a luz da Palavra e não abra mão de seus valores, convicções e ensinamentos cristãos. 


Busque conselhos. Se você enfrenta problemas em sua vida espiritual, nos relacionamentos, na forma como administra suas finanças, na esfera familiar com o cônjuge, filhos ou pais, ou em qualquer outra área importante da vida, busque conselhos. Primeiramente busque na Palavra, que é luz em nossos caminhos, abre nosso entendimento e nos confronta e consola. Segundo, busque conselhos junto aos familiares, escolhendo pessoas maduras na fé e equilibradas na vida cristã. Terceiro, busque conselhos na sua comunidade de fé, sua igreja, escolhendo um dos líderes ou irmãos que tenha maturidade para aconselhar. Quarto, olhe ao redor, pois há muito aprendizado sobre o melhor e o pior caminho quando observamos aqueles que nos cercam. 


Que o Senhor nosso Deus abençoe as nossas escolhas diárias. Que não tomemos decisões pelo impulso, sem refletir ou orar; mas com sabedoria, na Palavra, em oração e perante o conselho daqueles que já caminharam um pouco mais. Que Ele nos ajude em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINAIS

 Esses pequenos sinais nos lembram que a vida está repleta de possibilidades e que, mesmo diante de tudo o que acontece, podemos encontrar m...